Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Participações, momento atual e destaques: o raio-x dos adversários do Flamengo na Libertadores 2021

Veja mais informações sobre a LDU, o Vélez Sarsfield e o Unión La Calera, que integram o Grupo G junto com o clube rubro-negro

Mancuello, Borja e Valdívia: figuras conhecidas no caminho do Fla (Fotos: Divulgação)
Escrito por

Em sorteio realizado na sede da Conmebol nesta sexta-feira, o Flamengo conheceu os primeiros adversários na Libertadores 2021. Em busca do tricampeonato, o Rubro-Negro caiu no Grupo G do torneio, junto com a LDU (EQU), o Vélez Sarsfield (ARG) e o Unión La Calera (CHI).

+ Flamengo conhece adversários na fase de grupos da Libertadores 2021; veja tabela e curiosidades

Abaixo, o LANCE! traz mais informações sobre os três rivais do Flamengo na fase de grupos do torneio continental.

LDU EXPERIENTE

- Estádio: Casa Blanca, em Quito (2700 metros de altitude)
- Participações em Libertadores: 20
- Melhor campanha: Campeão (2008)
- Como se classificou: 2º no Campeonato Equatoriano 2020

LDU eliminou o São Paulo na Liberta 2020 (Foto: AFP)

Campeã em 2008 em pleno Maracanã, a Liga Deportiva Universitaria de Quito é a equipe do grupo com mais participações em Libertadores (20, contra 17 do Flamengo). Com a vantagem da altitude de 2700 metros, os equatorianos se tornaram uma pedra no sapato dos clubes brasileiros nos últimos anos. O próprio Flamengo, na campanha do título de 2019, sofreu com as condições adversas e foi derrotado por 2 a 1, no Equador.

Após seis rodadas no Campeonato Equatoriano, a LDU vive um momento irregular. A equipe ocupa atualmente a sexta posição, com 10 pontos, mas é a única invicta na competição (duas vitórias e quatro empates). Entre os destaques do time, está o volante Jordy Alcivar (especulado no Internacional), o meia Jhojan Julio e o atacante Cristian Borja, ex-Flamengo e autor do gol da LDU na derrota por 3 a 1 diante do Rubro-Negro, em 2019, no Maracanã.

VÉLEZ SARSFIELD EMBALADO

- Estádio: José Amalfitani, em Buenos Aires
- Participações em Libertadores: 16
- Melhor campanha: Campeão (1994)
- Como se classificou: 5º no Campeonato Argentino 2020

Vélez não disputa a Liberta desde 2014 (Foto: Divulgação/Conmebol)

Após ficar de fora das últimas seis edições, o tradicional clube argentino volta a disputar a Libertadores e aposta no bom momento atual. Afinal, a equipe lidera o Grupo B do Campeonato Argentino, com 19 pontos, após oito rodadas. Foram seis vitórias, um empate e uma derrota (por sinal, elástica: 7 a 1 para o Boca Juniors).

Sob comando de Mauricio Pellegrino, o Vélez manteve a tradição de revelar grandes jogadores e tem visto vários jovens aparecendo com destaque no time. Entre eles, os principais estão na linha ofensiva: o ponta Luca Orellano e o meia Thiago Almada. O elenco do clube argentino também conta com nomes conhecidos no futebol brasileiro, como Centurión (ex-São Paulo) e Mancuello (ex-Flamengo e Cruzeiro).

UNIÓN LA CALERA ESTREANTE

- Estádio: Municipal Nicolás Chahuán Nazar, em La Calera
- Participações em Libertadores: 1
- Melhor campanha: -
- Como se classificou: 2º no Campeonato Chileno 2020

La Calera eliminou o Flu da Sul-Americana em 2020 (Foto: JAVIER TORRES / AFP)

O novato do grupo na competição. Fundado em 1954 e conhecido por disputar todas as divisões do futebol chileno, o Unión La Calera é um pequeno clube que vem surpreendendo nos últimos anos. Após subir para a primeira divisão pela última vez em 2017, o time conseguiu melhorar o desempenho ano a ano. Em 2018, terminou em sexto no campeonato local; em 2019, foi o quarto melhor colocado; e em 2020 terminou como vice-campeão.

Nas duas últimas temporadas, o La Calera disputou a Sul-Americana e aprontou contra clubes brasileiros. Em 2019, eliminou a Chapecoense na primeira fase e caiu nos pênaltis para o Atlético-MG na segunda. Ano passado, eliminou o Fluminense na primeira fase com dois empates (1 a 1 no Rio e 0 a 0 no Chile). Um dos trunfos da equipe é o gramado sintético do Estádio Municipal Nicolás Chahuán Nazar.

Após apenas duas rodadas do Campeonato Chileno, o La Calera está na quinta posição com quatro pontos (uma vitória e um empate). Os grandes destaques da equipe estão no setor defensivo: o goleiro Alexis Arias e o zagueiro Santiago García. Além deles, tem também o atacante Octavio Rivero como principal artilheiro. A figura conhecida do elenco é o meia Jorge Valdívia, ex-Palmeiras.