Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo obtém liminar e impede que Taça das Bolinhas seja entregue para o São Paulo

Com a recente vitória na Justiça, Rubro-Negro impede que a CBF repasse a taça ao Tricolor

Taça das Bolinhas: nome oficial é Troféu Copa Brasil e gera polêmica há mais de uma década (Foto: Reprodução)
Escrito por

A aparente eterna novela que tem a Taça das Bolinhas como protagonista ganhou um novo capítulo nesta quinta-feira, depois de um longo período sem novidades. Através da juíza Bianca Ferreira do Amaral Machado Nigri, da 1ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, o Flamengo conseguiu uma liminar que impede que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) entregue o troféu de forma definitiva ao São Paulo.

Recentemente, o Rubro-Negro, representado pelo advogado Rodrigo Fux, havia protocolado um recurso. A informação inicial é da coluna do jornalista Ancelmo Gois, do jornal "O Globo". Tal processo se encontra em fase embrionária, mas, com a liminar a favor do clube carioca, o São Paulo, que também briga pela taça há mais de uma década, não pode recebê-la. 

A Caixa Econômica Federal, que possui a tutela da premiação, foi notificada pela CBF para devolução da Taça das Bolinhas, ainda sem destino definido. 

Desenhada pelo escultor Maurício Salgueiro, o Troféu Copa Brasil - nome oficial - foi confeccionado pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos), entidade precursora da CBF, em 1975, e deveria ficar em definitivo com o primeiro clube que conquistasse o Campeonato Brasileiro por três vezes seguidas ou cinco alternadas. Desde 2007, entretanto, por conta da briga judicial do título de 1987, a entrega desta taça também parou para ser discutida judicialmente.