Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

O que mudou? Flamengo e Independiente Del Valle voltam a decidir Recopa no Maracanã

Equipes se enfrentaram em 2020, e o Rubro-Negro venceu por 5 a 2 no agregado

Gabigol comemora gol contra o Independiente Del Valle no Maracanã (Foto: Marcelo Cortes / Flamengo)
Escrito por

O Flamengo tentará, nesta terça-feira, reverter o resultado negativo que trouxe de Quito, pela Recopa Sul-Americana. A derrota por 1 a 0 para o Independiente Del Valle obriga o Rubro-Negro a vencer diante de sua torcida, se quiser sonhar com o título. Curiosamente, as equipes já estiveram em situação bastante parecida em 2020.

+ Ângelo apaga publicação de elogio a jogador do Flamengo e explica comentário

Flamengo e Independiente Del Valle se enfrentaram há três anos na final da Recopa Sul-Americana, quando o clube carioca ainda era comandado por Jorge Jesus. Na ocasião, o Rubro-Negro conseguiu o título com 5 a 2 no agregado e vitória por 3 a 0 no Maracanã. Os gols foram marcados por Pedro e Bruno Henrique (ida), e Gabigol e Gerson, duas vezes, na volta. 

Mesmo que espere um final feliz depois de dois fracassos na temporada, a torcida do Flamengo sabe da dificuldade do jogo e o quanto o elenco rubro-negro mudou no período. Por isso, o LANCE! traz cada detalhe das mudanças, desde as saídas e reposições até o estilo de jogo proposto.

MUDANÇAS NO ELENCO

Ao todo, o Flamengo pode ter até sete mudanças em relação ao time que enfrentou o Independiente Del Valle há três anos. A defesa, definitivamente, foi o setor mais afetado pelas saídas e tem apenas Léo Pereira e Filipe Luís como remanescente, embora nenhum dos dois possa estar em campo já que ambos seguem em recuperação de lesões. Diego Alves, Rafinha e Gustavo Henrique deixaram o clube. 

+ Flamengo divulga informações de ingressos para clássico contra o Vasco

A partir do meio-campo, Willian Arão também procurou novos ares e está no Fenerbahçe sob o comando de Jorge Jesus, técnico do Flamengo na época. Gerson até chegou a deixar o Rubro-Negro após ser vendido para o Olympique de Marselha, mas retornou nesta temporada. Everton Ribeiro, Arrascaeta, Pedro e Gabigol seguem no Ninho do Urubu. 

Flamengo x Independiente Del Valle (Volta - 2020): Diego Alves*, Rafinha*, Gustavo Henrique*, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão*, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.

Flamengo x Independiente Del Valle (2023)**: Santos, Varela, David Luiz, Fabrício Bruno e Filipe Luís; Thiago Maia, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabi e Pedro.

*Deixaram o clube
**Projeção do time titular

Jorge Jesus foi o técnico do Flamengo no último encontro na Recopa, em 2023 (Foto: Marcelo Cortes / Flamengo)

ESQUEMA TÁTICO DIFERENTE

Quando venceu o Independiente Del Valle, o Flamengo tinha um esquema bem definido e conhecido de Jorge Jesus. A equipe procurava ficar com a bola para evitar que a linha defensiva, protegida apenas por Willian Arão, ficasse exposta. Na época, o Rubro-Negro sofreu com a altitude, mas conseguiu impor seu estilo no Maracanã.

A situação atual do clube, no entanto, é bem diferente com Vítor Pereira. Por ser início de trabalho, o conterrâneo de Jorge Jesus ainda não encontrou seu melhor esquema e vive momento de inconsistência defensiva. Tanto que o Flamengo sofreu 13 gols em 13 partidas neste ano, uma das piores marcas entre os clubes da Série A. 

O elenco com a taça da Recopa Sul-Americana (Foto: Jorge Rodrigues/Eleven)

DO CÉU AO INFERNO

Os momentos vividos pelo elenco do Flamengo também são bem diferentes. Enquanto em 2020, após conquistar a Libertadores e o Campeonato Brasileiro, os jogadores viviam "lua de mel" com a torcida, 2023 reservou fracassos e frustrações. Com a perda da Supercopa do Brasil e a ausência na final do Mundial, o plantel chega à Recopa Sul-Americana com pressão pela vitória. 

Se não conquistar o título no Maracanã, o Flamengo acumulará seu terceiro revés em finais na temporada, e Vítor Pereira sofrerá pressão. Mais do que a conquista, a final vale a tranquilidade para o Rubro-Negro trabalhar e buscar novas glórias em 2023. 

+ Flamengo x Independiente Del Valle: onde assistir, escalações e desfalques da volta da Recopa Sul-Americana

Flamengo e Independiente Del Valle se enfrentam às 21h30 (de Brasília) desta terça-feira (28), no Maracanã. A Nação Rubro-Negra sentiu o momento da equipe e, por isso, promete união e casa cheia para apoiar o time na decisão. Ao todo, mais de 56 mil ingressos foram vendidos de maneira antecipada.