Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

O plano de Dorival: Flamengo roda elenco e mantém intensidade em maratona de jogos

Em alta, treinador rubro-negro adota rodízio e usa todos os jogadores de linha do elenco. Nos últimos oito jogos, foram sete vitórias e apenas uma derrota

Dorival Júnior vive grande momento no Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Escrito por

Dorival Júnior tem um plano. Em meio à intensa maratona de jogos, o treinador tirou o Flamengo da crise e devolveu o ânimo da torcida para o resto da temporada. Por trás das classificações e das vitórias recentes, uma estratégia bem definida: rodar o elenco e, assim, manter a alta intensidade da equipe em todas as partidas. 

+ Quem chega e quem sai? Confira o vaivém do mercado no Flamengo

Os frutos dessa estratégia são visíveis. Em uma sequência de oito jogos nos últimos 25 dias, o Flamengo teve um aproveitamento impressionante, com sete vitórias e apenas uma derrota - o 1 a 0 sofrido para o Corinthians. Neste período, o clube avançou de fase na Copa do Brasil e Libertadores, além de se aproximar dos líderes do Brasileirão.

Desde a vitória de 3 a 0 sobre o América-MG, Dorival utilizou todos os 25 jogadores de linha do elenco rubro-negro. Algumas decisões foram determinadas por suspensões e lesões de titulares, como os casos de João Gomes e Rodrigo Caio. Mas, no geral, o treinador adotou a postura de rodar o elenco, descansando os principais atletas e dando chance para todos mostrarem serviço. 

+ 'Repetição, integração e dedicação': Flamengo alcança solidez defensiva e completa três jogos sem ser vazado

O único jogador que não saiu de campo nos últimos oito jogos foi o goleiro Santos. Em grande fase na meta rubro-negra, ele somou todos os 720 minutos disputados pela equipe no período. Entre os atletas de linha, por outro lado, apenas Thiago Maia (596), Rodinei (533) e Gabigol (521) ultrapassaram a marca de 500 minutos jogados.
Confira, ao fim da matéria, o quadro de minutagem do elenco do Flamengo.

Thiago Maia está suspenso contra o Avaí (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

EQUILÍBRIO NOS NÚMEROS E INTENSIDADE ALTA

Se não bastasse apenas entrar em campo, quase todos os jogadores de linha do Flamengo foram titulares ao menos uma vez desde 25 de junho. A única exceção é Everton Cebolinha, que estreou contra o Juventude, na última quarta-feira.

Além de facilitar a gestão do grupo, o rodízio adotado por Dorival Júnior se reflete no equilíbrio de minutagem dos jogadores e na intensidade constante nas partidas, algo importante para o estilo de jogo do Flamengo.

- Acho que temos que ter calma com isso, o time ideal é relativo. Todos os jogadores estão participando. Nas últimas partidas, todos os jogadores do elenco, com exceção dos goleiros, participaram. Todos iniciaram pelo menos uma partida. Titularidade eu acho que é isso - disse Dorival após a goleada sobre o Juventude.

+ Confira a tabela do Brasileirão e simule os resultados

Com o duelo com o Athletico na próxima quarta-feira, pela Copa do Brasil, a tendência é que Dorival mantenha a rotatividade na partida contra o Avaí, no domingo. Nomes que jogaram pouco ultimamente, como Matheuzinho, Fabrício Bruno, Lázaro e Cebolinha, devem receber chance na Ressacada para tornar o quadro de minutagem ainda mais equilibrado.

Veja a minutagem do elenco nos últimos oito jogos*:

GOLEIRO
Santos - 720 minutos

LATERAIS
Rodinei - 533 minutos
Ayrton Lucas - 413 minutos
Filipe Luís - 318 minutos
Matheuzinho - 187 minutos

ZAGUEIROS
Léo Pereira - 432 minutos
David Luiz - 339 minutos
Gustavo Henrique - 337 minutos
Pablo - 180 minutos
Fabrício Bruno - 112 minutos
Rodrigo Caio - 41 minutos

MEIAS
Thiago Maia - 596 minutos
João Gomes - 464 minutos
Arrascaeta - 442 minutos
Everton Ribeiro - 437 minutos
Victor Hugo - 257 minutos
Diego Ribas - 186 minutos
Andreas Pereira** - 165 minutos
Matheus França - 93 minutos
Willian Arão** - 37 minutos

ATACANTES
Gabigol - 521 minutos
Pedro - 484 minutos
Marinho - 231 minutos
Vitinho - 191 minutos
Lázaro - 162 minutos
Everton Cebolinha - 45 minutos

* números do site oGol, sem contar os acréscimos
** não fazem mais parte do elenco do Flamengo