Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Outro cenário, mesmo rival: Abel tenta novo título contra o Vasco

Campeão com um modesto e endividado Rubro-Negro em 2003, treinador agora tenta o título com uma equipe milionária e cheia de estrela. A semelhança: o Vasco como rival

Abel Braga tenta novo título carioca contra Vasco (Foto: Divulgação) 
Escrito por

O Rio de Janeiro reuniu três personagens na final do Campeonato Carioca de 2004. Flamengo, Vasco e Abel Braga. Após 15 anos, o treinador tem a chance de conquistar o seu segundo título carioca pelo Rubro-Negro neste domingo, às 16h, no Maracanã. Por coincidência, a decisão será contra o mesmo rival da primeira passagem. A diferença é que o cenário será diferente - porém, a seu favor. 

Abel Braga, ainda sem grife ou título expressivos na carreira, chegou ao Flamengo em 2004 para uma passagem de sete meses. Se hoje o Rubro-Negro é conhecido pela sua força financeira e estrelas no elenco, o treinador teve uma equipe modesta e que sofria com salários atrasados na época. A semelhança
é que, assim como em 2019, iniciou o trabalho com desconfiança. 

O Flamengo iniciou a temporada sem empolgar e vendo outra equipe servir de parâmetro: o Fluminense. Em 2004, a equipe estava endinheirada pelo apoio da Unimed e contratou estrelas como Ramon e Edmundo. Em 2019, o estilo de Fernando Diniz levantou questionamentos quando comparado ao Rubro-Negro, por não apresentar o mesmo bom futebol. 

Apesar disso, chegou na decisão do Campeonato Carioca e venceu o Vasco com direito a três gols de Jean, que entrou para a história do clássico. Três tentos que são exatamente o necessário para que o Vasco saia do Maracanã com o título. Na época, a conquista ficou marcada pela provocação a Eurico Miranda, então presidente do Cruz-Maltino. Em 2019, cai na páscoa e pode render piadas pelo placar agregado. 

- Chope fica para o Eurico e para o Geninho. Eu vou tomar um whiskyzinho para relaxar e depois um vinho na refeição. Esse chope do Vasco ficou indigesto – brincou o treinador na época. 

Neste domingo, o Flamengo pode conquistar o título do Campeonato Carioca ao enfrentar o Vasco, às 16h, no Maracanã. Após vencer o jogo de ida por 2 a 0, o Rubro-Negro pode empatar ou perder por até um gol de diferença que ficará com o título. Caso o placar seja repetido, a disputa irá para os pênaltis.