Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

João de Deus, técnico com experiência internacional, substituirá Jorge Jesus

Auxiliar do Mister desde a temporada 2018/19, no Al Hilal, João de Deus estará no comando da equipe neste domingo, contra o Bahia, no Estádio do Maracanã

O auxiliar João de Deus durante atividade no Ninho do Urubu (Foto : Alexandre Vidal/Flamengo)
Escrito por

Diante do Bahia, o Flamengo não contará com o enérgico Jorge Jesus na área técnica do Maracanã. Suspenso por três cartões amarelos, o treinador será substituído por seu auxiliar João de Deus. Apesar de hoje estar nos bastidores, o ex-zagueiro já exerceu a função de treinador por muitos anos. Assim, o jogo de domingo, pela 32ª rodada do Brasileirão, não chegará a ser uma novidade.

Além da terra natal, a dupla divide a paixão e o "consumo diário" do futebol,  além das carreiras modestas como jogador em Portugal. Foi no Vitória de Setúbal que o treinador Jorge Jesus conheceu João de Deus, até então zagueiro.

TABELA
>Confira a classificação atualizada do Campeonato Brasileiro


O convite para ser auxiliar do Mister veio anos depois, contou João à "FlaTV".

- Já conheço o meu treinador há muitos anos. Desde os tempo em que eu era jogador. O Mister esteve no Vitória de Setúbal também e foi ali que tive o primeiro contato com ele.  É bom receber um convite para trabalhar com um treinador deste nível porque você sabe que a probabilidade de ter sucesso é muito grande - afirmou João, em entrevista em seus primeiros dias no clube.

No dia a dia, João de Deus partilha com Mister e Tiago Oliveira, também auxiliar a montagem dos treinos e atenção aos detalhes, como os demais membros da comissão técnica. Nos jogos, é o profissional quem conversa com Jorge Jesus a todo tempo. Antes de uma substituição, João é quem costuma chamar e orientar o jogador que entrará na partida.

João de Deus correndo ao lado dos atletas (Foto : Alexandre Vidal/CRF)

RODAGEM INTERNACIONAL

Como zagueiro, João de Deus fez carreira em Portugal, atuando em clubes modestos do país, como Barreirense e Lusitano Évora, por exemplo. Se aposentou no Vitória de Setúbal, em 2004, e deu sequência à trajetória no clube como preparador físico até 2017.

Então, João de Deus aventurou-se pelo futebol mundial. Treinou a seleção de Cabo Verde, AD Ceuta, da Angola, e GD Interclube, da Angola, antes de retornar à Portugal. Por lá, esteve no comando de vários times - Farense, Oliveirense, Gil Vicente, Sporting B e CD Nacional - até 2017.

Antes de integrar a comissão técnica de Jorge Jesus, como auxiliar no Al Hilal, da Arábia Saudita, na temporada 2018/19, João de Deus ainda dirigiu o NorthEast United, na Índia, e o Ermis Aradippou, do Chipre. Desde então, acompanha o Mister.

- O futebol me deu quase tudo que tenho. Só me falta trabalhar na Oceania. De resto, já trabalhei em todos continentes. Em termos culturais, é uma bagagem enorme - afirmou João de Deus à "FlaTV".

COM A PALAVRA
Norberto Lopes - Jornal de Notícias, de Portugal

"João de Deus é um treinador experiente e que durante muitos anos foi técnico principal em Portugal. Treinou o Gil Vicente e o Sporting B. Não creio que isso será um problema para o Flamengo. Além disso, hoje em dia os jogos são preparados de uma forma tão profissional em que a intervenção do treinador durante o jogo acaba por ser residual."