Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Gustavo Henrique supera críticas no Flamengo e se credencia à vaga de Arão contra o Inter; veja raio-x

Com atuações regulares, zagueiro recuperou confiança e deve ganhar nova chance com Rogério Ceni em duelo decisivo do Brasileirão

Gustavo Henrique em ação pelo Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Escrito por

Antes criticado e visto com desconfiança pela torcida do Flamengo, Gustavo Henrique chega ao momento mais decisivo da temporada com novo status. Após a fratura no dedo do pé de Willian Arão, o zagueiro aparece como favorito para ser titular contra o Inter, neste domingo, e carrega as boas atuações recentes como credencial para ganhar um voto de confiança dos torcedores.

+ Gols, passes, posse de bola, desarmes, faltas e mais: a “decisão” entre Flamengo e Inter em números

Contratado no início de 2020, Gustavo Henrique começou a temporada com moral com Jorge Jesus e foi titular em 10 das 12 partidas da equipe antes da paralisação causada pela Covid-19. No entanto, na volta, o zagueiro perdeu espaço para Léo Pereira e passou a ser opção frequente no banco de reservas.

No início da passagem de Domènec Torrent, o atleta seguiu sendo preterido, mas, devido aos vários desfalques que surgiram, voltou a ter uma sequência como titular. E foi justamente com o treinador catalão que o defensor viveu o pior momento da temporada.

Em um sistema defensivo fragilizado, Gustavo Henrique acumulou falhas individuais em sequência e se tornou o principal alvo de críticas da torcida. As piores atuações vieram em um intervalo de 14 dias: contra Internacional, São Paulo e Atlético-MG. Foram erros de passe que originaram gols adversários, pênaltis cometidos e diversos duelos perdidos que deixavam claro a falta de confiança do jogador.

+ Simule as resultados da reta final do Brasileirão

Após a saída de Dome e a chegada de Rogério Ceni, o zagueiro recebeu mais algumas chances, mas seguiu sem corresponder. Falhou no gol do Racing nas oitavas de final da Libertadores e foi expulso contra o Botafogo no jogo seguinte. Após cumprir suspensão, perdeu de vez a posição para Natan e ficou mais de um mês sem atuar, voltando na derrota para o Ceará, no Maracanã.

NOVO ANO, NOVA FASE

A virada de chave para Gustavo Henrique começou na vitória por 3 a 0 contra o Goiás, em 18 de janeiro. Desde então, o zagueiro aproveitou o espaço deixado pela lesão de Rodrigo Caio e disputou todas as oito partidas do Flamengo, sendo seis como titular. 

Ao lado de Arão na zaga, o atleta cresceu de produção junto com o restante da equipe e se tornou peça importante na arrancada recente de seis vitórias, um empate e uma derrota. Com atuações seguras e sem erros individuais, ele recuperou a confiança própria, a do treinador e a da torcida. 

E os números provam essa melhora no desempenho. De acordo com o site SofaScore.com, Gustavo Henrique ganhou 73% dos duelos aéreos disputados, fez 11 interceptações e sofreu apenas quatro dribles. Por outro lado, o zagueiro completou apenas dois desarmes, o que pode ser explicado pelo estilo de jogo mais propositivo do Flamengo, com amplo domínio da posse de bola.

Com ele em campo, o Flamengo sofreu cinco gols (dois do Athletico-PR, dois do Grêmio e um do Red Bull Bragantino).  Na parte ofensiva, Gustavo Henrique marcou um gol contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, e ainda sofreu o pênalti convertido por Gabigol no empate diante do Red Bull Bragantino.

Números de G. Henrique nos últimos 8 jogos (Foto: Reprodução/SofaScore)

Com Gustavo Henrique na expectativa de ser titular, o Flamengo encerra neste sábado a preparação para o confronto decisivo contra o Internacional. O duelo está marcado para este domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, e terá transmissão do LANCE!. Líder do Brasileirão, o Colorado conquista o título em caso de vitória. Empate ou vitória do Rubro-Negro deixam a decisão para a última rodada.