Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

GUIA DO BRASILEIRÃO: Flamengo encara desafios e defende favoritismo na busca pelo inédito tricampeonato

Atual bicampeão brasileiro, Rubro-Negro é novamente um dos principais concorrentes ao título, mas terá que lidar com uma série de desfalques durante a competição

Flamengo conquistou o Brasileirão em 2019 e 2020 (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Escrito por

Em busca do inédito tricampeonato brasileiro, o Flamengo inicia mais uma disputa como um dos principais concorrentes ao título. Apesar de ter sido discreto no mercado e contratado apenas um reforço, o Rubro-Negro manteve o time-base que levantou a taça na última temporada e chega com moral alta após conquistar a Supercopa do Brasil e o Campeonato Carioca.

TABELA
+ Veja a tabela e simulador do Brasileirão-2021 clicando aqui

GALERIA
+ Brasileirão vai começar! Veja datas, onde assistir e estádios dos dez primeiros jogos do Flamengo

TIME-BASE
Diego Alves; Isla, Willian Arão, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Diego, Gerson (João Gomes), Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Rogério Ceni.

VAIVÉM DO FLA
Quem chega: Bruno Viana
Quem sai: Matheus Thuler (Montpellier/FRA), Natan (RB Bragantino), João Lucas e Pepê (Cuiabá)
Quem pode chegar: No momento, sem especulações.
Quem pode sair: Gerson (Olympique de Marselha/FRA)
Necessidade de reforços: Zagueiro, volante (se Gerson sair) e ponta
Retornos de empréstimos: Rodinei (Internacional) e Piris da Motta (Gençlerbirliği/TUR)

PRIMEIROS JOGOS:
30/05 - 16h - Flamengo x Palmeiras - Maracanã
13/06 - 20h30 - Flamengo x América-MG - Maracanã
19/06 - 20h - Flamengo x Red Bull Bragantino - Maracanã
23/06 - 19h - Flamengo x Fortaleza - Maracanã
27/06 - 11h - Juventude x Flamengo - Maracanã

OBS: as partidas contra Grêmio (2ª rodada) e Athletico-PR (4ª rodada) foram adiadas em função dos atletas convocados pela Seleção Brasileira (principal e olímpica). As novas datas dos confrontos ainda não foram definidas pela CBF.

Análise do setorista - Lucas Pessôa

Após a campanha histórica em 2019, o Flamengo teve mais trabalho e precisou de uma arrancada final surpreendente - e uma dose de sorte - para assegurar o Brasileirão 2020. Na temporada atual, a equipe de Rogério Ceni ainda se sagrou campeã da Supercopa do Brasil e do Carioca, mas terá que enfrentar uma série de desafios para buscar o inédito tricampeonato brasileiro.

O primeiro deles é corrigir a fragilidade do sistema defensivo, que já era alvo de críticas desde o ano passado e segue sendo a principal deficiência rubro-negra em 2021. Em 16 jogos na temporada atual, o time sofreu 21 gols e não foi vazado em apenas três partidas.

Outro problema será o alto número de desfalques por convocação. Com grandes chances de serem convocados para a Copa América, Arrascaeta, Isla, Everton Ribeiro e Gabigol devem ficar de fora da 2ª até a 10ª rodada. Como se não bastasse, as Olimpíadas e as rodadas das Eliminatórias também devem causar 'dor de cabeça' para Rogério Ceni no segundo semestre.

O Flamengo inicia o Brasileirão com apenas três jogadores lesionados: César, Renê e Thiago Maia. Mesmo assim, os olhos da torcida estão voltados para os casos de Diego Alves e Rodrigo Caio, que sofreram com problemas físicos nos últimos meses e se tornaram figuras frequentes no departamento médico.

Um último fator que pode atrapalhar os planos do Flamengo é o impacto da provável saída de Gerson. Próximo de um acerto com o Olympique, o volante é peça-chave da equipe desde 2019 e essencial para o estilo de jogo de Rogério Ceni. Jovem e promissor, João Gomes surge como o substituto natural, mas a mudança pode obrigar o treinador a encontrar novos mecanismos para o time.

Mesmo diante de todos os desafios citados, o Flamengo tem no poderio ofensivo a sua principal arma e é um dos grandes favoritos para o título. Uma das gerações mais vitoriosas da história rubro-negra, o time composto por Filipe Luís, Arrascaeta, Gabigol e cia. já mostrou que sabe contornar situações adversas e conhece muito bem o caminho das glórias.