Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Gerson busca repetir desempenho de 2020 para levar Flamengo ao título da Recopa

Volante retornou ao Rubro-Negro nesta temporada, mas ainda não recuperou o bom futebol pelo clube

Gerson marcou duas vezes na última vez em que as equipes se enfrentaram pela Recopa (Foto: Alexandre Vidal/ Flamengo)
Escrito por

Depois de perder o jogo de ida por 1 a 0, em Quito, o Flamengo vai tentar a virada na Recopa Sul-Americana diante de sua torcida, no Maracanã. E Vítor Pereira terá um reforço importante para buscar o resultado: o volante Gerson, que ficou fora do primeiro duelo por conta de um desconforto muscular. Curiosamente, o camisa 8 já decidiu outra final do mesmo torneio. 

+ Veja as principais movimentações do Flamengo no mercado da bola

Foi em 2020, quando o Flamengo enfrentou justamente o Independiente Del Valle. Na ocasião, Gerson marcou duas vezes no Maracanã para dar o título ao Rubro-Negro. Apesar da boa memória, o volante vive um momento distinto três anos depois e precisará se inspirar na fase que vivia na época para voltar a decidir. 

A CONSAGRAÇÃO NA PRIMEIRA RECOPA

Assim como nesta temporada, o Flamengo disputou o primeiro jogo da Recopa Sul-Americana em Quito e decidiu no Maracanã. No entanto, ao contrário de 2023, o Rubro-Negro saiu da capital equatoriana com um empate em 2 a 2, gols de Pedro e Bruno Henrique. O camisa 27 deixaria o campo lesionado e não participaria da decisão no Rio de Janeiro. 

Em terras cariocas, o Flamengo de Jorge Jesus começou avassalador e abriu o placar logo aos 10 minutos, com Gabigol, após falha de zaga. Mas para quem esperava um jogo fácil, se enganou: Willian Arão foi expulso logo depois, e o clube da Gávea jogou com um a menos por boa parte do confronto. 

+ Alvo do Flamengo, Ângelo, do Santos, elogia Matheus Gonçalves e agita a web

Ainda assim, o Rubro-Negro manteve postura e posicionamento e, mesmo desfalcado, ampliou o placar com a estrela de Gerson. O volante, que vinha de temporada espetacular em 2020, colocou o jogo no bolso com dois gols. O primeiro veio no início do segundo tempo, após jogada de Gabigol. Já o segundo fechou a conta, com passe de Vitinho. 

O Flamengo levantou a taça em 2020 com 5 a 2 no agregado (Foto: Jorge Rodrigues/Eleven)

Apesar da boa lembrança, o momento de Gerson no Flamengo é bastante distinto. O volante foi repatriado junto ao Olympique de Marselha por 15 milhões de euros (cerca de R$ 120 milhões) e chegou com altas expectativas, que ainda não foram atendidas. O encaixe na equipe de Vítor Pereira não funcionou, e ele foi criticado pela performance em jogos importantes, como contra Palmeiras e Al Hilal. 

Ao todo, o camisa 8 disputou sete jogos neste retorno e não participou de nenhum gol. Com o retorno esperado após desconforto, é possível que ele já integre o time titular, embora a função ainda não esteja 100% acertada. Vítor Pereira não encontrou um esquema que favoreça as características de Gerson. 

VEJA NÚMEROS DE GERSON EM 2023

7 jogos (todos como titular)
​452 minutos
​0 participações em gol
​2 cartões (1 amarelo e 1 vermelho)

+ Olho na Recopa! Titulares do Flamengo treinam neste domingo

Gerson descontraído em treino do Flamengo (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Flamengo e Independiente Del Valle estarão em campo a partir das 21h30 (de Brasília), no Maracanã. Mais de 56 mil ingressos foram vendidos de maneira antecipada para a partida, e a torcida rubro-negra promete uma linda festa para apoiar a equipe.