Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fla quebra recorde de sócios, mas ainda está longe de líderes de ranking

Rubro-Negro atinge marca de 72,2 mil sócios-torcedores com volta do Maracanã

Torcida do Flamengo no Maracanã (Foto: Armando Paiva/AGIF/Lancepress!)
Escrito por

O Flamengo nunca teve tantos sócios-torcedores. Segundo os números do Torcedômetro, do Movimento por um Futebol Melhor, o clube registra, atualmente, mais de 72,2 mil membros no Programa Nação Rubro-Negra, sua maior marca na história. Além disso, o crescimento que ele teve em outubro, com mais de 15 mil pessoas, também é o maior desde 2013. 

No entanto, vale destacar que o Flamengo ainda está longe dos líderes do ranking. O Rubro-Negro segue na sétima colocação, atrás de clubes com menos torcedores, de acordo com institutos de pesquisa. O Corinthians é o líder da disputa, com cerca de 132 mil sócios, 60 mil a mais do que a agremiação da Gávea.

A ascendente do Flamengo no Torcedômetro teve início em setembro, quando o clube já fechou o mês com o maior crescimento do Brasil. Mas em outubro isso ficou ainda mais evidente. Neste momento, por exemplo, o Rubro-Negro apresenta um crescimento de mais de 15 mil sócios, e o Corinthians, segundo colocado do ranking mensal, cresceu cerca de 1,3 mil.

- Este recorde é fruto, obviamente, da torcida abraçar o programa. É ela que vai fazer ser o maior programa de sócios-torcedores do mundo. Fico feliz demais em saber que nós retomamos o crescimento e esperamos não parar mais, para ter um programa com a quantidade de sócios-torcedores a altura dos sonhos de todo torcedor. Quando a torcida joga junto, não tem quem consiga parar o Flamengo no mundo. Tenho certeza de que a maior torcida do mundo fará a diferença também no programa – disse Bruno Spindel, diretor de marketing do Flamengo.

No dia 19 de outubro, o Fla bateu outro recorde próprio: o de mais adesões em 24 horas. Foram mais de 5 mil. Ainda segundo dados do Histórico Futebol Melhor, o Flamengo é responsável por 78% dos novos sócios-torcedores do país em outubro. E até o fim do mês a tendência é de que o clube siga crescendo. Só no último domingo (23) e nesta segunda-feira (24), somados, já foram cerca de 800 novas adesões.

Brasil inteiro no Maracanã
Outro dado muito interessante do Programa Nação Rubro-Negra é que ele está presente em todo o Brasil. Todos os estados do país têm sócios-torcedores do Flamengo. E na partida contra o Corinthians, no Maracanã, havia pelo menos um sócio-torcedor de cada estado brasileiro. Alguns deles até foram ao gramado do estádio e receberam uma homenagem no intervalo.

- O Flamengo é o único clube do Brasil realmente nacional, com 80% da sua torcida fora do Rio. Temos uma base de sócios-torcedores grande fora do estado e ficamos muito felizes em saber que eles também utilizam benefícios de estádio em jogos no Rio. Democratizamos o acesso ao ingresso e damos ao rubro-negro do Brasil todo a oportunidade de vir ao Rio de Janeiro ver o Flamengo jogar. É uma felicidade e um orgulho muito grande nesse jogo termos sócios de todos os estados neste jogo. Do Oiapoque ao Chuí, de Norte a Sul, de Leste a Oeste. E também é um ativo muito importante que o clube traz pra cidade, ativando o turismo – completou Spindel.

O Flamengo tem planos de sócio-torcedor a partir de R$ 29,90 mensais. Os membros do Nação Rubro-Negra têm descontos e prioridade na compra de ingressos, acesso a uma grande rede de descontos em diversos produtos e serviços, além de participação em experiências únicas que o clube promove.