Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Especialista dá dicas para rubro-negros controlarem ansiedade

Em entrevista ao LANCE!, especialista em Programação Neurolinguística (PNL) ensina técnicas para torcedores amenizarem o nervosismo com a decisão da Libertadores

Torcedores do Flamengo em Lima vivem vivem expectativa da decisão (Foto: Matheus Dantas/Lancepress!)
Escrito por

O Flamengo faz uma das partidas mais importantes da sua história, neste sábado, às 17h (de Brasília), em Lima, no Peru. Rubro-Negros fazem a batalha final pelo título da Libertadores contra o River Plante (ARG). E em um dos momentos mais importantes dos últimos 38 anos para os torcedores do clube, muitos têm tido dificuldades para controlar a ansiedade antes do duelo. Em conversa exclusiva com o LANCE!, o especialista Programação Neurolingística (PNL), Eduardo Rocha, ensinou técnicas para manter o equilíbrio mental. 

Rocha indica pensar positivo e não projetar o futuro. Práticas como ouvir música e meditação também podem ajudar os flamenguistas, horas antes do duelo decisivo. 

— A ideia é desviar a atenção do pensamento negativo de ansiedade, que normalmente foca nos aspectos negativos e frustrantes, para a atenção no aqui e agora. Escutar uma boa música e meditar, são algumas práticas que ajudam a aliviar essa tensão. Outra estratégia é antes de começar a partida escutar músicas que resgatem o estado de motivação. Por último, fechar os olhos e imaginar como se já tivesse passado o jogo, indo para o momento de relaxamento após o jogo ter terminado — ensina Eduardo.

Para não cair na pilha

O especialista também recomenda não dar ouvidos às provocações dos adversários e ensina a escapar de forma elegante da situação, sem entrar em confronto.

— Um outro inimigo oculto desse confronto é a provocação dos torcedores de times adversário. A melhor estratégia para lidar com essas provocações é se preparar o suficiente para não entrar no estado de confronto. Sempre que alguém provocar, o indicado é respirar fundo e sorrir. Se ainda ficar na pilha, o indicado é imaginar que a voz do adversário é de algum personagem cômico, como por exemplo o Pato Donald. Isso ridiculariza a provocação — concluiu Rocha.

Flamengo e River fazem a final única pelo título da América, a partir das 17h (de Brasília), no Estádio Monumental de Lima, na capital peruana. Em caso de empate, o campeão será definido nos pênaltis.