Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em jogo de reencontros no Chile, Flamengo encara o Ñublense em duelo fundamental pela Libertadores

Derrota tiraria o Rubro-Negro da zona de classificação para as oitavas de final do torneio

Jorge Sampaoli retornará ao Chile, onde se tornou ídolo com a seleção chilena (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
Escrito por

Em meio a um início de temporada complicado sob o comando de Vítor Pereira, o Flamengo começou a trajetória na Libertadores 2023 com derrota. Aos poucos, o Rubro-Negro, agora comandado por Jorge Sampaoli, tenta se recuperar no ano. Nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), o clube carioca tem mais um compromisso fundamental nessa caminhada. No Estádio Municipal Alcaldesa Ester Roa Rebolledo, em Concepción, no Chile, o Flamengo encara o Ñublense pela 4ª rodada da competição continental. 

A partida é fundamental para o Flamengo conquistar a vaga nas oitavas de final do torneio com mais tranquilidade Com dois desfalques importantes, o Rubro-Negro busca uma vitória em jogo que marca o reencontro de Arturo Vidal e Sampaoli com o Chile.

+ Flamengo negocia com jogador do Atlético-MG, Vasco avança por atacante… O Dia do Mercado!

O QUE ESTÁ EM JOGO? 

O confronto desta quarta ainda não é de vida ou morte, mas é muito importante para assegurar a classificação do Flamengo às oitavas de final. Nesta terça-feira, o Racing venceu o Aucas e se isolou na liderança do grupo, com 10 pontos. O Rubro-Negro é o segundo, com 4. 

Caso o Flamengo vença, seguirá dependendo apenas dos seus resultados para conquistar a vaga. Em caso de derrota, o Rubro-Negro será ultrapassado pela equipe chilena e precisará torcer por uma combinação de placares nas últimas duas rodadas. 

Uma derrota nesta quarta não acabaria com as chances de o Rubro-Negro se classificar na primeira posição do grupo, mas tornaria uma missão complicada. Mesmo com vitória nos dois jogos restantes, a primeira colocação da chave não estaria garantida. Caso o Racing vença o Ñublense na última partida, o desempate entre os clubes seria definido pelo saldo de gols. 

+ Ñublense x Flamengo: onde assistir, prováveis escalações e desfalques do jogo pela Libertadores

EVERTON RIBEIRO E WESLEY FORA, ARRASCAETA E PEDRO EM CAMPO 

Além de Matheuzinho, fora com uma fratura de tíbia desde março, o Flamengo tem dois desfalques importantes para o jogo desta quarta: Everton Ribeiro, com lesão muscular, e Wesley, suspenso. No entanto, jogadores que sentiram na vitória sobre o Corinthians, no último final de semana, estarão disponíveis. É o caso de Léo Pereira, Arrascaeta e Pedro.

O desfalque do jovem lateral-direito será bastante sentido. O único substituto da posição é o uruguaio Guillermo Varela, que não entra em campo desde o dia 13 de abril e pode não estar no mesmo ritmo dos companheiros. Outra opção do técnico Sampaoli poderia ser a utilização de um terceiro zagueiro, puxando Fabrício Bruno para o setor ou improvisando outro atleta na ala, como já fez com Marinho, por exemplo.

Varela em ação durante treino do Flamengo (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

O Flamengo deve entrar em campo com Santos (Matheus Cunha), Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira (David Luiz) e Ayrton Lucas; Erick Pulgar (Vidal), Thiago Maia, Victor Hugo (Cebolinha) e Arrascaeta; Gabi e Pedro.

+ Todos os jogos do Brasileirão você encontra no Prime Video. Assine já e acompanhe o seu time do coração!

REENCONTROS DE SAMPAOLI E VIDAL COM O CHILE

O confronto entre Ñublense e Flamengo também representa o reencontro de Jorge Sampaoli e Arturo Vidal com o Chile, onde se tornaram ídolos após trajetória vitoriosa na seleção do país.

A relação do argentino Sampaoli com o Chile começou antes. Entre 2008 e 2009, ele foi treinador do O'Higgins. Dois anos depois, o técnico voltou ao país para fazer história com a Universidad de Chile. Por lá, o treinador conquistou os torneios Apertura e Clausura do Campeonato Chileno de 2011, a Copa Sul-Americana de 2011, primeiro título internacional da história do clube, o Apertura de 2012 e ainda levou a equipe à semifinal da Libertadores de 2012. 

O desempenho excelente na La U levou o técnico à seleção chilena, na qual teve Arturo Vidal como uma das principais figuras de uma das melhores gerações da história do país. Sampaoli mudou a forma de jogar do Chile, e o trabalho culminou no título da Copa América de 2015. O treinador deixou o cargo no final daquele ano, mas a base deixada por ele ainda foi campeã novamente na Copa América Centenário, em 2016. 

Coletiva do Vidal e Sampaoli pela seleção chilena (Foto: Claudio Reyes/AFP)

Vidal e Sampaoli devem ser recepcionados de forma positiva no Chile, muito diferente do que aconteceu nas duas primeiras rodadas da Libertadores. No primeiro jogo do torneio deste ano, o volante foi vaiado no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito, no Equador, no confronto contra o Aucas. O motivo foi que a Federação Chilena queria participar da Copa do Mundo do Qatar no lugar do Equador que, segundo a entidade, escalou um jogador nascido na Colômbia de forma irregular durante as Eliminatórias. 

Sampaoli, por sua vez, foi vaiado na Argentina, em jogo contra o Racing. O técnico comandou a seleção argentina entre 2017 e 2018, inclusive na Copa do Mundo da Rússia. O desempenho ruim do treinador, que não conseguiu extrair o melhor de Messi e companhia, deixou uma marca negativa entre os torcedores do país.

*Estagiário, sob supervisão de Tadeu Rocha