Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Conmebol divulga imagens e áudio do VAR em lances polêmicos da vitória do Flamengo sobre o Olimpia

Árbitro de vídeo viu "golpe acidental" de Arrascaeta em lance com Salazar e pênalti no meia uruguaio em lance anterior à expulsão de Filipe Luís

Fernando Raspallini foi o árbitro principal da partida (Foto: Staff Images/CONMEBOL)
Escrito por

A Conmebol divulgou, nesta quinta-feira, as imagens e o áudio da checagem do VAR de dois lances que geraram polêmica na goleada do Flamengo sobre o Olimpia por 4 a 1, pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores.

+ Após traumatismo craniano, lateral do Olimpia ironiza não expulsão de Arrascaeta

O primeiro lance é a forte dividida entre Arrascaeta e Salazar, que ocorreu aos 23 minutos do primeiro tempo. Fernando Rapallini, árbitro da partida, marcou falta a favor do Flamengo, mas foi alvo de reclamações após o paraguaio cair no gramado e ser retirado de ambulância. O choque, inclusive, resultou num traumatismo craniano no lateral do Olimpia.

Na avaliação do árbitro de vídeo, a decisão foi correta. Em conversa com Raspallini, o argentino Mauro Vigliano, que estava na cabine, diz que o golpe de Arrascaeta foi "totalmente acidental" e ocorreu após a falta de Salazar por baixo.

+ Flamengo supera recorde de 30 anos e emplaca maior sequência invicta na Libertadores; veja a lista

- A mão do (jogador) do Flamengo golpeia sem querer. (...) É tudo normal, o golpe que recebe é um golpe totalmente acidental. Produto da disputa. Golpe com a mão, mas sem intenção - analisou Vigliano.

Veja o lance publicado no canal da Conmebol no YouTube:

Outro lance que gerou polêmica aconteceu nos acréscimos do primeiro tempo. Arrascaeta foi derrubado dentro da área, mas o árbitro de campo não considerou falta e mandou o jogo seguir. Na sequência, Filipe Luis parou o ataque do Olimpia, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

O VAR entrou novamente em ação e recomendou Raspallini a rever o lance de Arrascaeta na área. Após vários ângulos, o árbitro viu o pisão no uruguaio, marcou pênalti para o Flamengo (convertido por Gabigol) e anulou o cartão vermelho de Filipe Luís. O diálogo seguiu assim:

+ Caminho até Montevidéu: veja o chaveamento da Libertadores

- VAR: Te darei um par de ângulos para que avalie.
- Árbitro: Aqui vejo que ele é pisado. Me dê outro ângulo, por favor. Sim. Ele é pisado.
- VAR: Se o amarelo do 16 (Filipe Luís) é por (falta) tática, tem que cancelar.
- Árbitro: É por tática.
- VAR: Correto.

Veja o lance publicado no canal da Conmebol no YouTube: