Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com ‘reforços caseiros’, Flamengo reencontra rival em busca de ampliar supremacia no Rio de Janeiro

Com Hexa-Tri na mira, Rubro-Negro pode ampliar vantagem para o Fluminense na lista dos maiores campeões do Carioca. Ceni conta com o retorno de Rodrigo Caio e Gerson

Gerson está de volta ao Flamengo após lesão (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Escrito por

Força quase máxima, ciente da 'responsabilidade' e em busca de um maior equilíbrio na equipe. Assim o Flamengo chega para a disputa da final do Campeonato Carioca 2021, que pode garantir o 37º título estadual na história do clube e aumentar a supremacia rubro-negra no Rio de Janeiro.

Os primeiros 90 minutos do confronto com o Fluminense serão disputados neste sábado, a partir das 21h05 (de Brasília), no Maracanã e com transmissão em tempo real do LANCE!.

+ Fluminense x Flamengo: prováveis times, onde ver, desfalques e palpites

Para a primeira partida da decisão, Rogério Ceni contará com dois reforços caseiros. Rodrigo Caio e Gerson estão recuperados das lesões musculares que os tiraram dos gramados nas últimas semanas e estão à disposição do treinador. A tendência, inclusive, é que a dupla seja titular na partida deste sábado contra o Fluminense.

Da equipe considerada ideal por Ceni, apenas um não foi relacionado para o duelo: Diego Alves. O goleiro ainda se recupera da fibrose na coxa e está sendo preparado para retornar ao time no duelo contra a LDU, na próxima quarta-feira, ou na segunda partida da final, no próximo sábado. Assim, Gabriel Batista deve ser mantido como titular e será colocado à prova pelo terceiro jogo consecutivo.

E será justamente na defesa onde os olhos estarão voltados na equipe do Flamengo. Com um estilo de jogo propositivo e com aposta na qualidade do setor ofensivo, o Rubro-Negro vem sofrendo críticas pelo desequilíbrio entre os setores do time. A campanha na Libertadores revela um indício dessa disparidade: o Fla é, ao mesmo tempo, o melhor ataque e a pior defesa entre os líderes de grupo do torneio.

+ Prefeitura alega 'falta de detalhes no protocolo' e veta pedido do Flamengo por público na final do Carioca

O Fla-Flu será, portanto, mais uma oportunidade para Rogério Ceni provar a evolução no sistema defensivo, elevar o nível de confiança dos atletas e tranquilizar os ânimos da torcida. 

Fla conquistou o Carioca em 2020 sobre o Flu (Foto: Marcelo Cortes/CRF)

DE OLHO NA HEGEMONIA

Atual bicampeão carioca, o Flamengo busca ampliar ainda mais a supremacia no Rio de Janeiro. No total, o clube já conquistou 36 vezes o Estadual e pode disparar ainda mais no ranking dos maiores campeões. O segundo colocado é justamente o Fluminense, com 31 títulos. Em seguida, aparecem Vasco, com 24 e Botafogo, com 21.

O título neste ano pode ser ainda mais especial para o Flamengo. Caso conquiste, o clube chegará ao sexto tricampeonato e verá a geração atual marcar ainda mais o nome na história. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, o capitão Diego comentou sobre essa possibilidade e a garantiu foco máximo no duelo contra o Fluminense.

- Temos que aproveitar as oportunidades. Se vencermos, o que nos motiva é vencer o próximo jogo, próximo torneio. Chegará um momento em que vai se colocar na balança, mas não é esse. Continuamos respeitando nossos adversários. Nada que eu disser aqui vai diminuir a responsabilidade que nós temos, sabemos e assumimos. Nosso grande foco é viver o momento de forma bem intensa, 100% presente. É com essa mentalidade que vamos para o jogo de amanhã.

+ Confira a tabela completa da Libertadores 2021

Flamengo e Fluminense vão definir o campeão do Carioca em jogos de ida e volta neste e no próximo sábado, dias 15 e 22 de maio. Ambos os confrontos serão às 21h05, no Maracanã. Se houver empate na soma dos placares, haverá decisão por pênaltis.