Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com direito a viagem de ônibus, Flamengo percorrerá mais de 19 mil km na fase de grupos da Libertadores

Rubro-Negro caiu no Grupo G com LDU (EQU), Vélez Sarsfield (ARG) e Unión La Calera (CHI)

Rogério Ceni e Diego Alves no CT Ninho do Urubu (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Escrito por

Além dos adversários em campo, o Flamengo terá que enfrentar o desafio da logística na fase de grupos da Libertadores. Em um intervalo de menos de um mês, a equipe rubro-negra fará deslocamentos para Argentina, Equador e Chile, tendo que percorrer quase 20 mil quilômetros no total, incluindo uma viagem de ônibus.

+ Flamengo chega a 14 títulos nacionais e encosta no Palmeiras; relembre as conquistas!

O primeiro compromisso do Flamengo fora de casa será logo na estreia na competição, contra o Vélez Sarsfield. A partida está marcada para a próxima terça-feira (20), às 21h30 (de Brasília), no Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires. Somando a ida e a volta da capital argentina, a delegação rubro-negra irá percorrer cerca de 4 mil km aéreos - a viagem mais curta e simples das três.

Duas semanas depois, será a vez do Flamengo voltar a um destino conhecido nos últimos anos: a cidade de Quito, para enfrentar a LDU. Em 2019, o clube também viajou à capital equatoriana para encarar o mesmo adversário pela fase de grupos do torneio. No ano passado, foram dois deslocamentos para enfrentar o Independiente del Valle - um pela Recopa Sul-Americana e outro pela fase de grupos da Libertadores.

Além da sempre temida altitude de 2.850 metros de Quito, essa será a viagem mais longa das três em termos de distância percorrida. No total, o Flamengo viajará cerca de 9.100 km aéreos para ir e voltar da capital do Equador. Para aliviar o desgaste, a tendência é que a diretoria rubro-negra frete um voo para levar jogadores e comissão técnica, assim como foi feito nos anos anteriores.

+ Em recuperação de lesão na coxa, Pedro inicia transição no campo

A logística mais difícil, porém, deve acontecer no último deslocamento do Flamengo nesta fase. Diferentemente de Vélez e LDU, o Unión La Calera, do Chile, não fica sediado na capital do seu país. Para piorar, o aeroporto mais próximo ao Estádio Municipal Nicolás Chahuán Nazar fica a 41 km de distância, na região de Valparaíso.

Apesar dessa opção mais próxima, a tendência é que o Flamengo faça o trecho Rio de Janeiro-Santiago de avião e se estabeleça na capital chilena. Afinal, a principal cidade do país oferece uma melhor infraestrutura hoteleira e mais opções de centros de treinamento para realizar um último treino antes da partida. Assim, a delegação deve seguir de ônibus para La Calera - que fica a 120 km de Santiago - apenas no dia do confronto.

Esta foi, inclusive, a logística adotada por Chapecoense, Atlético-MG e Fluminense - equipes brasileiras que enfrentaram o Unión La Calera nas últimas temporadas. Somando todos os trechos de avião e ônibus, o Flamengo deve percorrer cerca de 6.100 km para ir e voltar ao Rio de Janeiro.

+ Veja mais notícias do Flamengo

Trajetos na fase de grupos da Libertadores (ida e volta):

- Buenos Aires (ARG) - 3.989,3 km
- Quito (EQU) - 9.114,8 km
- La Calera (CHI) - 6.120,5 km (5.880,5 km de avião + 240 km de ônibus)
- TOTAL: 19.224,6 km

+ Confira a tabela completa da Copa Libertadores

Como comparação, o Flamengo percorreu uma distância parecida na fase de grupos da Libertadores 2020. Em um grupo com Junior Barranquila (COL), Independiente del Valle (EQU) e Barcelona de Guayaquil (EQU), o clube poderia viajar quase 30 mil quilômetros, mas foi beneficiado com dois jogos em sequência no Equador. Dessa forma, o Rubro-Negro economizou uma viagem e percorreu cerca de 19.600 km, somando todos os trechos de ida e volta.

​Antes de iniciar a campanha em busca do Tri da Libertadores, o Flamengo ainda tem dois compromissos pela Taça Guanabara. O primeiro será nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília), contra o Vasco, no Maracanã. Em seguida, no sábado, o Rubro-Negro enfrenta a Portuguesa no último teste antes da maratona pela América do Sul.