Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com apenas uma semana ‘cheia’ até a Libertadores, Domènec e elenco debatem para Fla voltar aos trilhos

Catalão terá maratona de jogos no Brasileirão pela frente e, após escolhas contestáveis nas primeiras rodadas, vive pressão para ajustar a equipe com o apoio de&nbsp;feedbacks<br>

Torrent vai para o terceiro jogo pelo Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)
Escrito por

O Flamengo vive dias nebulosos, como há tempos não se via. As nuvens carregadas acompanharão a delegação rubro-negra rumo à capital do Paraná, onde, neste sábado, pela segunda rodada do Brasileiro, o clube terá o Coritiba como próximo adversário. Nota-se que o tempo é curto e inimigo para que a filosofia de trabalho do já contestado Domènec Torrent seja assimilada. 

> Confira a tabela do Campeonato Brasileiro

Nos dois primeiros jogos do Brasileirão, foram duas derrotas com performances pífias e alterações táticas bruscas em relação à equipe vencedora de Jorge Jesus - o que gerou surpresa internamente.

Na última quinta-feira, ainda no hotel em que o Fla estava hospedado em Goiânia e antes do treino, líderes do elenco se reuniram com Dome e outros membros da comissão técnica para externar suas visões acerca do atual cenário e debater soluções (como preferências a serem convergidas).

Filipe Luís, logo após a derrota diante do Atlético-GO por 3 a 0, por exemplo, salientou que o desempenho da equipe era "algo a se analisar". 

- É um início diferente, com mudanças, uma pandemia, mas nada é desculpa. A forma como não estamos desempenhando o nosso futebol é algo a se analisar. Vamos estudar e buscar corrigir - realçou o lateral-esquerdo, em coletiva.

Cabe destacar que o início da trajetória de Jorge Jesus também contou com tropeços e críticas por conta de desalinhos quanto às características de peças do elenco (como a utilização de Rafinha contra o Emelec, pela Libertadores). O time não engrenou de imediato, chegou a sofrer pressão após a queda na Copa do Brasil (para o Athletico-PR, nos pênaltis) e achincalhado depois da derrota para o Bahia em Salvador (3 a 0), pelo Brasileiro.

São contextos distintos, mas que exprimem a natural dificuldade a respeito da adaptação de um técnico estrangeiro. Os diálogos entre as partes envolvidas são fundamentais e podem recolocar o Fla nos trilhos.

UMA RARA 'FOLGA' NO CALENDÁRIO

O LANCE! já havia esmiuçado e alertado que o calendário apertado, com jogos seguidos, com intervalos de 72 ou 96 horas, seria um empecilho significativo para Dome.

E a próxima "folga" que o Flamengo terá entre partidas tardará. A única semana "cheia" para treinamentos, daqui até o reinicio na Libertadores, será entre o duelo com o Botafogo, dia 23 deste mês, e com Santos, dia 30. Ou seja, podem ser até sete sessões de atividades (incluindo no dia do confronto) para reajustar a engrenagem.

Em tempo: o reinicio da Libertadores para o Flamengo será no 17 de setembro, contra o Independiente Del Valle, no Equador. Até lá, agora com intensificados feedbacks coletivos, há muita água para rolar. E o clube espera que ela role sem outras tempestades pelo percurso.

OS JOGOS ATÉ O REINICIO NA LIBERTADORES

15/8, 19h30 - Coritiba (F) - Brasileirão

19/8, 19h15 - Grêmio (C) - Brasileirão

23/8, 11h - Botafogo (C) - Brasileirão

30/8, 16h - Santos (F) - Brasileirão

3/9, 19h15 - Bahia (F) - Brasileirão

6/9, 18h - Fortaleza (C) - Brasileirão

9/9, 21h30 - Fluminense (F) - Brasileirão

12/9, 18h - Ceará (F) - Brasileirão

17/9, 21h - Independiente Del Valle (F) - Libertadores