Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em busca do equilíbrio entre ataque e defesa, Flamengo mira sequência decisiva pelo Carioca e Libertadores

Após vencer o Vélez Sarsfield na Argentina, Rubro-Negro se reapresenta nesta quinta e inicia a preparação para o duelo com o Volta Redonda, que vale o título da Taça Guanabara

Arrascaeta comemora o gol da vitória sobre o Vélez (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
Escrito por

A estreia na Libertadores contra o Vélez Sarsfield resumiu o início de temporada do Flamengo: enquanto sobra no ataque, a equipe comandada por Rogério Ceni sofre na defesa. No fim das contas na Argentina, o poderio ofensivo superou qualquer fragilidade e garantiu os três pontos. Agora, com uma sequência decisiva pela frente em duas competições, o treinador tem a missão de reduzir esse desequilíbrio para tornar as vitórias menos sofridas.

+ Destaque na vitória sobre o Vélez, Arão entra em lista seleta do Flamengo

Após voltar de Buenos Aires, o elenco do Flamengo teve folga nesta quarta-feira e se reapresentará na tarde desta quinta ao Ninho do Urubu. Será o início da preparação para o duelo contra o Volta Redonda, no sábado, válido pela última rodada da Taça Guanabara. Como as duas equipes lideram o torneio, a partida se tornou uma 'decisão' pelo título simbólico do tradicional primeiro turno do Estadual.

O planejamento da comissão técnica é, inclusive, usar força máxima contra o Voltaço. Além da possibilidade de garantir a segunda taça da temporada, a partida serve para a equipe fazer ajustes de olho no confronto com o Unión La Calera, pela segunda rodada da Libertadores, e nas fases finais do Campeonato Carioca.

E essa será exatamente a tônica do Flamengo nas próximas semanas: jogo decisivo pelo Estadual aos sábados e domingos e duelos importantes da Libertadores no meio de semana. Caso avance para a final do Carioca, serão 10 jogos decisivos em um intervalo de 34 dias.

+ Confira as tabelas completas do Carioca e da Libertadores

Diego foi um dos destaques contra o Vélez (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Confira os próximos jogos do Flamengo:

- 23/04 - Flamengo x Volta Redonda (11ª rodada da Taça Guanabara)
- 26/04 - Flamengo x Unión La Calera (2ª rodada da Libertadores)
- 01/05 - Semifinal do Campeonato Carioca (ida)
- 04/05 - LDU x Flamengo (3ª rodada da Libertadores)
- 08/05 - Semifinal do Campeonato Carioca (volta)
- 11/05 - Unión La Calera x Flamengo (4ª rodada da Libertadores)
- 16/05 - Final do Campeonato Carioca*
- 19/05 - Flamengo x LDU (5ª rodada da Libertadores)
- 23/05 - Final do Campeonato Carioca*
- 27/05 - Flamengo x Vélez (6ª rodada da Libertadores)

* caso se classifique nas semifinais

A sequência de jogos obrigará o Flamengo a montar um planejamento e usar o time alternativo em algumas partidas decisivas do Carioca. Os duelos de semifinais, por exemplo, antecedem duas viagens desgastantes para o Rubro-Negro e podem ser boas oportunidades de poupar alguns titulares em meio a essa maratona. 

+ Com direito a viagem de ônibus, Flamengo percorrerá mais de 19 mil km na fase de grupos da Libertadores

Ceni tem missões pela frente (Foto: Juan Mabromata/POOL/AFP)

Com o grande número de jogos e viagens pela frente, cada treinamento se torna importante para resolver as deficiências defensivas, que ficam claras pelos números. Nos seis jogos da equipe principal na temporada, o Flamengo foi vazado em cinco e sofreu 10 gols no total. Por outro lado, o ataque não deixa a desejar: 16 gols marcados - uma média de 2,66 gols por jogo.

Com um estilo de jogo que preza pela ofensividade, a recomposição defensiva e os espaços deixados entre as linhas de defesa e meio-campo são os principais pontos de atenção. Nos últimos jogos, a equipe sofreu gols de contra-ataque contra Vasco, Portuguesa e Vélez. Além disso, a fragilidade na bola parada defensiva e a inconsistência no perde-pressiona também ficaram claros em determinados momentos.

Ciente do calendário cheio e dos problemas a consertar, Rogério Ceni comandará treino no Ninho do Urubu na tarde desta quinta-feira. A partida contra o Volta Redonda está marcada para sábado, às 19h (de Brasília), no Maracanã. O LANCE! transmitirá o duelo em Tempo Real.