Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Esquema de segurança de Flamengo x Grêmio contará com 800 policiais

Reunião na sede da Ferj, nesta segunda-feira, definiu os esquemas de trânsito e segurança para a partida decisiva pela Copa Libertadores, no Estádio do Maracanã, nesta quarta

Maracanã será palco da semifinal do Flamengo x Grêmio, pela Copa Libertadores (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)
Escrito por

Em reunião na sede da Ferj, nesta segunda, foram definidos os esquemas de trânsito e segurança da partida entre Flamengo e Grêmio, pela semifinal da Libertadores, na quarta-feira. Serão 800 policiais militares e 346 guardas de trânsito envolvidos na operação da partida no Maracanã. Ainda haverá bloqueios de rua a partir das 18h e barreiras de verificação de ingressos no entorno do estádio.

A expectativa é de um público superior aos 60 mil torcedores no Maracanã. A procura por ingressos foi muito grande e todos estão esgotados, segundo o site oficial do Flamengo. De acordo com o major Sílvio Luiz, comandante do BEPE, a organização está ciente do risco e preparada para impedir tentativas de invasão ao estádio, como já aconteceu na partida entre Flamengo e Independiente, da Argentina, na final da Copa Sul-Americana em 2017.

- O BEPE vai gerenciar o efetivo na parte interna e externa como um todo. Teremos o sexto batalhão fazendo o perímetro no Maracanã. Assim como o quarto batalhão terá efetivo reforçado. Todas as vias de acesso estarão cobertos. A gente calcula que o efetivo da policia militar esteja em torno de 800 policiais. É um número muito maior do que aplicamos em outros jogos da Libertadores e também do Brasileiro. Nosso objetivo principal é colocar o policiamento no solo para que somente o torcedor com ingresso acesse o estádio - afirma o major Silvio Luiz, comandante do Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios.

Estiveram presentes Severiano Braga (Gerente de Operações de Jogos e Estádio do Flamengo e Diretor Geral do Maracanã), o major Silvio Luiz (comandante do BEPE), Marcelo Viana (Diretor de Competições da FERJ), Felipe Michel (Secretário de Qualidade de Vida e Eventos do Rio), Cláudio Varela (Promotor de Justiça do MP/RJ), Gustavo Oliveira (assessor da CET-Rio), Carlos Cristo (Subdiretor de Ordenamento da Guarda Municipal e Gutemberg de Paula (Secretário de Ordem Pública).

As conversas entre as partes já haviam começado há algumas semanas, destacou o diretor do Flamengo. A partida também servirá como um teste para a decisão da Copa Libertadores de 2020, que será no Estádio do Maracanã, como confirmou a Conmebol na semana passada.

- A partir do momento que soubemos que estávamos classificados para a semifinal da Libertadores, fizemos reuniões com os órgãos de segurança e também com a prefeitura e o governo. Todos os olhos estão virados para o Maracanã, principalmente por esse jogo e pelo estádio ser sede da final da Libertadores do ano que vem. Todos nós estamos preparados para atender os torcedores da melhor maneira - destaca Severiano Braga, Gerente de Jogos e Estádio do Flamengo.

Confira outras informações importantes sobre Flamengo x Grêmio:

Metrô terá esquema especial:

O MetrôRio vai ampliar o horário de funcionamento do metrô e trens extras serão disponibilizados. Além disso, a empresa vai aumentar o número de funcionários de segurança e de bilheteria nas estações do Centro da cidade e no entorno do estádio.

O MetrôRio pede que os torcedores tentem embarcar no sistema com antecedência. As estações Maracanã e São Cristóvão vão contar com orientadores de fluxo.

Após o final do jogo, o embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão será estendido em uma hora. As demais estações ficarão abertas apenas para desembarque. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo–Gávea e Antero de Quental–Gávea) funcionarão até a chegada do último trem nestas estações.

Linhas de ônibus terão trajeto alterado:

Linhas de ônibus municipais e intermunicipais terão o itinerário alterado. A lista de linhas alteradas e o trajeto de circulação estão aqui: http://bit.ly/linhasbus231019

ROTAS ALTERNATIVAS

Os veículos deverão utilizar as seguintes rotas alternativas:

Provenientes do Centro e Zona Sul

• Para Tijuca, utilizar rota da Paulo de Frontin e Satamini ou seguir pela Praça da Bandeira, Rua Pará/ Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros;
• Para Vila Isabel e Grajaú utilizar rotas acima e em seguida Rua Major Ávila e Rua Felipe Camarão;
• Para região do Grande Méier, utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.
Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno
• Para Centro e Zona Sul, utilizar a rota Conde de Bonfim – Haddock Lobo.
Provenientes do Grande Méier
• Para Centro e Zona Sul, utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.

MORADORES DO ENTORNO

O acesso de veículos dos moradores do entorno imediato do Maracanã - ruas Prof. Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário - será feito acessando a Av. Paula Sousa e R. Prof. Eurico Rabelo, mediante apresentação de comprovante de residência.

Devido ao grande número de pedestres na área bloqueada é solicitado aos moradores que, sendo possível, ajustem os horários de seus deslocamentos, evitando circular de carro nos horários das interdições.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

• Utilizar transporte público (metrô e trem) para chegada e saída do evento;

• Táxis, vans e veículos não credenciados não passarão pelos bloqueios;

• Moradores deverão portar comprovante de residência.

Equipes da CET-Rio

Para atender o movimento de público esperado e minimizar os impactos no trânsito, . A operação de trânsito contará com a participação de 145 homens, entre Guardas Municipais, controladores da CET-Rio e equipes de apoio, com 10 veículos operacionais e 20 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios durante todo o período do evento.

Serão ainda utilizados 17 painéis de mensagens variáveis móveis e fixos que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e as rotas alternativas.

Não serão criadas áreas de estacionamento para o evento, o que, aliado às diversas interdições previstas, não recomenda a utilização de automóvel particular. A SEOP - Secretaria de Ordem Pública atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. Além disso, 5 reboques (leves e pesados) da CET-Rio serão posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de algum veículo na região.