Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após novos desfalques por causa da Covid-19, veja opções para Dorival escalar o Flamengo na Libertadores

O Flamengo já tinha duas baixas confirmadas para enfrentar o Tolima, pela Libertadores; por causa do surto de Covid-19 no clube, o número de desfalques subiu para dez jogadores

Dorival Júnior durante o jogo contra o América-MG (Foto: Daniel Teobaldo/LANCEPRESS!)
Escrito por

O Flamengo tem uma longa lista de desfalques para enfrentar o Tolima no Estádio Manuel Murillo Toro, às 21h30 desta quarta-feira, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. No total, são dez jogadores de fora: sete testaram positivo para a Covid-19, um está suspenso e dois estão lesionado. Por isso, o LANCE! mostra as possibilidades de Dorival para escalar o Fla posição a posição. 

> Barca está prestes a aumentar; veja quem deixou o Fla em 2022

OS DESFALQUES

Inicialmente, cabe destacar quem está de fora. A primeira baixa confirmada foi João Gomes, que recebeu o terceiro cartão amarelo no jogo da última rodada da fase de grupos. Ele, portanto, cumpre suspensão na primeira partida contra o Tolima.

Na sequência veio a confirmação da ausência de Bruno Henrique. O atacante sofreu uma lesão multiligamentar no joelho direito, passou por cirurgia e só volta a atuar em 2023. Ele já recebeu alta do hospital e começará a fisioterapia no Ninho do Urubu no dia 4 de julho.

As demais baixas aconteceram na última segunda-feira. Isso porque Diego Alves, Matheus Cunha, Kauã (goleiros), Fabrício Bruno (zagueiros), Willian Arão, Daniel Cabral e Matheus França (meias) testaram positivo para a Covid-19 e não viajaram com o grupo para a Colômbia.

Rodrigo Caio também ficou fora da viagem, por conta de uma tendinite da pata de ganso do joelho esquerdo. O zagueiro seguirá no Rio de Janeiro, tratando no CT do Ninho do Urubu.

AS OPÇÕES 

Goleiros:
No gol, só há duas possibilidades: Santos ou Hugo. A tendência, então, é de que o primeiro seja o titular. Na ausência de Diego Alves, que ficou de fora do jogo contra o América-MG por causa de desgaste, Santos ganhou oportunidade entre os titulares. Ele, aliás, foi um dos melhores em campo naquela noite.

Zagueiros:
Aqui, a boa notícia fica por conta da volta de David Luiz, que se recuperou de um edema, como informou o "ge" primeiramente. Dessa forma, ele pode ser o escolhido para fazer fazer dupla de zaga com Pablo. Por outro lado, Léo Pereira e Gustavo Henrique tiveram uma atuação segura contra o América-MG e, assim, podem ser os escolhidos caso o camisa 23 ainda não esteja 100%.

Laterais:
Nesta posição, Matheuzinho, Rodinei, Ayrton Lucas e Filipe Luís estão à disposição de Dorival Júnior. Todos já ganharam oportunidades com o treinador no time titular e atuaram em bom nível. A escolha, portanto, ficará a critério do treinador a partir das observações do treino desta terça-feira. 

Meias:
​A situação começa a ficar mais delicada aqui. Com a ausência de João Gomes e Willian Arão, a tendência é de que Dorival Júnior abra mão da escalação com três volantes - a menos que opte por Diego Ribas, que já cumpriu a função no passado, mas este já é um cenário menos provável. 

Os meio-campistas de frente são Arrascaeta e Everton Ribeiro. Desse modo, caso Dorival opte por um esquema com dois volantes, é provável que o camisa 7 volte a ganhar oportunidade no time titular e jogue ao lado do uruguaio. 

Atacantes:
​Esta é uma posição que não sofreu com desfalques por causa da Covid-19. Dessa forma, Gabigol, Pedro, Lázaro, Victor Hugo, Vitinho e Marinho estão disponíveis. No último jogo do Flamengo, os dois primeiros fizeram a dupla de ataque que funcionou, apesar da oscilação de Gabi na etapa final. Vitinho já foi utilizado na vaga de Bruno Henrique, mas a aposta não funcionou tão bem quanto com os camisas 9 e 21.