Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após insucesso em 2018, Fla mira volta à temporada diferente em 2019

Rubro-Negro retorna ao calendário com jogo decisivo pela frente contra o Athletico-PR na quarta-feira. Objetivo é finalizar campeonatos de forma diferente do ano passado.

Flamengo terá jogos decisivos pela frente ainda no atual mês de julho (Diego Maranhão)
Escrito por

O torcedor rubro-negro não tem muitas lembranças positivas para recordar da temporada de 2018. E não poderia ser diferente: dentro de campo, o Flamengo disputou quatro competições e não levantou a taça em nenhuma delas. Nem mesmo no Carioca, onde venceu a Taça Guanabara, mas, nas semifinais gerais, perdeu para o Botafogo, que viria a se tornar campeão. O fracasso no Estadual levou à primeira troca de treinador: saiu Paulo César Carpegiani e Mauricio Barbieri foi efetivado à equipe principal.

O intervalo entre o início do Brasileiro e os primeiros jogos após o retorno da Copa do Mundo foi o de melhor momento do time na campanha. O Flamengo chegou a liderar o Brasileirão, emplacou uma sequência de boas partidas, eliminou o Grêmio da Copa do Brasil e parecia firme e forte. Só parecia. A partir de agosto, definhou gradativamente no campeonato nacional e perdeu a liderança; nas Copas, caiu para Corinthians na doméstica e para o Cruzeiro na Libertadores. Barbieri foi demitido e Dorival Junior assumiu para evitar um desastre maior em âmbito caseiro.

Nos números, o roteiro de 2019 está escrito de uma forma parecida com a do ano anterior. Em 2018, a temporada parou para a Copa do Mundo com o time tendo 69,5% de aproveitamento, contrastando com os 55% da segunda parte. Atualmente, até a parada para a Copa América, o Rubro-Negro tem 69,6%. Semelhante, verdade seja dita, mas com uma diferença significativa: o Flamengo venceu o Carioca deste ano, mas está na 3ª colocação na Série A.

Apagar tudo o que havia escrito e começar uma nova história, ainda que baseada na antiga, depende só da equipe, agora comandada por Jorge Jesus. E as linhas começam a ser traçadas nesta semana, na Copa do Brasil. Na quarta-feira, às 21h30, o Fla já tem jogo decisivo de mata-mata contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada. A viagem para Curitiba está marcada para depois da atividade desta terça-feira, na parte da manhã.

A estreia do português é só o início de uma sequência de peso só nas próximas semanas de julho: pelo Campeonato Brasileiro, os confrontos contra Goiás (dia 14, no Maracanã), Corinthians (21, na Arena Corinthians) e Botafogo (28, noo Maracanã) poderão decidir o futuro do time no torneio. Além disso, nos dias 24 e 31, enfrenta o Emelec pelas oitavas de final da Libertadores. Antes, dia 17, tem a volta da eliminatória contra o Furacão.