Eurocopa

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Presidente de Portugal condecora seleção após título da Eurocopa

Marcelo Rebelo de Sousa entregou o título de Comendador, a maior honra civil do país

Presidente de Portugal, Rebelo de Sousa, ao lado da taça da Eurocopa (Foto: Nuno Fox / AFP)
Escrito por

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou nesta segunda-feira a seleção de futebol com o título de comendador, a maior honra civil do país. A equipe, treinada por Fernando Santos, conquistou no último domingo a Eurocopa pela primeira vez após bater a França por 1 a 0, na prorrogação, gol de Éder.

Os jogadores chegaram nesta segunda a Lisboa no avião 'Eusébio', batizado em homenagem ao ex-jogador português, um dos maiores da história mundial. Os atletas seguiram para o Palácio de Belém - residência oficial do presidente -, onde receberam diploma honorário, já que as medalhas ainda não ficaram prontas.

Vestido com uma bandeira da Ilha da Madeira, o capitão Cristiano Ronaldo foi o último a receber a condecoração, em meio a aplausos dos presentes. Entre eles o primeiro-ministro, António Costa, e os líderes dos principais partidos políticos.

- A Ordem do Mérito não é a maior condecoração que você recebeu ou irá receber. Essa foi dada pelo povo português e está cheia de orgulho e gratidão pelo que você fez durante mais de um mês por Portugal - disse o presidente.

Rebelo de Souza e Fernando Santos (Foto: José Manuel Ribeiro / AFP)

Rebelo de Sousa teceu elogios à seleção portuguesa e disse que o título não foi obra da sorte.

- Há um mês e três dias, disse que somos os melhores da Europa e muita gente me disse que somos bons, mas temos sorte. Foi provado que não há casualidade ou sorte e que não somos uma equipe qualquer e nem houve outra melhor. Somos os melhores da Europa.

CR7 com a bandeira da Ilha da Madeira (Foto: Nuno Fox / AFP)

O governante dedicou suas palavras aos emigrantes portugueses, principalmente aqueles que residem na França, onde vivem cerca de 1 milhão de lusitanos e descendentes.

- Hoje os emigrantes chegam ao trabalho e dizem que somos tão bons como vocês.