Eurocopa

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Piqué marca no fim e Espanha vence a República Tcheca no sufoco

Apesar de amplo domínio, a Fúria só conseguiu marcar aos 41 minutos do segundo tempo

(Foto: Pierre-Philippe Marcou / AFP)
Escrito por

A paciência espanhola foi recompensada. Após martelar durante todo o jogo, a Fúria venceu a República Tcheca por 1 a 0, com gol de Piqué, em cruzamento perfeito de Iniesta, na estreia da seleção na Eurocopa. O triunfo serviu para acalmar os ânimos na seleção de Vicente del Bosque, após o caso 'De Gea' e a derrota no amistoso para Geórgia, antes do início do torneio.

Com o resultado, a Espanha chega aos três pontos e se iguala a Croácia na liderança do Grupo D. República Tcheca e Turquia seguem com zero. Na próxima rodada, os espanhóis encaram os turcos na próxima sexta-feira, às 16h, em Nice, enquanto os tchecos pegam os croatas no mesmo dia, às 13h, em Saint-Étienne. 

A Espanha começou como de costume: toque de bola, cadenciando o jogo, aproveitando a qualidade de seus homens do meio de campo, como Iniesta, Fàbregas e David Silva. A troca de passes, contudo, não transformava a Fúria em uma equipe eficiente, apesar do gol perdido por Morata, após cruzamento do jogador do Manchester City e ótima defesa de Cech.

O goleiro do Arsenal foi se transformando em herói da partida. Ainda na primeira etapa, ele ganhou novo duelo sobre Morata, após saída errada da defesa da República Tcheca. Cech chegou a ser surpreendido pela genialidade de Iniesta, que o viu adiantado e mandou de longe. Mas a bola foi para fora, para sorte do arqueiro.

Na segunda etapa, a República Tcheca manteve sua tática, jogando por uma bola para surpreender a Espanha, que precisava sair para o jogo. Afinal, um empate para os tchecos seria um excelente resultado. Mas para os espanhóis, favoritos e atuais bicampeões, somente a vitória superaria a desconfiança.

E essa bola da República Tcheca quase saiu em duas jogadas. A primeira delas com Rubnik, que aproveitou cobrança de falta e cabeceou, para boa defesa do goleiro De Gea. Na outra, Selassie escorou e a bola cairia limpa para Kaderábek abrir o placar, mas Fàbregas cortou e salvou o gol certo dos tchecos.

Cech para Morata em ataque da Espanha (Foto: Pascal Pavani / AFP)

Apesar do susto, a Espanha seguia dominando amplamente a partida, mas sem conseguir colocar uma bola na rede. David Silva teve sua chance em chute de fora da área, Thiago Alcântara perdeu ao demorar para finalizar. A Fúria passou grande parte da segunda etapa perto da área da República Tcheca, mas não estava em um dia feliz, a ponto de tirar o zero do placar.

A valentia tcheca durou 86 minutos. E a persistência espanhola foi recompensada. Em jogada 'catalã', Pedro rolou para Iniesta. O meia colocou na cabeça do zagueiro Piqué, que, enfim, venceu Petr Cech. E por muito pouco a Fúria não sofreu como a Inglaterra contra a Rússia. Nos acréscimos, Darida finalizou forte, mas De Gea fez linda defesa. Foi o último lance do jogo, a primeira vitória da Fúria na Eurocopa 2016.

FICHA TÉCNICA
ESPANHA 1 X 0 REPÚBLICA TCHECA


Local: Stadium de Toulouse, em Toulouse (França)
Data: 13 de junho de 2016
Hora: 10h (de Brasília)
Árbitro: Szymon Marciniak (POL)
Assistentes: Pawel Sokolnicki (POL) e Tomasz Listkiewicz (POL)
Cartão amarelo: Limbersky (RTC)

GOL: Piqué - 41'/2°T (1-0)

ESPANHA: De Gea, Juanfran, Piqué, Sérgio Ramos e Jordi Alba; Busquets, Fàbregas (Thiago Alcântara - 24'/2°T) e Iniesta; David Silva, Morata (Aduriz - 17'/2°T) e Nolito (Pedro - 36'/2°T). Técnico: Vicente Del Bosque

REPÚBLICA TCHECA: Cech, Kaderabek, Hubnik, Sivok e Limbersky; Darida, Plasil, Gebre Selassie (Sural - 40'/2°T), Krejci e Rosicky (Pavelka - 43/2°T); Necid (Lafata - 29'/2°T). Técnico: Pavel Vrba