Eurocopa

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Irlanda do Norte vence a primeira e afunda a Ucrânia no grupo C da Euro

McAuley e McGinn fizeram os gols da vitória por 2 a 0. Ucranianos ficam com zero, em duas partidas, e se complicam em busca de vaga nas oitavas. Alemanha e Polônia jogam às 16h

McAuley fez o primeiro gol da vitória da Irlanda do Norte  (Foto: Jean-Philippe Ksiazek / AFP)
Escrito por

A Irlanda do Norte segue viva na Eurocopa. A seleção britânica venceu a Ucrânia por 2 a 0, gols de McAuley e McGinn, e conquistou sua primeira vitória na história da Eurocopa. A partida chegou a ficar interrompida por alguns minutos, depois que uma chuva de granizo caiu forte em Lyon.

Com o resultado, a Irlanda do Norte chega a três e se iguala a Alemanha e Polônia, que jogam às 16h desta quinta-feira, no grupo C. A Ucrânia, com zero, fica em situação crítica na Eurocopa.

A postura das duas equipes ficou bem definida desde o início. Com mais qualidade, a Ucrânia abusava da troca de passes para tentar furar a retranca rival. A Irlanda do Norte, por sua vez, ficava na defesa e apostava em lances de bola parada para surpreender.

A Ucrânia bem que tentou algo a mais no primeiro tempo, tinha mais vontade de vencer. Sydorchuk pegou a sobra e assustou. Pelo chão a Irlanda do Norte nada criava, por cima levava perigo. Evans e Cathcart tiveram suas chances, mas desperdiçaram.

Jogo foi bem disputado (Foto: AFP/JEAN PHILIPPE KSIAZEK)

A etapa inicial ficou marcada mais pela homenagem das duas torcidas ao torcedor da Irlanda do Norte que morreu na semana passada, após cair de uma varanda em Nice. O minuto 24 foi escolhido em referência à idade do fã.

O futebol apresentado pela Ucrânia ficou no vestiário. Logo aos três minutos, em seu ponto forte, a Irlanda do Norte abriu o placar. Após falta cobrada pela esquerda, McAuley cabeceou sozinho na segunda trave para marcar. Da mesma forma, Davis quase fez o segundo, mas Pyatov apareceu bem.

Granizo interrompe partida em Lyon (Foto: Philippe Desmazes / AFP)

Aos 12 minutos, o árbitro foi obrigado a paralisar o duelo devido à forte chuva de granizo que caiu sobre o estádio em Lyon. A interrupção não demorou muito e, em poucos minutos, a bola voltou a rolar. O jogo foi retomado com a Irlanda do Norte fechadinha e a Ucrânia indo para o tudo ou nada. O goleiro McGovern fechou o gol e impediu o empate, principalmente em chute de Yarmolenko. Já Konoplyanka também tentou, mas mandou para fora. 

Já no apagar das luzes, a Irlanda do Norte chegou ao segundo gol para fechar o caixão da Ucrânia. Em lance pela direita, McGinn aproveitou rebote de Pyatov e balançou as redes, para festa da torcida, que não parou nem um minuto sequer de apoiar.

FICHA TÉCNICA
UCRÂNIA 0 X 2 IRLANDA DO NORTE


Local: Estádio Parc Olímpico Lyon, em Lyon (França)
Data: 16 de junho de 2016 (Quinta-feira)
Horário: 13h(de Brasília)
Árbitro: Pavel Královec (República Tcheca)
Cartões amarelos: Seleznyov, Sydorchuk (UCR), Ward, Jonny Evans e Dallas (ILN)

GOLS: McAuley - 4'/2°T (0-1), McGinn - 51'/2°T (0-2)

UCRÂNIA: Pyatov, Fedetskiy, Kacheridi, Rakitsky e Shevchuk; Sydorchuk (Garmash - 30'/2°T), Stepanenko, Kovalenko (Zinchenko - 38'/2°T), Konoplyanka e Yarmolenko; Seleznyov (Zozulya - 25'/2°T). Técnico: Mykhaylo Fomenko

IRLANDA DO NORTE: McGovern, Hughes, McAuley, Cathcart e Jonny Evans; Corry Evans (McNair - 48'/2°T), Norwood, Ward (McGinn - 24'/2°T), Steven Davis e Dallas; Conor Washington (Magennis - 39'/2°T). Técnico: Michael O'Neill