Eurocopa

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Greve geral na França. Mais uma dor de cabeça para organização da Euro

Paralisação contra a reforma trabalhista  está prevista para ocorrer nesta terça-feira, dia dos jogos do Grupo F: Portugal x Islândia e Áustria x Hungria 

Greves, como a dos garis,  complicam o dia a dia da França, que  viverá um dia de manifestações e  greve geral nesta terça-feira, dia de dois jogos da Euro  (Carlos Alberto Vieira)
Escrito por

Um dos dias mais complicados para os organizadores da Eurocopa-2016 será a próxima terça-feira, quando está programada uma greve geral na França, além de vários protestos. Tudo contra uma reforma trabalhista que o governo do presidente François Hollande tenta implantar. O motivo de ser nesta data é que o Senado será palco de discussões sobre as tais propostas (as principais: aumento da carga horária semanal de trabalho, maior facilidade para demissões e redução das indenizações).

Isso deixa uma dúvida: as partidas programadas para 14/6 - Austria x Hungria, em Bordeaux, e Portugal x Islândia, em Saint-Etienne - apresentarão problemas ou não? Em Bordeaux, ônibus e trens já estão em greve.

O que atenua a tensão é que até o momento, os manifestantes e os sindicatos de classe estão procurando, nas suas várias paralisações pontuais e operações-tartaruga não atrapalhar os jogos e os torcedores, minimizando ações na região dos jogos.

Um exemplo ocorre em Lyon. Nesta segunda-feira, exatamente no dia do primeiro jogo da Euro na cidade, entre Bélgica e Itália, haverá paralisação dos trens da cidade. Porém, a linha que leva até o estádio (que fica muito afastado do centro, no meio do nada) reabrirá às 16h. Outro exemplo ocorre na greve dos pilotos da Air France. Um bom efetivo segue trabalhando e poucos voos dão problemas.

É neste bom senso que os organizadores estão apostando, já que não têm muito o que fazer no caso da greve geral ganhar grande adesão.