Eurocopa

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

França encara a Irlanda sete anos após polêmica mão de Henry

Lance, que ocorreu em novembro de 2009, classificou a seleção francesa para Copa do Mundo de 2010 e impediu que os irlandeses disputassem a competição

França e Irlanda duelam por uma vaga nas quartas de final da Eurocopa
Escrito por

O confronto entre França e Irlanda neste domingo, às 10h, no estádio Parc Olympique Lyonnais, em Lyon, vale mais do que uma vaga nas quartas de final da Eurocopa. É a primeira vez que as duas seleções se enfrentam após o fatídico episódio da mão de Henry, que acabou classificando os gauleses para a Copa do Mundo de 2010 e eliminando as chances dos irlandeses.

Em novembro de 2009, França e Irlanda disputavam a repescagem para o Mundial. Na primeira partida, vitória gaulesa fora de casa por 1 a 0. Na volta, o troco e o jogo foi para a prorrogação. Foi quando Henry recebeu de Wiltord, ajeitou duas vezes com a mão e cruzou para Gallas marcar, garantindo um lugar na Copa. O atacante foi considerado ‘inimigo de estado’ no Eire.

– O jogo de 2009 faz parte da história, aconteceu há seis anos e no futebol não existe vingança. Eles não podem vingar o que aconteceu, porque isso realmente passou e não há nada a fazer. Agora, eles podem sim escrever uma nova página na história do futebol deles, assim como nós no nosso. Esse jogo não tem nenhuma influência – disse o técnico Deschamps.

Os irlandeses preferiram não alimentar a polêmica de sete anos atrás. O defensor Richard Keogh preferiu não entrar em detalhes.

– Muita gente viu o que aconteceu nesse jogo, foi óbvio para nós e acho que para todos. Mas o importante é o que vai acontecer agora, estamos focados neste jogo

O'NEILL CRITICA DISTRIBUIÇÃO DE INGRESSOS

O técnico da Irlanda, Martin O'Neill, criticou os organizadores da Eurocopa 2016 por terem dado apenas 4,5 mil ingressos para os torcedores irlandeses no jogo contra a França, pelas oitavas de final. O Estádio de Lyon tem capacidade para 58 mil pessoas e estará tomado pelos fãs da seleção anfitriã.

— Eu tenho uma queixa sobre a distribuição de ingressos. É totalmente desproporcional para um estádio deste tamanho e deste brilho. Para nós, ou qualquer time que fosse jogar nas oitavas de final aqui, receber menos do que 5 mil ingressos é, eu acho, um tanto injusto, honestamente – disparou o comandante.

O'Neill criticou organização da Euro (Foto: Handout / UEFA / AFP)

A Federação de Futebol da Irlanda revelou que teve que lutar para aumentar o número de ingressos destinados aos torcedores do país – a quantidade inicial era de 3,5 mil.

No triunfo sobre a Itália, em Lille, que garantiu a vaga dos irlandeses nas oitavas de final, 25 mil fãs estiveram no estádio.

– É totalmente desproporcional, e não é porque se trata de nós. Seria injusto para qualquer seleção – disse.