Eurocopa

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Na Euro: ‘due brasiliani’ da Azzurra contra a Legião Estrangeira belga

Com dois brazucas naturalizados - Eder e Thiago Motta, mas apenas um deles titular - a Itália enfrenta a favorita Bélgica, que conta com 12 jogadores com dupla-nacionalidade

Thiago Motta olha fixamente para a área dos fotógrafos enquanto Ogbonna confere as mensagens no celular. O brasileiro, camisa 10 da Itália, deve ficar no  banco na estreia da Azzurra na Euro, contra a Bélgica (Reprodução)
Escrito por

Esta é a Eurocopa mais cosmopolita da história. Segundo o site da Uefa, 128 dos 512 jogadores são naturalizados ou filhos de imigrantes com dupla cidadania e só com duas seleções sem "gringos" (Islândia e Ucrânia). E hoje o torcedor verá o duelo que reúne a equipe com a maior Legião Estrangeira, Bélgica (com 12). contra a seleção mais brasileira do torneio, a Itália, dos naturalizados Thiago Motta e Eder Citadini. O duelo ocorre às 16h, no Stade de Lyon.

Eder está em alta. O atacante ex-Sampdoria que foi contratado no início do ano pela Inter de Milão, saiu-se bem nos treinos e confirmou posição no ataque ao lado de Pellè. Um prêmio pelo seu esforço, depois do fim de temporada com lesões que o levou até mesmo a uma incerteza se ficaria ou no grupo da Euro (um dos cortados foi outro brazuca, Jorginho).

- Ganhei a confiança do técnico por tudo o que fiz nos últimos anos e estou no grupo. Se eu for o titular, não prometo gol, mas doação 100% - disse ainda em Montpellier, onde a Itália está concentrada.

Já Thiago Motta está num momento oposto. Chegou como titular, ganhou a mítica camisa 10 - o que surpreendeu até a imprensa - mas acabou perdendo nos últimos treinos  a posição para outro veterano, que inclusive corria risco de corte: De Rossi. O que motivou a sua queda? Chegaram a falar que ele sentiu críticas racistas por ser o dono da 10 e não nascido no país.

O jornalista italiano da Italpress Franco Zuccala, de 76 anos na ativa desde 1958 , diz que o motivo foi técnico:

- Ele foi mal no último amistoso e nos treinos. Apenas isso. Conte vai escalar a melhor opção.

Mais tarde, durante a coletiva, o técnico Conte disse que não vai ficar mudando as peças ou o esquema 3-5-2 com a defesa toda da Juventus, mas que a Itália terá um arsenal de jogadas e variações. E fez mistério sobre qual a escalação usará:

- Isso vocês vão saber antes do jogo.

Em seguida à coletiva, os jogadores foram até o gramado para o reconhecimento. Como treinaram pela manhã, deram uma passeadinha e pararam no meio de campo. Apenas para cumprir a obrigação de 15 minutos de fotos. Não tiraram nem sequer o uniforme e alguns estavam até com o celular na mão. Thiago e Eder, tranquilos, ficaram juntos. Eder olhava sempre para o estádio e falava alguma coisa enquanto Motta devorava um sanduíche. De vez em quando alguém chegava e puxava alguma conversa com eles, como Ogbonna.

Depois do "horário obrigatório", a dupla saiu com o grupo e tomou o seu lugar no ônibus que levou a delegação para o hotel. Eder ainda com uma pulguinha na orelha. mas 99% entre os titulares. Motta com um fiozinho de esperança no coração, mas 99% no banco.

Na Bélgica...

... o treinador Marc Wilmots não confirmou a escalação, o que dá opções para muitas variações táticas. O ponto chave é se ele reforça a marcação (com Witsel) ou o ataque, com Batshuayi.

- Diferentemente da Copa no Brasil, quando tinha um grupo pequeno, agora possuo muitas opções - disse durante a coletiva.

Mas o momento não poderia ser melhor. Todas as peças importantes  estão liberadas, a torcida mostra confiança e o time, que é excelente,  está entrosado. Até mesmo os italianos consideram que o favoritismo pende para o lado belga. Mas o meia Hazard não quer oba oba e diz que a Bélgica tem de jogar com cautela.

- Claro que esperamos lutar pelo título, mas a Euro é duríssima e curta. O primeiro jogo é o mais importante, por causa da pressão. Temos que buscar um resultado positivo, o empate, pelo menos - disse Hazard.

FICHA TECNICA

BÉLGICA X ITÁLIA
EURO-2016 - GRUPO E - 1ª RODADA
DATA E HORA: 13/6/2016 - 16h
LOCAL:
Stade de Lyon, em Lyon (FRA)
ÁRBITRO: Mark Clattenburg (ENG)
AUXILIARES: Simon Beck E Jake Collin (ENG)

BÉLGICA:
Courtois; Denayer, Aldewreidt, Vermaelen, Vertong; Witsel (Batshuayi), Nainggolan, Mertens e De Bruyne; Hazard e Romelu Lukaku. TEC: Marc Wilmots

ITÁLIA:
Buffon; Bonucci, Barzagli e Chiellini; Candreva, Parolo, De Rossi, Giaccherini e Darmian; Pellè, Eder. TEC: Antonio Conte