Eurocopa

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Croácia cede empate em jogo marcado por rojão e sinalizadores

Seleção abriu 2 a 0, mas acabou ficando na igualdade em 2 a 2 com a República Tcheca. Já perto do fim do jogo, torcida protagonizou cenas lamentáveis  

Torcida croata joga sinalizadores e um rojão para dentro de campo (Foto: Joe Klamar / AFP)
Escrito por

A Croácia perdeu grande oportunidade de garantir a sua classificação antecipada para as oitavas de final da Eurocopa. Após abrir 2 a 0, a equipe acabou cedendo o empate à República Tcheca em 2 a 2 com um gol aos 48 minutos do segundo tempo. Necid marcou logo após o jogo ficar paralisado pelo fato de torcedores croatas ter atirado sinalizadores e um rojão para dentro do campo, que acabou atingindo um funcionário do estádio. 

Com o resultado, a Croácia tem quatro pontos, contra três da Espanha, que enfrenta ainda nesta sexta-feira a Turquia, que tem zero, pelo Grupo D. A República Tcheca tem um.

República Tcheca entrou fechadinha, apostando nos contra-ataques, mesma postura que acabou não dando certo contra a Espanha na primeira rodada. A Croácia, assim como a Fúria, tem como ponto forte o meio de campo, principalmente pela qualidade de jogadores como Modric, Rakitic e Perisic.

Os tchecos resolveram povoar o meio de campo para impedir que os destaques croatas pudessem ter espaço para criar. Em grande parte do primeiro tempo, a estratégia surtiu efeito. Se anulava as ações do rival, também ficavam presos em seu campo, sem ter poder ofensivo.

Perisic fez o primeiro da Croácia (Foto: Philippe Desmazes / AFP)

Por 35 minutos, os croatas só rondavam a área tcheca, sem conseguir criar nada efetivo. No entanto, a estratégia começou a ruir. Modric e Rakitic começaram a se movimentar mais e passaram a abrir espaço. Em grande jogada pela direita, o meia do Barcelona bateu firme, mas Petr Cech salvou com uma linda defesa.

A seleção da República Tcheca só não contava com um vacilo na saída de bola. Badelj recuperou no meio de campo e tocou para Perisic. O meia da Inter de Milão avançou como quis e bateu cruzado. Cech nada pôde fazer.

Em desvantagem, a República Tcheca teve que sair para o jogo para evitar a segunda derrota seguida. Mas não mostrava qualidade. Do outro lado, a Croácia seguia bem melhor em campo e chegou ao segundo gol aos 12 minutos. Os tchecos novamente falharam na saída de bola, Brozovic lançou Rakitic que deu uma cavadinha por cima de Cech para fazer o segundo.

A boa vantagem fez a Croácia recuar e esperar os tchecos. Modric foi substituído logo após o segundo gol, o que acabou desmontando o meio de campo croata. A marcação até estava encaixando perfeitamente quando Rosicky apareceu livre pela direita. O meia do Arsenal cruzou na medida para Skoda colocar no canto esquerdo de Subasic. 

Se em campo o jogo era limpo, na arquibancada a torcida da Croácia fez um papelão. Após jogar sinalizadores em campo, um torcedor atirou um rojão dentro de campo, que acertou um funcionário do estádio. Falhou a segurança em deixar o fã entrar no estádio com o artefato. 

Sinalizadores em campo (Foto: AFP/JOE KLAMAR)

Após cinco minutos de paralisação, a República Tcheca encontrou o gol de empate. Após bola lançada na área, o zagueiro Vida acabou tocando a mão na bola dentro da área. Na cobrança, Necid bateu forte e deixou tudo igual. 

FICHA TÉCNICA 
REPÚBLICA TCHECA 2 X 2 CROÁCIA

Local
: Estádio Geoffroy Guichard, em Saint-Étienne (França)
Data: 17 de junho de 2016, sexta-feira
Horário: 13h (de Brasília)
Árbitro: Mark Clattenburg (Inglaterra)
Cartões amarelos: Sivok (RTC), Badelj, Brozovic e Vida (CRO)

GOLS: Perisic - 36'/1°T (0-1), Rakitic 13'/2°T (0-2),  Skoda - 30'/2°T (1-2) e Necid (48'/2°T)

REPÚBLICA TCHECA: Cech, Kaderabek, Hubnik, Sivok e Limbersky; Darida, Plasil (Necid - 40'/2°T), Skalak (Sural - 21'/2°T), Krejci e Rosicky; Lafata (Skoda - 21'/2°T). Técnico: Pavel Vrba

CROÁCIA: Subasic, Srna, Corluka, Vida e Strinic (Vrsaljko - 53'/2°T); Brozovic, Badelj, Modric (Kovacic - 16'/2°T), Rakitic (Schildenfeld - 52'/2°T) e Perisic; Mandzukic. Técnico: Ante Cacic