Eurocopa

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Chope na vodka! Weiss faz lindo gol em vitória da Eslováquia na Rússia

Meia marcou o primeiro do triunfo sobre os russos por 2 a 1. Hamsik fez o outro

Weiss abriu o placar para a Eslováquia (Foto: Joe Klamar / AFP)
Escrito por

A Eslováquia conseguiu a sua primeira vitória na história da Eurocopa. A equipe fez uma excelente etapa inicial e bateu a Rússia por 2 a 1, em Lille. De quebra, colocou chopp na vodka do rival, uma vez que Weiss (nome também dado às cervejas de trigo) marcou um gol no triunfo - o outro foi de Hamsik, em um chutaço que ainda bateu na trave antes de entrar. 

Com o resultado, a Eslováquia chegou a três pontos, igualando-se a País de Gales, que enfrenta a Inglaterra nesta quinta-feira, no grupo B. O English Team tem um ponto, assim como a Rússia.

A Rússia entrou em campo motivada com o empate nos acréscimos em 1 a 1 com a favorita Inglaterra. Mas parecia que o entusiasmo ficou em Marselha, no Estádio Vélodrome. A Eslováquia, regida pelo maestro Hamsik, mostrava muito mais vontade e força no ataque, apesar da maior posse de bola dos russos.

Hamsik protagonizou a primeira chance de perigo ao finalizar por cima do gol. Aos poucos, a Rússia equilibrou as ações, adiantando a marcação e segurando os eslovacos em seu campo. Smolov quase abriu o placar, chutando à direita do gol de Kozácik.

Mas o lance foi fogo de palha. Logo em seguida, a Eslováquia marcou. Em lindo lançamento do campo de defesa, Hamsik achou Weiss dentro da área. O camisa 7 cortou o zagueiro e bateu colocado para fazer 1 a 0. Os eslovacos seguiram em cima e chegaram ao segundo gol.

Após cobrança curta de escanteio, Hamsik recebeu na ponta esquerda, driblou o marcador e, mesmo sem muito ângulo, soltou a bomba, que ainda bateu na trave para entrar. Lindo gol do camisa 17.

Uma notícia fora de campo poderia ter afetado o andamento da partida. Um alerta de bomba fez a polícia evacuar o media center. Felizmente, era apenas um tripé dentro da bolsa de um jornalista. O objeto foi explodido pelas autoridades.

A Rússia voltou mais presente no ataque tentando inverter o placar adquirido pelos eslovacos no primeiro tempo. A equipe esteve mais próxima da área rival, mas não conseguia finalizar com perigo. A estratégia eslovaca era perigosa, deixando o tempo passar, chamando o adversário para seu campo.

Hamsik fez o segundo gol (Foto: AFP/PHILIPPE HUGUEN)

Sem ter o que perder, a Rússia aproveitou recuo da Eslováquia e foi para cima. Em estourada da defesa, a bola sobrou com Shatov. O meia tabelou com Shirokov e cruzou na medida para Glushakov cabecear no cantinho, sem chances para Kozácik. 

A pressão era intensa. A Eslováquia se defendia como podia e não saía nem para os contra-ataques, aceitando a situação e chamando cada vez mais a Rússia para seu campo.  Por pouco, os russos não repetiram o feito diante da Inglaterra, quando empatou nos acréscimos. Desta vez, a sorte não estava ao seu lado.

FICHA TÉCNICA
RÚSSIA 1 X 2 ESLOVÁQUIA


Local: Estádio Pierre Mauroy, em Lille (França)
Data: 15 de junho de 2016 (Quarta-feira)
Horário: 10h (de Brasília)
Árbitro: Damir Skomina (Eslovênia)

Cartões amarelos: Durica (ESL)

GOLS: Weiss - 31'/1°T (0-1), Hamsik - 45'/1°T (0-2), Glushakov  - 34'/2°T (1-2)

RÚSSIA: Akinfeev, Smolnikov, Berezutski, Ignashevich e Schennikov; Neustädter (Glushakov - intervalo), Golovin (Mamaev - intervalo) e Shatov; Smolov, Kokorin (Shirokov - 30'/2°T) e Dzyuba. Técnico: Leonid Slutsky.

ESLOVÁQUIA: Kozácik, Pekarík, Skrtel, Durica e Hubocan; Pecowsky, Kucka, Mak (Duris - 35'/2°T), Hamsik e Weiss (Svento - 27'/2°T) ; Duda (Nemec - 21'/2°T). Técnico: Jan Kozak.