Eurocopa

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em busca do tetra, Alemanha estreia bem e bate a Ucrânia na Eurocopa

Germânicos fizeram 2 a 0, com gols de Mustafi e Schweinsteiger

(Foto: Patrik Stollarz / AFP)
Escrito por

Em busca do tetra, a Alemanha estreou com o pé direito na Eurocopa 2016. Diante de uma Ucrânia valente, que teve bons momentos durante a partida, os germânicos venceram por 2 a 0, gols do zagueiro Mustafi, que só foi titular devido à ausência de Hummels, e de Schweinsteiger, nos acréscimos, após contra-ataque espetacular.

Com o resultado, a Alemanha se junta à Polônia como líderes do grupo C, com três pontos. Ucrânia e Irlanda do Norte seguem com zero. Na próxima rodada, na quinta-feira,  os alemães encaram os poloneses, enquanto os ucranianos pegam a Irlanda do Norte.

O técnico Joachim Löw entrou em campo com uma formação mais leve, com Draxler como titular e a equipe sem centroavante de ofício. Mario Gomez ficou no banco, com Götze enfiado e Müller pela direita. Os volantes Kroos e Khedira saíam para o jogo, sendo sempre opção para as jogadas de ataque.

Do outro lado tinha uma Ucrânia valente, sem medo da Alemanha, apesar da diferença técnica. A primeira grande oportunidade foi dos ucranianos com Konoplyanka, que parou em Neuer. Os alemães tinham a bola, mas encontravam dificuldades de criar boas chances com o rival bem postado em sua defesa.

Então, a Alemanha aproveitou a qualidade de Toni Kroos para abrir o placar. Em cobrança de falta, ele colocou na cabeça de Mustafi, que testou firme, vencendo Pyatov. Os germânicos seguiram com a posse de bola e trocavam passes no ataque, mas sem eficiência. A Ucrânia, atrás do placar, foi para frente e teve grande chance com Khacheridi, que aproveitou cobrança de escanteio de Konoplyanka, mas Neuer fez linda defesa.

Cabeçada mortal de Mustafi para abrir o placar (Foto: AFP)

Khedira poderia ter ampliado o marcador, mas foi parado por Pyatov. Logo em seguida, o lance mais impressionante do primeiro tempo. Yarmolenko fez boa jogada pela direita e cruzou para Konoplyanka, que entrava livre pelo lado oposto. O camisa 10 chutou e a bola bateu em Boateng. A bola ia entrando quando o zagueiro, em cima da linha, conseguiu tirar. Os ucranianos ainda tiveram um gol anulado por impedimento.

Na volta do intervalo, a partida seguiu bastante complicada para os alemães. Apesar da vantagem, o esquema sem centroavante não se mostrava eficaz. Müller acabou ficando mais deslocado para a direita e ficou mais distante do gol. Götze, o mais enfiado entre os zagueiros, tentava mais as tabelas, em vão.

Schweinsteiger comemora com Löw (Foto: Patrik Stollarz / AFP)

A Ucrânia estava melhor, rondou mais a área alemã no início da etapa. Aos poucos, os germânicos recuperaram o controle da partida, mas continuavam sem criatividade no meio de campo. O jeito era arriscar de fora da área. Götze e Müller, que já se movimentavam mais, testaram Pyatov. 

Com a bola nos pés, a Alemanha foi tocando a bola esperando o tempo passar para garantir a primeira vitória. A Ucrânia foi para frente como pôde e, no apagar das luzes, sofreu o segundo gol. Após contra-ataque fulminante, Özil cruzou na medida para Schweinsteiger - que tinha acabado de entrar - fazer o segundo, garantindo a vitória alemã.

FICHA TÉCNICA
ALEMANHA 2 X 0 UCRÂNIA


Local: Estádio Pierre Mauroy, em Lille (França)
Data: 12 de junho de 2016
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Martin Atkinson (Inglaterra)
Cartão amarelo: Konoplyanka (UCR)

GOLS: Mustafi - 19'/1°T (1-0) e Schweinsteiger - 47'/2°T (2-0).

ALEMANHA: Neuer, Howedes, Boateng, Mustafi e Hector; Kroos, Khedira, Özil, Draxler (Schurrle - 33'/2°T) e Müller; Götze (Schweinsteiger - 44'/2°T). Técnico: Joachim Low.

UCRÂNIA: Pyatov, Fedetskyi, Rakitskiy, Khacheridi e Shevchuk; Stepanenko, Sydorchuk, Konoplyanka, Yarmolenko e Kovalenko (Zinchenko - 28'/2°T); Zozulya (Seleznyov - 21'/2°T). Técnico: Mykhaylo Fomenko.