Eurocopa

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Alemanha esbarra na falta de criatividade e só empata

Polônia amarra o jogo e consegue igualdade sem gols diante da atual campeã do mundo

Lewandowski é travado pela defesa alemã (Foto: AFP/FRANCK FIFE)
Escrito por

A Polônia mostrou à Alemanha que não é ingênua. Nesta quinta-feira, no Stade de France, os polacos amarraram o jogo contra a tetracampeã do mundo para arrancar um empate sem gols e permanecer em situação cômoda no Grupo C da Eurocopa. Já a favorita deixou a desejar muito no setor ofensivo.

 A chave está embolada. Os germânicos seguem na liderança, com quatro pontos. A Polônia tem a mesma pontuação, mas fica em segundo pelo saldo de gols inferior. A Irlanda do Norte soma três, enquanto a Ucrânia segue zerada.

A Alemanha mostrou-se uma equipe muito paciente para trocar passes e buscar os espaços necessários para atacar a Polônia. Os primeiros minutos foram de pressão mais intensa pelos lados, com bolas alçadas, entrada dos meias na pequena área e perigo para a meta adversária. Depois, os germânicos passaram a centralizar mais o jogo. A dificuldade para penetrar na área rival aumentou a partir daí.

Eurocopa-2016 tem o primeiro 0 a 0 após Alemanha x Polônia

Os poloneses sobreviveram durante a primeira etapa, muito bem colocados na defesa, sem prioridade para avançar à frente. Poucas vezes, o artilheiro Lewandowski foi notado. Quando pegou na bola, ou foi travado, ou recuou para buscar a bola.

O primeiro tempo terminou sem os goleiros praticarem nenhuma defesa.

Müller erra a bicicleta (Foto: AFP/PATRIK STOLLARZ)

Mesmo com um meio de campo formado por Kroos, Draxler, Özil, Götze e até Müller, faltou criatividade à seleção alemã. Deste modo, o técnico Joachim Löw lançou os atacantes Schürrle e Mario Gomez para ter mais possibilidade de finalização e ganhar "na marra" durante o segundo tempo.

Fabianski, em chute forte de Özil, salvou a Polônia, que passava a gostar cada vez mais do jogo a medida em que a Alemanha não encontrava um caminho eficiente para atacar. O relógio andou depressa para os germânicos. O apito final deixou uma sensação de dever incompleto para os atuais campeões do mundo.

FICHA TÉCNICA:

ALEMANHA 0 x 0 POLÔNIA

Local: Stade de France, em Saint-Denis (FRA)
Data e hora: 16 de junho de 2016, às 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Björn Kuipers (HOL)
Auxiliares: Sander van Roekel (HOL) e Erwin Zeinstra (HOL)
Cartão Amarelo: Khedira, Boateng, Özil (ALE); Grosicki, Maczynski (POL)
Cartão Vermelho: -
Gols:

ALEMANHA: Neuer, Höwedes, Boateng, Hummels e Hector; Khedira, Kroos, Draxler (Mario Gomez, 25'/2ºT), Özil e Götze (Schürrle, 20'/2ºT); Müller. Técnico: Joachim Löw.

POLÔNIA: Fabianski, Piszczek, Glik, Pazdan e Jedrzejcyk; Krychowiak, Blaszczykowski (Kapustka, 34'/2ºT), Maczynski (Jodlowiec, 30'/2ºT) e Grosicki (Pesko, 41'/2ºT); Milik e Lewandowski. Técnico: Adam Nawalka.