eSports

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

PES promete uma parceria ainda mais forte com o Flamengo

LANCE! conversou com André Bronzoni, representante da Konami nas Américas, durante a Brasil Game Show 2017, em São Paulo (SP)

Flamengo em PES 2018 (Foto: Reprodução)
Escrito por

Desde o Pro Evolution Soccer 2016, a Konami tem exclusividade com o Flamengo. O clube carioca, inclusive, chegou a ter uma capa especial com o astro Paolo Guerrero como garoto-propaganda. E a ideia da produtora é catapultar a parceria para que a torcida rubro-negra possua mais recursos no mais recente game da franquia, lançado no último mês para PS4, PS3, Xbox One, Xbox 360 e PC.

André Bronzoni, gerente da marca nas Américas, conversou com o LANCE! durante a Brasil Game Show 2017, que vem sendo realizada no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Sem poder entrar em detalhes, André comentou sobre o laço com o Flamengo, que já dura dois anos.

- Esta semana mesmo fui conversar com o pessoal do Flamengo para alinhar outras parcerias, quem sabe até para competições. Eles (do Flamengo) trabalham muito bem e com muito comprometimento, principalmente a equipe de marketing e de comercial. Hoje, posso afirmar que estamos ainda mais próximos do Flamengo. Mais novidades legais serão anunciadas com o Flamengo até dezembro.

Recentemente, o Fla anunciou uma imersão aos e-Sports

No estande da Play Station, o brand manager também comentou os desafios de licenciamento de jogadores. Por fim, Bronzoni falou do comentado imprevisto quanto à troca de capa brasileira às pressas: Philippe Coutinho, do Liverpool, por Neymar, que se transferiu ao Paris Saint-Germain mas ainda aparecia com a camisa do Barcelona no espaço nobre do game.

- Para se ter licença, é só uma questão de estar afim de trabalhar com os times. Mas não é nada simples. No Brasil, cada clube é detentor dos direitos de imagem. Também dificulta o fato de não ter um sindicato dos jogadores que cuide da imagem dos atletas, como a FifPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol) mundo afora. É preciso ir de jogador em jogador - explicou.

- Pretendemos anunciar mais parceiros até janeiro. Temos esse objetivo - emendou André.

O Arsenal foi o último clube anunciado como parceiro do PES 2018. O gigante inglês não é exclusivo, ele está no concorrente Fifa 18 (EA Sports). Já em relação ao Brasil, Flamengo, Vasco e Corinthians são exclusivos da série da Konami e os únicos a possuírem jogadores originais - e não genéricos, como ocorre nas outras equipes.

- A troca de capa é que nos causou muita dor de cabeça. Não sabíamos da negociação do Neymar com o PSG, foi muito complicado resolver isso às pressas - contou André Bronzoni.

Cabe lembrar que o anúncio de Coutinho, com a camisa da Seleção Brasileira, na capa se deu no início de agosto, mesmo período em que Neymar, então atleta do Barcelona, forte parceiro do PES, decidiu jogar no Paris Saint-Germain. O Brasileiro aparecia ao lado de seus antigos companheiros do Barça. 

Capas de PES 2018 com Coutinho (Foto: Divulgação)