Maior de Minas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras devem ser cabeças de chave da Libertadores

Já Flamengo, Athletico-PR e Internacional estarão no pote 2 do sorteio da competição, que será realizado dia 17/12. São Paulo e Galo vão conhecer os adversários da primeira fase

O Cruzeiro, que eliminou o Flamengo na Libertadores deste ano, deve ser um dos cabeças de chave da competição- Vinnicius Silva/Cruzeiro
Escrito por

Na próxima segunda-feira, 17 de dezembro, os clubes brasileiros, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio, Internacional, Athletico-PR, Grêmio, Palmeiras e Flamengo, saberão qual será os seus destinos na Libertadores de 2019.

Nesta data, a Conmebol fará o sorteio dos confrontos da fase preliminar e dos grupos da maior disputa do continente, às 22h, em Luque, no Paraguai, sede da entidade.

Já foram definidos 45 dos 47 participantes da competição. O Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil, deverá ser um dos cabeças de chave da competição, ao lado de Grêmio e Palmeiras. Os três clubes terão esse status pela boa pontuação no ranking da Conmebol, que será divulgado na segunda-feira, dia 17 de dezembro.

O ranking da Conmebol é usado para definir os potes do sorteio e quem serão os cabeças de chave na divisão dos confrontos, tanto da fase de grupos, quanto das disputas preliminares.

A Conmebol avalia a história dos times na Libertadores e outros torneios, como a Sul-Americana, e os últimos anos dos clubes para estipular a pontuação do seu ranking. Os critérios de avaliação são os desempenhos das equipes nas competições da América do Sul e dentro dos países.

Cruzeiro Palmeiras e Grêmio estão bem ranqueados pelos desempenhos nas disputas sul-americanas, mas também pelos resultados em âmbito doméstico.

O Grêmio venceu a Libertadores de 2017, a Copa do Brasil de 2016 e jogou a Libertadores nos últimos cinco anos. O Cruzeiro venceu os Brasileiros de 2013, 2014, Copa do Brasil em 2017 e 2018, foi vice-campeão da Libertadores em 2009 e só não jogou a competição em 2016 e 2017. Já o Palmeiras é o atual campeão nacional, ganhou a Copa do Brasil em 2012 e 2015, além de ganhar o Brasileiro de 2016.

Esses três clubes tem o melhor desempenho dos brasileiro para a pontuação no ranking da Conmebol, o que gera o status de cabeças de chave da trinca.
Flamengo, Internacional e Athletico-PR, campeão da Copa Sul-Americana, não devem ser cabeças de chave, justamente pelos critérios adotados pelo ranking.
O desempenho dos três dentro de fora do país não foi muito efetivo nos últimos anos, o que os colocará no pote 2 do sorteio de segunda-feira.

Já São Paulo e Atlético-MG estarão no pote 1 da fase preliminar e não se enfrentarão no primeiro mata-mata da “Pré-Libertadores”. Equipes que são do mesmo país só enfrentam rivais domésticos no mesmo grupo caso uma delas tenha se classificado da fase prévia. Ou seja, o São Paulo e o Atlético-MG poderão estar em grupos com outros brasileiros.

São Paulo e Atlético-MG serão os primeiros brasileiros a entrar em cmapo. Eles começam sua luta na competição entre os dias 5 e 7 de fevereiro.

A Copa Libertadores da América de 2019 começará no dia 22 de janeiro, com os confrontos de ida da fase preliminar. A fase de grupos se inicia em março. A competição vai durar até o dia 23 de novembro, com a primeira final em jogo único da competição, em Santiago, capital do Chile.