Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Gil completa três anos de Corinthians e classifica clube como ‘segunda casa’

Após três temporadas e meia na China, o zagueiro voltou ao Timão em julho de 2019

Gil é um dos ídolos corintianos no elenco atual (Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians)
Escrito por

O zagueiro Gil completou três anos da sua reestreia pelo Corinthians na quinta-feira. Natural de Campos dos Goytacazes, o carioca ficou três temporadas e meia longe do Timão, após uma primeira passagem vitoriosa entre 2013 e 2015, com os títulos do Campeonato Paulista e Recopa-Sul-Americana, em 2013, e o Brasileirão, em 2015.

+ Veja renda de todos os jogos do Timão na Neo Química Arena em 2022

Negociado ao Shandong Luneng, da China em janeiro de 2016, o defensor foi apresentado na sua volta ao Corinthians no dia 12 de julho de 2019. Dois dias depois, o atleta esteve em campo na vitória por 1 a 0 sobre o CSA, na Neo Química Arena, pelo Brasileirão. O zagueiro atuou 90 minutos nesta partida. 

A venda de Gil ao futebol chinês rendeu cerca de R$ 45 milhões ao Timão à época. Na terça, o zagueiro utilizou as suas redes sociais para relembrar o seu regresso ao Corinthians, pontuando o clube como ‘segunda casa’.

Desde o retorno, Gil já atuou 178 vezes pelo Timão, sendo que em apenas 10 dessas oportunidades ele não esteve em campo durante os 90 minutos. Nesse período são 70 vitórias, 46 derrotas e 62 empates, um aproveitamento de 51%. Em 68 jogos em que esteve em campo, o Corinthians não foi vazado.

+ Confira a tabela do Brasileirão e simule os próximos jogos 

Se somarmos as duas passagens de Gil pelo Time do Povo, o defensor registra 363 jogos disputados. Ele já é um dos 25 atletas que mais vestiram a camisa alvinegra, na 23ª colocação. Ele pode igualar o meia Servílio, que atuou no Timão entre 1938 a 1949, se entrar em campo neste sábado (16), contra o Ceará, em Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro.

O camisa 4 corintiano é o segundo jogador que mais vestiu a camisa do clube alvinegro no Século XXI e também o segundo entre os zagueiros de toda a história.

Em 2022, Gil esteve presente em 30 das 42 partidas do Corinthians – sendo 27 como titular. Em 14 desses jogos o Timão não sofreu gols. A título de resultados, foram 14 vitórias, seis derrotas e 10 empates, com um aproveitamento de 58%.

No total, o defensor tem 14 gols pelo Timão, sendo sete em casa passagem. Nesta temporada, ele deixou a sua marca em uma ocasião.