Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Corinthians pode ter vilões recentes e reedição de final na sua chave da Copa Libertadores

Sorteio da competição continental acontece nesta sexta-feira (25). Timão volta à fase de grupos após três temporadas ausente

Timão pode reencontrar adversário do título pela Liberta dez anos depois (Foto: Daniel Augusto Jr./Ag.Corinthians)
Escrito por

O sorteio da fase de grupos da Conmebol Libertadores, que será realizado nesta sexta-feira (25), às 12h (horário de Brasília), renderá pelo menos uma recordação recente ao Corinthians, seja ela boa ou ruim.

Como está no pote dois, o Timão pode ter pela frente uma reedição da final de 2012, única que o clube disputou, e que saiu vencedor, contra o Boca Juniors, da Argentina, ou reencontrar algozes recentes, como Nacional e Peñarol, do Uruguai, e até mesmo o Deportes Tolima. O time colombiano foi responsável por eliminar a equipe alvinegra na fase preliminar em 2011, na primeira vez que um time brasileiro caiu antes da fase de grupos da competição continental.

> GALERIA - Veja como estão os potes para o sorteio da Libertadores
> TABELA - Confira a tabela do Paulistão que está em reta final
> GALERIA -Relembre todos os jogos de mata-mata do Timão na Arena

Há também a possibilidade do Corinthians encarar o River Plate, da Argentina, que é uma pedra no sapato na história corintiana, tendo eliminado o Alvinegro em duas ocasiões, em 2003 e 2007.

O Timão está no segundo pote do torneio continental esse ano junto com os paraguaios Cerro Porteño e Libertad, os chinelos do Colo-Colo e Universidad Católica, o argentino Vélez Sarsfield e o equatoriano do Emelec, que são equipes que o clube alvinegro com certeza não enfrentará nesta fase.

Como equipes da mesma nacionalidade não podem cair no mesmo chaveamento - exceto no caso de aqueles vindos das fases preliminares, caso do América-MG -, o Corinthians já sabe que não enfrentará Atlético-MG, Athletico-PR, Flamengo e o atual bicampeão Palmeiras na fase de grupos. Do pote 1, as únicas alternativas de adversário são Nacional, Peñarol, Boca Juniors e River Plate.

O Peñarol foi o responsável pela eliminação corintiana ainda na fase de grupos da Copa Sul-Americana do ano passado, vencendo duas vezes a equipe corintiana, em São Paulo e Montevidéu, e sendo o único classificado da chave.

Já o Nacional foi quem desclassificou o Timão na Libertadores de 2016. Após empatar em 2 a 2 no jogo de volta, disputado na Neo Química Arena, os Albos avançaram por conta do gol qualificado, já que no Uruguai a partida terminou em 0 a 0.

No caso do Boca Juniors, ao mesmo tempo que os xeneizes trazem boas recordações ao Timão, com o título corintiano conquistado há 10 anos sobre elas, a temporada seguinte, em 2013, marcou a eliminação do Corinthians para os argentinos.

No jogo de ida o Boca venceu por 1 a 0, jogando no estádio La Bombonera, na Grande Buenos Airas. Mas na volta o Timão até hoje de dois gols mal anulados e dois pênaltis não marcados pelo árbitro paraguaio Carlos Amarilla, no empate em 1 a 1, que destruiu o sonho do bicampeonato da América para o Corinthians.

Em 1991, as duas equipes também se cruzaram em uma fase de oitavas de final da Libertadores, com o Boca Júnior avançando ao vencer por 3 a 1 em casa, e empatar em 1 a 1 fora.

Caso o Timão cruze com um dos dois times argentinos do primeiro pote, não poderá ter pela frente o Colón, do pote três, além do Red Bull Bragantino, que é time compatriota, reduzindo as opções para seis, duas a mais do que em relação ao pote um.

Já quanto ao pote, América-MG e Fortaleza não poderão estar neste cruzamento. E caso o sorteado do pote um seja Boca ou River, Estudiantes e Talleres não poderão fazer parte do grupo.

O quarto pote também pode colocar o Corinthians em deslocamentos para regiões montanhosas, jogando contra a altitude. O Always Ready manda os seus jogos no ponto mais alto possível da Libertadores, na cidade de El Alto, na Bolívia, 4.090 metros acima do nível do mar.

Há também o The Strongest, da cidade boliviana de La Paz, e o Independiente Petrolero, de Sucre, que representam 3.600 e 2.800 metros de altitude, respectivamente.

Com o sorteio sendo realizado nesta sexta-feira (25), as datas e horários dos jogos serão definidos nos dias seguintes. A estreia da fase de grupos está prevista para o intervalo entre os dias 5 e 7 de abril, com o a última rodada acontecendo entre os dias 24 a 26 de maio.

A final da competição está marcada para o dia 29 de outubro e esse ano será realizada no estádio Municipal de Guaiaquil, no Equador.