Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Centrado e sem mudar quase nada’: Carille completa seis meses no Timão

Efetivado no dia 22 de dezembro de 2016, técnico já tem um título paulista e apenas duas derrotas. Nesta quinta-feira, comanda seu 38º jogo, contra o Bahia, pela nona rodada

Daniel Augusto Jr
Escrito por

Dia 22 de dezembro de 2016. O técnico Fábio Carille não cansa de repetir em suas entrevistas a data em que foi efetivado no Corinthians. Nesta quinta-feira, 22 de junho de 2017, ele completa seis meses no comando da equipe e fará seu 38º jogo, diante do Bahia, às 19h30, na Arena, pela nona rodada do Brasileirão.

Neste semestre, o Corinthians já conquistou o Paulistão e está na liderança do Brasileirão. Nos 37 jogos de Carille, foram 22 vitórias, 13 empates e apenas duas derrotas, com 71% de aproveitamento. O ponto negativo até agora foi a eliminação para o Internacional na quarta fase da Copa do Brasil

Carille estava longe de ser unanimidade quando foi efetivado no Timão. Após recusas de outros técnicos e falta de opção no mercado, a diretoria resolveu apostar no então auxiliar, que já havia comandado a equipe interinamente em dez partidas (duas em 2010, com uma vitórias e um empate, e as outras oito em 2016, com quatro vitórias, um empate e três derrotas).

O próprio técnico diz que "é o mesmo" após esses seis meses. A opinião também é compartilhada pelo preparador de goleiros Mauri Lima, que já estava no clube quando Carille chegou para ser auxiliar, em 2009.

- Não mudou quase nada, só a postura que é diferente, porque hoje ele comanda. O que é nítido hoje é que os atletas o veem de uma forma diferente, a experiência vai trazendo essa condição. Ele é um grande profissional, competente e inteligente, é para grandes times e grandes conquistas - elogia Mauri Lima.

- Ele é muito centrado, procura dar satisfação, colocar as coisas da melhor maneira possível para o grupo, que todos têm de estar preparados. Não é fácil deixar um grupo todo satisfeito, só jogam 11. Ele aprendeu com todos os treinadores que passaram por aqui, não só com o Tite, mas o mais importante é que ele tem a filosofia própria de trabalho. Não adianta ser só um cópia, tem de ter o seu pensamento. E ele está colocando em prática seu modo de trabalho e conseguindo resultados satisfatórios - completa o preparador de goleiros.

Mais experiente, Carille ganhou aumento salarial após a conquista do Paulistão e diz que se vê no clube daqui a alguns anos. Com apenas 43 anos, ele acredita que está em evolução no Corinthians.

- Sou o mesmo, pode ter certeza. Mas para vocês (jornalistas) já não sou o mesmo, agora sou um técnico de verdade. Desde dezembro já falei que seria treinador, não mais auxiliar. Agora que não volto mesmo. Mesmo se quiserem e me pagarem mais para isso (risos). Estou mais confiante, mais feliz, mais solto nas coletivas, mais solto nas preleções e reuniões, melhorando a cada dia - analisa Carille.

Grato ao Corinthians pela oportunidade, o técnico pode ter a certeza de que a Fiel também é grata. Afinal, em seis meses foram apenas duas derrotas, um título paulista e a liderança do Brasileirão. Que venha o próximo semestre!