Copinha

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

São Paulo vence Retrô e se classifica para a terceira fase da Copinha

Mesmo com um a mais durante quase todo o segundo tempo, Tricolor não forçou e preferiu controlar a partida

Talles Wander sofreu e cobrou o pênalti que garantiu a vitória do São Paulo (Foto: Matheus Dahsan/saopaulofc.net)
Escrito por

O São Paulo venceu o Retrô-PE por 1 a 0, nesta sexta-feira, em jogo válido pela segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Apesar do placar magro, a equipe de Belletti controlou a partida do início ao fim. O autor do gol foi Talles Wander, atacante que sofreu pênalti no primeiro minuto do segundo tempo e balançou as redes aos três minutos. 

Na terceira fase do torneio, o  Tricolor enfrenta o América-MG, que se classificou após vencer o CSP por 3 a 0. O jogo será no domingo, com horário a definir. 


+ MERCADO DA BOLA: veja as últimas contratações do seu time
Saiba os 30 jogadores mais valiosos do Campeonato Paulista 2023
+ Saiba o time dos campeões de todas as edições do Big Brother Brasil

INÍCIO MORNO
Desde o inicio da partida, ambas as equipes deixaram muito claras as suas propostas: enquanto o São Paulo buscava pressionar a saída de bola do Retrô e trabalhar a bola com paciência para chegar ao ataque o Retrô posicionava uma linha de 5 na defesa com coberturas muito bem definidas, aguardando as primeiras oportunidades de sair para o jogo. Dessa forma, o jogo se manteve morno durante o início, sem grandes chances. 

RETRÔ SAI PARA O JOGO
​Após os 15 minutos do primeiro tempo o Retrô sentiu que podia atacar mais o São Paulo e resolveu subir sua marcação. E foi assim que a equipe pernambucana criou a grande chance do primeiro tempo, após se aproveitar de uma saída errada do goleiro Leandro e uma boa trama entre Murilo e Rodrigo pelo lado direito: passe enfiado para o lateral direito que cruzou rasteiro em direção ao meio da área. A bola chegou até Alisson, depois da marca do pênalti, que finalizou forte e acertou o travessão. Após o susto, o São Paulo controlou mais o jogo, mas sem pressionar. Os lances mais explorados pelo Tricolor foram as jogadas individuais de Maioli pelo lado esquerdo, mas sem efetividade. 

GOL NO INÍCIO
Após o intervalo, o Retrô insistiu em sua estratégia ousada: continuou subindo a marcação e tentando trabalhar a bola nos momentos em que tinha a posse. Mas a ousadia durou pouco, pois logo no primeiro minuto da segunda etapa o lateral Rodrigo fez pênalti, após um bom contra-ataque são-paulino na bola longa. Thales Wander, o atacante que sofreu o pênalti, cobrou colocado no canto esquerdo do goleiro Lucas e fez o gol que deu segurança para o tricolor. 

ALISSON EXPULSO
O Retrô não se acanhou e continuou atacando na busca pelo empate, mas novamente um balde de água fria foi jogado na equipe do treinador Rafael Dias. O centroavante Alisson, que já tinha sido advertido no primeiro tempo, chegou atrasado na marcação e recebeu o segundo amarelo, resultando na expulsão do jogador. 

LEANDRO SALVA O TRICOLOR
Com um a menos, o Retrô tinha dificuldades em manter sua estratégia, embora não a tivesse mudado. Aos 24 minutos, um recuo de bola errado para o goleiro Leandro foi a principal chance da equipe pernambucana, mas Leandro se jogou na frente da bola para salvar o gol Tricolor. 

JOGO CONTROLADO E VAGA GARANTIDA
Com a vitória garantida, o São Paulo decidiu não forçar mais. O Retrô ainda tentava pressionar de alguma forma, mas estava fragilizado pela ausência de Alisson. Já nos acréscimos, ainda deu tempo do Tricolor tentar puxar um contra-ataque para matar o jogo, mas Renatinho, do Retrô, fez uma falta dura no meio de campo, encerrando uma chance clara e manifesta de gol. Cartão vermelho para o jogador do time pernambucano. Newrton, jogador que sofreu a falta, saiu de campo machucado e chorando. 

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1x0 RETRÔ-PE


Data e hora: 13 de janeiro de 2022, às 21h45
Estádio: Municipal Bento de Abreu Sampaio Vidal, em Marília (SP)
Árbitro: Pedro Henrique Alves de Paula
Assistentes: Bruno Silva de Jesus e Ricardo Busette
Cartões Amarelos: João Adriano (14'/1ºT) e Azeez Balogun (51'/2ºT) para o São Paulo / Alisson (36'/1T e 17'/2ºT), Denilson (47'/1ºT), Gustavo (33'/2ºT) e Luan Luz (36'/2ºT) para o Retrô
Cartões Vermelhos: Alisson (17'/2ºT) e Renatinho (48'/2ºT) para o Retrô
Gols: Talles Wander, 3'/2ºT (1-0) 

SÃO PAULO (Técnico: Juliano Belletti)
Leandro; Rafael Luiz, Ythallo, Belém e Luiz Felipe; Léo Silva (Palmberg, 36'/2ºT), Vinícius (Newerton, intervalo), Pedrinho (Luiz Henrique, 23'/2ºT); Maioli (João Gabriel, 23'/2ºT), Talles Wander (Azeez Balogun, 42/2ºT) e João Adriano (Negrucci, intervalo).

RETRÔ-PE (Técnico: Rafael Dias)
Lucas Menino; Rodrigo (Fe, 23'/2ºT), Denilson, Elvis (Luan Luz, 23'/2ºT) e Jackson (Renatinho, 23'/2ºT); Murilo, Lucas Kallyel (Matheus, 23'/2ºT), Ericson (Gustavo 13'/2ºT); Fábio Sergipe (Erick, 33'/2ºT), Alisson e Marlison.