Japão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após derrotar gigantes, Japão quer fazer história e exorcizar fantasma da Copa do Mundo de 2018

Trauma da Copa do Mundo do Rússia ainda está vivo na cabeça dos jogadores japoneses

Japão foi eliminado em 2018 pela Bélgica (Foto: AFP)
Escrito por

Depois de avançar na liderança do Grupo E e vencer Espanha e Alemanha, o Japão chega nas oitavas de finais como a grande surpresa da Copa do Mundo até então. Nesta segunda-feira, se passar da Croácia, nas oitavas de final, às 12h (de Brasília), no Al Janoub Stadium, a seleção japonesa atingirá dois feitos importantes: a melhor campanha da história do país em Copas e o exorcismo do trauma da Copa de 2018.

O Japão tem seis participações em Copas do Mundo, sendo sua primeria campanha em 1998. Em 2002, foi país sede do torneio ao lado da Coreia do Sul e chegou na fase de oitavas de finais pela primeira vez, quando foi eliminado pela Turquia. Em 2006 e 2014, ficou na fase de grupos, enquanto em 2010 e 2018 chegou até as oitavas, sendo derrotado por Paraguai e Bélgica, respectivamente.

Nesta segunda, o Japão tem tudo para fazer história. Se passar da Croácia, a seleção japonesa chegará ao seu melhor resultado em todas as Copas, o que seria a coroação de uma equipe que venceu, de virada, Alemanha e Espanha na fase de grupos. E de quebra, será uma espécie de exorcização do fantasma da eliminação de 2018.

+ Técnico da Croácia prega respeito ao Japão antes das oitavas da Copa do Mundo: 'Não podemos subestimar' 

Na Copa do Mundo da Rússia, a seleção japonesa fazia uma grande partida e vencia a Bélgica por 2 a 0 até os 24 minutos do segundo tempo. A seleção japonesa sofreu a virada, com direito a um gol nos acréscimos, em um lance originado em um escanteio a favor do Japão.

+ Atual vice-campeã, Croácia chega ao mata-mata da Copa do Mundo como incógnita

O trauma da eliminação para a Bélgica ainda está na cabeça dos jogadores japoneses. Yuto Nagatomo, de 36 anos, está na sua quarta Copa do Mundo, e esteve em campo. Em coletiva, o defensor afirmou que os flashes de momentos decisivos daquela partida ainda estão vivos em sua memória e de todo o país.

+ Jogadores da Croácia confessam 'espanto' em enfrentar o Japão nas oitavas da Copa do Mundo

- Nunca esqueci. O último contra-ataque passou pela minha cabeça. Até agora o futebol japonês nunca quebrou a barreira das oitavas de final, e eu mesmo tentei duas vezes ultrapassar essa barreira, mas o resultado foi decepcionante. Vamos esculpir uma página de ouro na história do futebol japonês para que possamos chegar ao melhor resultado amanhã - afirmou.

Portanto, uma vitória contra a Croácia seria o apogeu do futebol japonês em Copas do Mundo. Depois de seis participações, uma histórica quartas de finais seria um momento único para esta equipe que já venceu gigantes como Espanha e Alemanha. Os japoneses têm um sonho, resta saber se o sonho terá um final feliz ou será um pesadelo.