Copa do Mundo Feminina

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Na base do contra-ataque, Japão bate Espanha com facilidade pela Copa do Mundo Feminina

Nipônicas garantem primeiro lugar e enfrentam a Noruega nas oitavas de final, enquanto as europeias fazem jogaço contra a Suíça

Hinata Miyazawa controla a bola durante partida (Foto: Marty MELVILLE / AFP)
Escrito por

Forte para sofrer e fria para matar a partida. Essa foi a estratégia da seleção do Japão, que neutralizou a Espanha e conseguiu um dominante 4 a 0, em jogo válido pelo grupo C da Copa do Mundo Feminina. A artilheira da competição, Hinata Miyazawa, marcou duas vezes; Riko Ueko ampliou na etapa inicial e Mina Tanaka marcou um golaço para fechar a conta no fim.

+ Confira todas as informações da Copa do Mundo Feminina

Um empate bastava para as espanholas passarem na primeira colocação do grupo. Porém, com o resultado, foram as asiáticas quem garantiram a liderança da chave. Costa Rica e Zâmbia já chegaram à última rodada sem chances de classificação. O Japão terá a Noruega nas oitavas de final, enquanto a Espanha enfrentará a Suíça, líder do grupo A.

+ Torça pela nossa Seleção Feminina com camisas a partir de R$29,90

Veja os cinco principais lances do confronto

!O PRIMEIRO! No começo do jogo, já se percebia que o Japão esperaria pelo contra-ataque. E ele veio aos 12 minutos. Jun Endo recebeu pelo corredor esquerdo e achou grande passe diagonal buscando Hinata Miyazawa, que pintou livre na meia-lua e bateu de esquerda, no canto de María Rodríguez para abrir o placar

!SORTE E COMPETÊNCIA! 17 minutos depois, foi a vez de Riko Ueki deixar o seu. A camisa 9 recebeu pelo lado esquerdo, encarou a marcação, limpou para a perna direita e finalizou. A bola desviou em Irene Paredes e encobriu a arqueira espanhola, morrendo no fundo das redes.

!REPETE A DOSE! Já no fim do primeiro tempo, o terceiro veio de forma semelhante ao primeiro. Paredes tentou um passe entrelinhas e acabou errando. A bola chegou até Ueki, que acelerou contra-ataque e ligou no corredor direito para Miyazawa. Em velocidade, a número 7 dominou e bateu forte, no alto, tirando qualquer chance de defesa de Rodríguez.

!PINTURA! Aos 37 da segunda etapa, foi a vez de Mina Tanaka fazer um golaço. Miyabi Moriya cobrou lateral no corredor, Tanaka ganhou no corpo da marcação de Gálvez e encarou Paredes. Com uma pedalada, a atacante abriu espaço, levou para a perna esquerda e acertou o ângulo de Rodríguez, fechando o caixão da Espanha.

!PASSOU PERTO! O ímpeto das japonesas quase levou a equipe ao quinto gol. Nos acréscimos, em falta próxima à área, Naomoto cobrou com a perna direita e levou muito perigo, com a bola batendo na parte de cima da rede.

Jun Endo e Ona Batlle dividem bola durante o confronto (Foto: Marty MELVILLE / AFP)

Como foi o primeiro tempo?

O Japão adotou uma estratégia muito clara durante a etapa inicial. As asiáticas abriram mão totalmente de ter a posse de bola a seu favor, entregando o artefato às espanholas. Em determinado momento, a Espanha teve 85% de posse de bola, contra 15% das nipônicas. Porém, a aplicação tática do time de Futoshi Ikeda fez com que os contra-ataques fossem perfeitos. Hinata Miyazawa abriu o placar, Riko Ueki ampliou e a autora do primeiro gol ainda marcaria o terceiro. Um time que se mostrou muito bom com a bola no pé e estrategicamente perfeito contra uma equipe que não soube como invadir linhas e furar bloqueios.

E a segunda etapa?

Na volta do intervalo, a Espanha tentou sair da lentidão da troca de passes vista no primeiro tempo e tentou acelerar as jogadas, mas continuou esbarrando em grande note defensiva do Japão. Os contra-ataque voltariam a vir para as asiáticas, mas a contundência inicial demoraria a vir. Somente com Tanaka, aos 37 minutos, a estratégia voltaria a trazer resultado. Uma pintura para trancar o caixão espanhol e garantir o passaporte na primeira colocação do grupo C.

Como ficou a situação das equipes?

Com o triunfo, as japonesas garantiram a liderança da chave e enfrentarão a Noruega nas oitavas de final, no mesmo estádio da goleada sobre a Fúria. Já a equipe espanhola, que já estava classificada, caiu para a segunda posição e terá pela frente a Suíça, líder do grupo A, em Auckland, também na Nova Zelândia.

+ Pia Sundhage critica atuação da Seleção Brasileira na derrota para a França

FICHA TÉCNICA
Japão 4x0 Espanha

Data e horário: segunda-feira, 31 de julho de 2023, às 4h (de Brasília)
Local: Sky Stadium, em Wellington (NZE)
Arbitragem: Ekaterina Koroleva (árbitra); Kathryn Nesbitt e Felisha Mariscal (auxiliares); Myriam Marcotte (quarta árbitra); Drew Fischer e Armando Villarreal (VAR)
Público: 20.957 presentes

Cartões amarelos: Olga Carmona e Oihane Hernández (ESP)
Gols: Hinata Miyazawa, aos 12' e aos 40'; Riko Ueki, aos 29', e Mina Tanaka, aos 82' (JAP)

JAPÃO (Treinador: Futoshi Ikeda)
Ayaka Yamashita; Hana Takahashi, Saki Kumagai e Moeka Minami; Risa Shimizu (Miyabe Moriya), Honoka Hayashi, Fuka Nagano (Yui Hasegawa) e Jun Endo (Hina Sugita); Hinata Miyazawa (Aoba Fujino), Riko Ueki (Mina Tanaka) e Hikaru Naomoto

ESPANHA (Treinador: Jorge Vilda)
María Rodríguez; Ona Battle, Irene Paredes, Rocío Gálvez e Olga Carmona (Oihane Hernández); Aitana Bonmatí, Teresa Abelleira (Claudia Zornoza) e Alexia Putellas (Alba Redondo); Salma Paralluelo (Esther González), Jennifer Hermoso e Mariona Caldentey (Eva Navarro)