Copa do Mundo Feminina

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Copa do Mundo Feminina: Espanha vence Holanda na prorrogação e vai à semifinal pela primeira vez em sua história

Em duelo emocionante, seleção espanhola elimina a Holanda com golaço de joia na prorrogação

Jovem Salma Paralluelo colocou a Espanha na semifinal da Copa Feminina (Foto: MARTY MELVILLE / AFP)
Escrito por

!COM EMOÇÃO! A Espanha venceu a Holanda por 2 a 1 nesta quinta-feira (10) em Wellington, Nova Zelândia, em jogo válido pelas quartas de final da Copa do Mundo Feminina. Mariona abriu o placar para a Fúria, de pênalti, mas Van der Gragt deixou tudo igual e levou a decisão para a prorrogação. No tempo-extra, a jovem Paralluelo marcou o gol que classificou as espanholas.

Pela primeira vez na história da Copa do Mundo Feminina, a Espanha disputa uma semifinal. A Fúria agora aguarda sua adversária na próxima fase, que virá do duelo entre Japão e Suécia.

+ A Copa do Mundo segue: continue apoiando a Seleção Feminina com camisas a partir de R$29,90

Veja cinco lances que marcaram a partida

!DOSE DUPLA DE TRAVE! As espanholas começaram o jogo com tudo. Aos 16 minutos, Redondo subiu no segundo andar e cabeceou para defesa milagrosa da goleira holandesa Van Domselaar, com a bola atingindo a trave na sequência. No rebote, Redondo finalizou e atingiu o poste mais uma vez. Que perigo!

!ÁGUA MOLE! Após o intervalo, a Espanha seguiu dominando e criava várias jogadas perigosas. E enfim, aos 36 minutos do segundo tempo, a bola bateu no braço de Van der Gragt e, após checagem do VAR, a árbitra marcou o pênalti à favor da Espanha. Na cobrança, Mariona não desperdiçou e colocou as espanholas na frente.

!DE VILÃ À HEROÍNA! Com o gol da Espanha, a Holanda se lançou ao ataque. Após empilhar chances, aos 46 minutos, a própria Van der Gragt, que cometeu o pênalti, marcou o gol de empate após receber em velocidade e soltar chute cruzado, sem chances para a goleira Cata Coll.

!QUEM NÃO FAZ! Com o jogo na prorrogação, a atacante Beerensteyn, da Holanda, teve duas grandes chances de virar o jogo. Logo no primeiro minuto do tempo-extra, a camisa 7 mandou a bola à esquerda da goleira Cata Coll. Na sequênca, a própria Beerensteyn recebeu na cara do gol e isolou!

!TOMA! Após as chances claras da Holanda, quem marcou o gol decisivo foi a Espanha. Aos 6 minutos do segundo tempo da prorrogação, Paralluelo, de apenas 19 anos, recebeu na frente, encarou a marcação de Nouwen e anotou uma pintura para colocar a Fúria na semifinal da Copa do Mundo Feminina!

Como foi o primeiro tempo?

A etapa inicial foi toda da Espanha. Contudo, apesar do domínio, a Fúria não conseguiu furar o forte bloqueio defensivo da seleção holandesa, encerrando o primeiro tempo zerado.

E o segundo tempo?

Após o intervalo, a Holanda se soltou um pouco mais. No entanto, o domínio ainda era espanhol; a Fúria abriu o placar com Mariona, cobrando pênalti, cometido pela zagueira Van der Gragt. Mas a própria defensora holandesa, que fez o pênalti, se lançou ao ataque para empatar e levar o jogo para a prorrogaçao.

E a prorrogação?

O tempo-extra foi repleto de emoções. A Holanda teve duas chances claríssimas com Beerensteyn, mas a atacante desperdiçou ambas. Logo na sequência, Paralluelo, joia do futebol espanhol de apenas 19 anos, marcou um lindo gol e colocou a Espanha na semifinal da Copa do Mundo Feminina pela primeira vez na história.

+ Quem é Linda Caicedo, craque da Colômbia na Copa do Mundo Feminina?

FICHA TÉCNICA
Espanha 2 x 1 Holanda
Copa do Mundo Feminina 2023
Quartas de final

Data e horário: 10/08/2023, às 22h (de Brasília)
Local: Wellington Regional, Wellington (NZE)
Árbitra: Stéphanie Frappart (FRA)
Assistentes: Manuela Nicolosi e Elodie Coppola (FRA)
Cartões amarelos: Oihane Hernandez, aos 35'/1T (ESP), Damaris Egurrola, aos 20'/2T (HOL)
Cartões vermelhos: -
Gols: Mariona Caldentey, aos 36'/2T (ESP), Van der Gragt, aos 46'/2T (HOL), Salma Paralluelo, aos 6'/2TP (ESP)

ESPANHA (Técnico: Jorge Vilda)
Cata Coll; Oihane Hernández (Carmona, aos 1'/1TP), Irene Hernández, Laia Codina (Andres, aos 32'/2T) e Ona Batlle; Bonmati (Guerrero, aos 42'/2T), Abelleira e Hermoso; Redondo (Paralluelo, aos 26'/2T), González (Navarro, aos 10'/1TP) e Mariona (Putellas, aos 10'/1TP).

HOLANDA (Técnico: Andries Jonker)
Van Domselaar; Spitse (Snoejis, aos 40'/2T), Van der Gragt (Casparij, aos 1'/2TP) e Bloodworth; Pelova, Brugts (Nouwen, aos 44'/2T), Groenen, Roord (Wilms, aos 16'/2T) e Egurrola (Dijkstra, aos 6'/1TP); Beerensteyn e Martens.