Copa do Mundo Feminina

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com falha de goleira, Holanda bate África do Sul e avança para as quartas de final da Copa do Mundo Feminina

Jill Roord, artilheira da equipe, abriu o placar na etapa inicial; Beerensteyn aproveitou erro de Kaylin Swart e ampliou no segundo tempo

Jill Roord celebra o primeiro gol do duelo (Foto: FRANCK FIFE / AFP)
Escrito por

Na noite de sábado para domingo, a Holanda bateu a África do Sul por 2 a 0, em jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo Feminina. Aos nove da primeira etapa, Jill Roord abriu o placar marcando de cabeça; já aos 23 do segundo tempo, Lineth Beerensteyn bateu de longe e contou com um frangaço da goleira Daphne van Domselaar para fechar a conta.

+ Confira todas as informações da Copa do Mundo Feminina

Com o resultado, a Holanda garantiu vaga nas quartas de final e enfrentará a Espanha, que atropelou a Suíça neste sábado e venceu por 5 a 1. Já a África do Sul, que chegou ao mata-mata do Mundial pela primeira vez em sua história, deu adeus à competição.

+ Torça pela nossa Seleção Feminina com camisas a partir de R$29,90

Veja os cinco principais lances do confronto

!USANDO A ESPECIALIDADE! A fortíssima bola aérea holandesa trouxe frutos logo no começo do jogo. Aos oito minutos, Sherida Spitse bateu escanteio na primeira trave e Lieke Martens se abaixou para cabecear em direção ao gol. Ramalepe tentou o corte, mas a bola acabou espirrando e a artilheira da Holanda, Jill Roord, aproveitou Swart no chão para só testar com a baliza aberta e inaugurar o marcador

!NA VELOCIDADE! O primeiro lance de perigo da África do Sul aconteceu logo depois do gol. Thembi Kgatlana fez o facão em contra-ataque e recebeu lindo passe de Seoposenwe. A rápida atacante ameaçou o chute e deixou van der Gragt para trás. No segundo momento, bateu firme com a perna direita, obrigando Daphne van Domselaar a saltar para tocar com a ponta dos dedos e evitar o gol.

!PÁREO DURO! A melhor chance das africanas foi criada nos acréscimos da metade inicial. Em erro de saída de bola das europeias, Kholosa Biyana achou Kgatlana livre em velocidade. A camisa 11 saiu cara a cara com Van Domselaar, mas parou no braço direito da arqueira. A capitã ainda teve um lance novamente pelo lado esquerdo, mas com menos ângulo e menos liberdade, a goleira salvou novamente. O rebote ainda foi de Shongwe, que bateu de primeira, mas Daphne voou para encaixar em linda defesa.

!ATRAVÉS DAS LINHAS! No começo da segunda etapa, veio o segundo. Beerensteyn fez jogada pela direita e achou Pelova no meio da zaga. A camisa 17 cruzou no meio e Martens, com muita inteligência, girou sobre Ramalepe e bateu entre as pernas de Swart para ampliar. Porém, o gol foi anulado por impedimento de Pelova na origem da jogada.

!PRESENTAÇO! Aos 23 da metade final, a Holanda contou com uma grande ajuda para aumentar. Em saída rápida de contra-ataque, Martens dominou com estilo e lançou para Beerensteyn. A camisa 7 arriscou o chute mesmo de longe e podendo carregar além, mas Kaylin Swart, que vinha fazendo ótima Copa do Mundo, acabou engolindo um frangaço e cedeu o segundo das europeias.

Stefanie van der Gragt sobe para cabecear bola durante o jogo (Photo by DAVID GRAY / AFP)

+ Com emoção! Japão sofre susto, mas bate Noruega e garante vaga nas quartas de final da Copa do Mundo Feminina

Como foi o primeiro tempo?

A primeira etapa começou com um momento de pressão da África do Sul, que mostrou o seu cartão de visitas na velocidade de suas atacantes. Porém, foi a Holanda quem abriu o placar, usando a fortíssima jogada aérea para marcar com Jill Roord, que chegou a quatro gols na competição. O restante do primeiro tempo teve uma forte criação das Banyana Banyana, mas a goleira Daphne van Domselaar estava em dia inspirado e fez ótimas defesas para evitar o empate no intervalo.

E a segunda etapa?

A Holanda voltou mais forte, levando mais perigo, e foi premiada com um lindo gol de Martens, que seria anulado por impedimento de Victoria Pelova, que deu o passe para o gol. Se o mérito próprio levaria à anulação, a sorte sorriria para Lineth Beerensteyn, que marcou após um frango de Swart. Depois do segundo gol, que aconteceu aos 23 minutos, foi só controlar o confronto e esperar o tempo passar. A África, apesar de ter um time bom, sofreu com duas substituições na primeira etapa e não pôde reagir com clareza, vendo o sonho das quartas passar.

Como ficou a situação das equipes?

A África do Sul fez história ao chegar nas oitavas de final e vencer seu primeiro jogo na história da competição, mas deixa a Copa sem alcançar o sonho das quartas. Já a Holanda avança em busca de sua segunda final seguida - foi vice para os Estados Unidos em 2019 - e terá pela frente a Espanha de Alexia Putellas, melhor jogadora do mundo, na próxima fase do mata-mata.

+ Atropelo! Espanha goleia Suíça e avança para as quartas de final da Copa do Mundo Feminina

FICHA TÉCNICA
Holanda 2x0 África do Sul

Data e horário: sábado, 5 de junho de 2023, às 23h (de Brasília)
Local: Allianz Stadium, em Sydney (AUS)
Arbitragem: Yoshimi Yamashita (árbitra); Makoto Bozono e Naomi Teshirogi (auxiliares); Hyeon-Jeong Oh (quarta árbitra); Carol Anne Chenard e Abdulla Al-Marri (VAR)
Público: 40.233 presentes

Cartões amarelos: Danielle van de Donk (HOL)
Gols: Jill Roord, aos 9', e Lineth Beerensteyn, aos 68' (HOL)

HOLANDA (Técnico: Andries Jonker)
Daphne van Domselaar; Sherida Spitse, Stefanie van der Gragt e Dominique Janssen; Jackie Groenen, Victoria Pelova (Lynn Wilms), Jill Roord (Katja Snoeijs), Esmee Brugts (Kerstin Casparij) e Danielle van de Donk (Damaris Egurrola); Lineth Beerensteyn e Lieke Martens (Jill Baijings)

ÁFRICA DO SUL (Técnica: Desiree Ellis)
Kaylin Swart; Lebohang Ramalepe, Bambanani Mbane (Tiisetso Makhubela), Noko Matlou e Karabo Dhlamini; Bongekla Gamede e Hildah Magaia (Noxolo Cesane); Kholosa Biyana, Linda Motlhalo (Melinda Kgadiete) e Jermaine Seoposenwe (Wendy Shongwe); Thembi Kgatlana