Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vítor Pereira x Abel Ferreira: Dérbi põe à prova aproveitamento dos técnicos em clássicos paulistas

Técnicos portugueses de Corinthians e Palmeiras se enfrentam mais uma vez neste ano, com a balança pendendo para o lado alviverde, mas com a pressão para o lado alvinegro

Portugueses duelam novamente neste sábado (Foto: Cesar Greco / Palmeiras / Rodrigo Coca / Agência Corinthians)
Escrito por

Corinthians e Palmeiras se enfrentam, neste sábado, às 19h, na Neo Química Arena. Vice-líder e líder do Brasileirão, respectivamente, ambos encaram o duelo como decisivo para seus objetivos no campeonato. Acontece que em jogos contra rivais neste ano, quem tem sido quase perfeito é o time de Abel Ferreira, enquanto o de Vítor Pereira vem tendo um desempenho pífio em clássicos.

GALERIA
> Quem é melhor: Corinthians ou Palmeiras? Veja votação jogador por jogador feita pela redação do LANCE!


Abel Ferreira e o Palmeiras: os reis dos clássicos em São Paulo no ano

Até aqui na temporada, o Verdão fez dez clássicos, venceu oito e perdeu apenas dois, ambos para o São Paulo. Isso significa que o Alviverde conquistou 80% dos pontos que disputou diante dos rivais. Contra o Timão, por exemplo, foram dois jogos e dois triunfos, ambos enfrentando Vítor Pereira no banco de reservas. Ao todo, foram cinco gols marcados e um sofrido para a equipe de Parque São Jorge.

>>> Assine o Premiere no Prime Video e acompanhe todas as emoções do seu clube no Brasileirão<<<

Vale lembrar que no último Dérbi, na Arena Barueri, o time de Abel Ferreira atropelou o de Vítor como se não houvesse adversário. Foi um 3 a 0 sem contestação e com a sensação de que foi pouco pelo que os palmeirenses criaram durante todo o jogo. No primeiro duelo, no Allianz Parque, os alviverdes já haviam sido superiores com 2 a 1.

Nenhum outro rival teve um desempenho tão bom em clássicos como o Palmeiras neste ano. O São Paulo, que é o que mais se aproxima, tem 57,6% de aproveitamento contra os rivais, já o Santos, em terceiro lugar, tem 29,2%, enquanto o Corinthians é o lanterna dessa lista com 18,5%, sendo que um dos jogos foi com Sylvinho.

É com esse retrospecto que Abel Ferreira e seus comandados tentarão manter seus números e buscarão uma vitória na Neo Química Arena, onde o comandante do Verdão tem um triunfo, um empate e uma derrota. Será a primeira vez que enfrentará seu compatriota em Itaquera e será a primeira vez que Abel pegará o Corinthians na Arena enfrentando também a torcida presente no estádio.

Vítor Pereira e o Corinthians: pressão por resultados em clássicos

Se do lado alviverde Abel Ferreira vem dominando os jogos contra os rivais paulistas, o mesmo não pode ser dito de Vítor Pereira, que teve seus momentos mais marcantes, e até mesmo os mais polêmicos na Europa, nos clássicos do futebol grego, português e turco.

O aproveitamento de Vítor em clássicos pelo Corinthians é de 21%, e a estreia do lusitano por aqui foi justamente contra o São Paulo. No Morumbi, pela fase de grupos do Paulistão, sua equipe foi derrotada por 1 a 0, com gol de Calleri no primeiro minuto da partida.

O treinador do Timão demorou cerca de três meses e meio para conquistar seu primeiro triunfo em clássicos. A vitória veio na primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil, onde o Time do Povo goleou o Santos por 4 a 0, no dia 22 de junho.

Diante do adversário deste sábado, Vítor Pereira soma duas derrotas. Sua equipe perdeu por 2 a 1, no Paulistão, e foi goleada por 3 a 0 no primeiro turno do Brasileirão. Vale ressaltar que apenas em três ocasiões (2007, 2016 e 2020) o Corinthians perdeu os dois Dérbis para o rival no Brasileirão de pontos corridos.

O trunfo de Vítor para conquistar sua primeira vitória sobre Abel Ferreira é o ‘fator casa’. O Corinthians é o melhor mandante do Brasileirão, com 80% de aproveitamento, e o treinador corintiano está invicto em casa na competição, com sete vitórias e três empates.

Dos oito clássicos disputados por Vítor Pereira, o Corinthians soma uma vitória, dois empates e cinco derrotas. O Timão marcou sete gols e sofreu dez.

OS CLÁSSICOS DISPUTADOS POR VÍTOR PEREIRA NA TEMPORADA

São Paulo 1 x 0 Corinthians - Fase de grupos Paulistão
Palmeiras 2 x 1 Corinthians - Fase de grupos Paulistão
São Paulo 2 x 1 Corinthians - Semifinal Paulistão
Palmeiras 3 x 0 Corinthians - Brasileirão
Corinthians 1 x 1 São Paulo - Brasileirão
Corinthians 4 x 0 Santos - Oitavas de final Copa do Brasil, ida
Corinthians 0 x 0 Santos - Brasileirão
Santos 1 x 0 Corinthians - Oitavas de final Copa do Brasil, volta

OS CLÁSSICOS DISPUTADOS POR ABEL FERREIRA EM 2022

São Paulo 0 x 1 Palmeiras - Fase de Grupos Paulistão
Palmeiras 1 x 0 Santos - Fase de Grupos Paulistão
Palmeiras 2 x 1 Corinthians - Fase de Grupos Paulistão
​São Paulo 3 x 1 Palmeiras - Final do Paulistão, ida
Palmeiras 4 x 0 São Paulo - Final do Paulistão, volta
Palmeiras 3 x 0 Corinthians - Brasileirão
Santos 0 x 1 Palmeiras - Brasileirão
São Paulo 1 x 2 Palmeiras - Brasileirão
São Paulo 1 x 0 Palmeiras - Oitavas de final Copa do Brasil, ida
Palmeiras 2 x 1 São Paulo - Oitavas de final Copa do Brasil, volta