Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Título, G6 e Z4: ‘Missão cumprida’ só para um clube no Brasileirão-2016

Palmeiras abre sua maior vantagem na ponta e briga esquenta por Libertadores e contra o rebaixamento. Chapecoense é a única com poucos objetivos e sem ameaça de queda

(Foto: Agencia Elêvem/Lancepress!)
Escrito por

Está encerrada a 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Faltam sete jogos e apenas um clube já está com "missão cumprida", com poucos objetivos até o fim: a Chapecoense, com 42 pontos, a seis do G6, tem remotas chances de vaga na Libertadores (2%, de acordo com o site Infobola) e praticamente já se garantiu na Série A de 2017, com 1% de chances de rebaixamento. América-MG e Santa Cruz estão "cumprindo tabela" à espera da Segunda Divisão.

Todos os outros 17 clubes brigam por algo. A principal disputa, pelo título, tem o Palmeiras com sua maior vantagem nas 22 rodadas em que o clube ficou na liderança: quatro pontos para o vice-líder Flamengo. Os dois devem polarizar de vez a briga por taça, já que a derrota para o Botafogo deixou o Atlético-MG a oito do líder. O Galo, aliás, teve ameaçada sua terceira colocação, que seria perdida se o Santos tivesse vencido o Grêmio, na Vila (jogo terminou 1 a 1). O Peixe, com 55 pontos, contra 56 dos mineiros, mira a posição que lhe garantiria uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2017.

Botafogo (50), Atlético-PR (48), Corinthians (48), Grêmio (47), Fluminense (46) e Ponte Preta (45) lutam pelas duas vagas mais "ao alcance" no G6. O Fogão impressiona pela arrancada e desempenho no segundo turno: com 27 pontos na segunda parte do Brasileirão, só pontuou menos do que o Palmeiras (28).

Na parte debaixo da tabela, o Figueirense se complicou com a derrota para o líder Palmeiras e vê a saída do Z4 a quatro pontos de distância. É o maior candidato a ocupar uma das duas vagas abertas na Série B. A luta para escapar da outra promete grande emoção até o fim: São Paulo (39), Cruzeiro (38), Sport (37), Coritiba (37), Inter (36) e Vitória (35) lutam contra a degola. A próxima rodada começa no sábado à tarde, com São Paulo x Ponte.