Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
São Paulo
escudo default
0
0
escudo default
Botafogo

Travados: São Paulo e Botafogo ficam no 0 a 0 e continuam sem vencer

No Pacaembu, os dois times protagonizaram uma partida amarrada, com poucas oportunidades claras de gol; Tricolor escapou matematicamente do rebaixamento

Jales Valquer / Fotoarena
Escrito por

Se existe um momento ruim no Campeonato Brasileiro para travar, é na reta final. E São Paulo e Botafogo provaram neste domingo, no Pacaembu, que não conseguem embalar. Em jogo amarrado, os dois ficaram no 0 a 0 e ampliaram uma sequência sem vitória. Mas melhor para o Tricolor, que escapou matematicamente de qualquer risco de rebaixamento.

O Tricolor completou seu quarto jogo sem ganhar - vinha de dois empates e uma derrota. Chegou a 46 pontos, segue adiando a busca pelos 47 pontos, meta traçada pelo elenco para não ter risco de rebaixamento e fica ainda mais distante do sonho de uma vaga na Libertadores. Mas, como o Vitória empatou neste domingo e ainda tem confronto direto diante da Ponte Preta, esses 46 pontos são suficientes para eliminar qualquer risco de queda.


Já o Botafogo, que antes parecia garantido entre as sete primeiras posições, que dão vaga ao principal torneio do continente, vinha de duas derrotas e, com o empate em São Paulo, chega a 52 pontos. Passa a ser seriamente ameaçado de ficar fora da Libertadores de 2018.

O resultado mostra o que foi a partida. Os dois times até tiveram uma chance clara cada um, ambas no segundo tempo, quando Lindoso teve o chute travado por Bruno Alves, aos dois minutos, e com Pratto acertando a trave, mesmo estando completamente livre na cara do goleiro Gatito, aos 16. Mas foi pouco.

O Botafogo se impôs somente nos cinco minutos iniciais do primeiro e do segundo tempo. O time de Jair Ventura avançou sua marcação e dificultava que a bola saísse do campo do São Paulo. Mas essa postura só durou enquanto Jucilei não acertava quase sozinho a marcação.

No resto do jogo, o São Paulo teve mais momentos de supremacia,
mas nada que empolgasse demais. Sem Hernanes, e com Cueva no banco, já que o peruano voltou com atraso da seleção, Dorival armou um 4-1-4-1 com Shaylon buscando mais a bola e Lucas Fernandes solto. Nenhum deles, porém, foi realmente efetivo.

No segundo tempo, os dois treinadores trocaram peças no setor ofensivo, tentando alternativas para superar a parede que seus ataques encontravam em frente às áreas adversárias. Nesse aspecto, o São Paulo melhorou com a entrada de Cueva, e rondou mais a área de Gatito. Mas pouco aproveitou.

O Botafogo, por sua vez, encontrava espaço para contra-atacar. Mas faltava velocidade para decidir o jogo dessa maneira.

A chance de recuperação de ambos fica para a próxima rodada, fora de
casa. No domingo, o São Paulo visita o Coritiba, enquanto o Botafogo pega o Palmeiras, na segunda.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 0 X 0 BOTAFOGO

Local:
Pacaembu, São Paulo (SP)
Data-Hora: 19/11/2017 - 17h
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Público/renda: 23.745 pagantes / 25.711 no total / R$ 635.360,00
Cartões amarelos: Carli, Bruno Silva, João Paulo (BOT); Gilberto (no banco), Petros (SPO)
Cartões vermelhos: -

SÃO PAULO: Sidão; Militão, Bruno Alves, Rodrigo Caio e Edimar; Jucilei; Marcos Guilherme, Petros, Shaylon (Júnior Tavares - 22'/2ºT) e Lucas Fernandes (Cueva - 14'/2ºT); Pratto (Gilberto - 33'/2ºT). Técnico: Dorival Júnior

BOTAFOGO: Gatito; Arnaldo, Carli, Igor Rabello e Victor Luis; Lindoso, Bruno Silva (Gilson - 45'/2ºT), João Paulo e Valencia (Marcos Vinícius - 35'/2ºT); Guilherme (Brenner - 43'/2ºT) e Pimpão. Técnico: Jair Ventura