Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Santos, Timão e Flamengo chamam atenção na 14ª rodada do BR

Especialistas do LANCE! exaltam postura santista no clássico diante do Palmeiras, veem Corinthians e Rubro-Negro em boa fase. Porém, Inter e Fluminense recebem alertas

(Foto: Guilherme Artigas/LANCE!Press)
Escrito por

O Brasileirão segue cada vez mais acirrado em todas as áreas. Ao fim da 14ª rodada, o Palmeiras vê sua liderança, com 29 pontos, ameaçada pelo maior rival, Corinthians, que tem um a menos, enquanto o quarto colorado, Atlético-PR, supera Santos e Flamengo apenas no saldo de gols. 

Porém, a regularidade é que vem chamando a atenção dos colunistas do LANCE!. Confira o panorama da rodada, com suas evoluções e seus percalços.

EDUARDO TIRONI - colunista do LANCE!

Mesmo estando fora do G4 momentaneamente, a maneira como o Santos se impôs diante do líder Palmeiras em pleno Allianz Parque foi impressionante. O Corinthians, mesmo com a mudança de técnico, se mantém confiante e pode render, e o Flamengo teve uma excelente atuação diante do Atlético-MG.

Porém, quem precisa de atenção é o Internacional. A equipe mais uma vez decepcionou, e o que é pior: recorreu à demissão de Argel Fucks, o que nunca é a melhor opção. 

CARLOS ALBERTO VIEIRA - Editor e colunista do LANCE!

A rodada teve um jogo da crise, no qual o Santa Cruz fez 1 a 0 e atenuou a sua e o Internacional decepou a cabeça do treinador Argel após mais um resultado ruim. Teve resultados relevantes para Flamengo e Atlético-PR. O Rubro-Negro carioca mostrou a sua evolução vencendo o Atlético Mineiro, que é forte mesmo com os desfalques, com autoridade. Está certo que esse lance de começar com tudo, abrir o placar e em seguida se fechar lá atrás é meio chato para o torcedor, que fica com o coração na boca. Mas é definitivamente a estratégia da equipe de Zé Ricardo. Como brinde, a boa atuação dos reservas. Vizeu, Pará e Mancuello mandaram bem e o garoto ainda saiu com dois gols no bolso, mostrando que pode ser sombra para Guerrero e, provavelmente Damião.

O Rubro-Negro paranaense teve o resultado mais surpreendente. Mesmo se considerarmos que o Cruzeiro é bem inferior, o time jogava fora de casa contra um rival poderoso que estreava o ótimo Rafael Sobis no ataque. Mas foi bom ver como o Atlético-PR soube trabalhar com o nervosismo do Cruzeiro, quando abriu o placar já fazia por merecer. Saiu na frente e tratou de matar o touro, chegando ao 3 a 0. Hoje, o Atlético, com revezamento e alguns jogadores ainda assimilando na marra o estilo de Autuori está bem encaixado. Pode ser considerado um candidato capaz de brigar pela Libertadores e não apenas um time de fase boa, como ocorreu com o Santa Cruz.

Dos paulistas, favoritos ao título, vimos o São Paulo fazer o dever de casa contra o candidatíssimo ao rebaixamento América-MG e um anunciado empate entre os ótimos Palmeiras e Santos, além da incontestável vitória do Corinthians sobre a brava Chapecoense. O trio Verdão-Timão-Peixe segue como os principais candidatos ao título, com o Grêmio sendo o antagonista dos paulistas. Mas para isso precisa mostrar maior eficácia do que apresnetou contra o frágil Figueiresne em casa. Venceu o jogo, mas o triunfo literalmente foi obtido com boa dose de sorte e não por causa de um futebol de primeira linha.

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO - Colunista do LANCE!

Foi de impressionar a atuação do Santos, mais uma vez jogando com personalidade e em um clássico diante do Palmeiras fora de casa. É uma pena que ficará desfalcado na Olimpíada, assim como o Verdão que, mesmo assim, segue como favorito ao título.

O futebol do Corinthians também tem agradado. Um preparado físico impressionante, que faz a equipe crescer no segundo tempo. Com Cristóvão Borges, o Timão tem jogado mais bola e apresentado um estilo mais bonito do que na "Era Tite".

Outros destaques positivos foram o Grêmio, Atlético-PR e o Flamengo que, sem Muricy Ramalho, é outro. A equipe joga para frente, para definir o jogo, e tem sido uma grande surpresa.

Porém, há clubes que precisam ficar atentos. O Fluminense segue apresentando um futebol sofrível, o Internacional parou de jogar bola, tanto que até demitiu seu técnico, e o Cruzeiro, instável, deu vexame mais uma vez. Já o América-MG prova a cada rodada que é mesmo o time mais frágil do Brasileirão.