Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Corinthians
escudo default
3
2
escudo default
Cuiabá

Renato Augusto brilha com golaço e assistência, Corinthians vence a 6ª seguida em casa e assume o 5º lugar

Com bela atuação do meia, que voltou a atuar em posição de ofício, Alvinegro bateu Cuiabá por 3 a 2, subiu um posto no Brasileirão e igualou série vitoriosa de 2017 como mandante

Escrito por

Com Renato Augusto recolocado por Sylvinho na posição de meio-campista, depois de ser escalado em jogos anteriores como atacante, o Corinthians contou com uma atuação de gala do jogador para vencer o Cuiabá por 3 a 2, neste sábado à noite, na Neo Química Arena, pela 32ª rodada do Brasileirão. Com isso, o Alvinegro assumiu a quinta posição do Brasileirão e conquistou a sua sexta vitória seguida em casa, série que não atingia como mandante desde a edição de 2017 da competição.

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2021 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!


GALERIA
> Veja até quando vai o contrato de cada jogador do Corinthians

Com esta nova vitória diante de sua torcida, o Corinthians passou a somar 50 pontos no Brasileirão e ultrapassou o Fortaleza, que em outro duelo da noite foi derrotado pelo Bragantino por 3 a 0, fora de casa, e caiu para o sexto lugar, com 49 pontos. O time de Bragança Paulista, que já disputou um jogo a mais do que os seus concorrentes, chegou aos 52 pontos e agora fecha o G4, a zona de classificação direta à fase de grupos da Copa Libertadores.

Para reeditar a sequência de seis triunfos consecutivos em Itaquera, que anteriormente conquistou na campanha do seu heptacampeonato nacional, há quatro anos, o Timão foi a campo com Renato Augusto recuado novamente para armar a equipe e teve como outras duas novidades na sua escalação a presença de Lucas Piton na lateral esquerda e de Jô no ataque.

E foi justamente dos pés de Piton, escalado no lugar no suspenso Fábio Santos, que o Corinthians abriu o placar já aos 2 minutos do primeiro tempo. Após ser acionado por Renato Augusto na esquerda, o lateral deu uma linda assistência para Giuliano, que recebeu a bola no segundo pau e cabeceou no canto direito do goleiro Walter para colocar o time da casa na frente.

Walter, que por sinal, está emprestado ao time do Mato Grosso pelo Alvinegro e só pôde jogar porque o rival pagou uma multa de R$ 500 mil, exigência financeira para que o jogador possa enfrentar o clube ao qual pertence.

Outro ex-corintiano em campo que foi escalado pelo técnico Jorginho no Cuiabá foi o meia Clayson, que se tornou o primeiro a aparecer no ataque pela equipe ao chutar de longe para obrigar Cássio a praticar a sua primeira defesa.

O Corinthians, porém, era embalado por mais de 36 mil torcedores e tinha muito mais volume ofensivo. Aos 14 minutos, desperdiçou boa oportunidade de ampliar quando Gabriel recebeu de Fagner e foi fominha ao tentar a finalização quando tinha outros companheiros mais bem posicionados e viu a bola parar em um defensor, que afastou o perigo.

Renato Augusto fez belo gol (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

Aos 25 minutos, o Timão voltou a aparecer com destaque no ataque, com Giuliano recebendo uma bola após Jô fazer o pivô e finalizar para Walter evitar o segundo gol corintiano com uma boa intervenção. Pelo lado do Cuiabá, Clayson seguia como jogador mais perigoso e aos 27 minutos deu passe para Pepê arrematar e exigir uma nova defesa de Cássio.

Entretanto, o Corinthians chegava com muito mais frequência na frente e desperdiçou oportunidades em sequência de ampliar o placar, primeiro com Gabriel aos 36 minutos e depois aos 37 com Renato Augusto dando um cruzamento da direita em que a bola passou rente à linha da meta sem que ninguém conseguisse aparecer para cutucar a bola para as redes. E já em seguida, aos 39 e aos 40, João Victor, de cabeça, e Renato Augusto também não souberam aproveitar as chances que tiveram para marcar.

E os erros acabaram custando caro no finalzinho desta etapa inicial, quando o meia Pepê recebeu uma bola fora da área e acertou um chute com rara felicidade que encontrou o ângulo esquerdo de Cássio, que nada pôde fazer para evitar o empate dos visitantes aos 46 minutos. Mesmo assim, a Fiel manteve o apoio ao Timão ao seguir dando gritos para empurrar o time.

RENATO AUGUSTO BRILHA NA ETAPA FINAL

Mas o que poderia estar se desenhando como uma possível reação do Cuiabá não se confirmou. E isso graças principalmente ao papel decisivo que foi desempenhado por Renato Augusto. Ele começou a brilhar aos 5 minutos, quando recebeu na intermediária e, mesmo marcado de perto por um defensor, chutou com categoria para colocar a bola no ângulo esquerdo de Walter, que saltou, mas não conseguiu alcançar a precisa finalização.

E mais uma pintura seria desenhada no quadro formado pelas quatro linhas em Itaquera aos 11 minutos, quando Renato Augusto tabelou com Róger Guedes e deu assistência para o companheiro receber pelo lado esquerdo da grande área e finalizar cruzado com força e acertar o ângulo esquerdo de Walter: mais um golaço para para ampliar o placar para 3 a 1.

Após levar o terceiro gol, o Cuiabá tentou voltar a atacar o Corinthians e contou com Rafael Gava testando Cássio, aos 15 minutos, em chute de fora da área. E com uma vantagem confortável no placar, Sylvinho resolveu sacar Gabriel Pereira e Jô e promoveu as entradas de Gustavo Mosquito e Vitinho para dar um novo fôlego ao meio-campo e ao ataque corintiano.

CUIABÁ DESCONTA E DEPOIS QUASE EMPATA

O jogo parecia controlado para o Corinthians, mas o Cuiabá reagiu e descontou o placar aos 32 minutos, quando Rafael Gava bateu falta pela direita e Paulão completou de cabeça para as redes para fazer o segundo gol dos visitantes.

E por muito pouco o time do Mato Grosso não empatou em seguida, aos 34, quando o mesmo Paulão deu um lindo lançamento da defesa para Clayson, que ganhou a disputa pela bola pelo alto e ficou cara a cara com Cássio. O meia bateu colado e a bola passou muito perto da trave esquerda do goleiro.

Pouco antes disso, aos 33 minutos, Sylvinho havia promovido outras duas substituições ao sacar Renato Augusto e Lucas Piton, que deram lugares respectivamente a Luan e Du Queiroz. E Luan quase ampliou o placar em uma boa oportunidade aos 39 minutos.

O Corinthians passou um sufoco pra segurar o 3 a 2 no final do confronto, no qual Sylvinho ainda trocou Gabriel por Xavier. Mas, mesmo com sofrimento, o Timão garantiu a sua sexta vitória seguida em casa e passou a acumular nove partidas de invencibilidade como mandante. Não perde um jogo em casa desde o dia 1º de agosto, quando foi derrotado por 3 a 1 pelo Flamengo, que será justamente o próximo rival, na quarta-feira, no Maracanã. 

O Cuiabá, por sua vez, estacionou nos 39 pontos e agora figura em 12º lugar. A equipe também voltará a campo na próxima quarta, quando receberá o Internacional, às 19h, na Arena Pantanal, em outro confronto da 33ª rodada.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 3 x 2 CUIABÁ
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Data-Hora: 13/11/2021 - 21h
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (Fifa-PR)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Ivan Carlos Bohn (PR)
VAR: Heber Roberto Lopes (SC)
Público/renda: 38.474 pagantes/R$ 2.175.794,20
Cartões amarelos: Gustavoi Mosquito (COR); João Lucas (CUI)
Cartões vermelhos: -
Gols: Giuliano (2'/1ºT) (1-0) e Pepê (46/1ºT) ; Renato Augusto (5'/2ºT), Róger Guedes (11'/2ºT) e Paulão (32'/2T)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Lucas Piton (Du Queiroz); Gabriel (Xavier), Giuliano, Gabriel Pereira (Gustavo Mosquito), Renato Augusto (Luan) e Róger Guedes; Jô (Vitinho). Técnico: Sylvinho.

CUIABÁ:  Walter; João Lucas (Lucas Ramon), Paulão, Alan Empereur e Uendel; Yuri Lima (Felipe Marques), Camilo (Max), Pepê, Clayson e Rafael Gava (Uillian Correia); Jenison (Gustavo Nescau). Técnico: Jorginho.