Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Quem leva? Jornalistas analisam disputa por título do Brasileirão

O São Paulo terminou o primeiro turno liderando o Campeonato Brasileiro, três pontos à frente do Internacional; o L! conversou com jornalistas sobre essa disputa

(Foto: Erik Teixeira/FotoRua)
Escrito por

O São Paulo derrotou a Chapecoense neste domingo por 2 a 0 e terminou o primeiro turno na liderança do Campeonato Brasileiro de 2018, com 41 pontos, três a mais do que o vice-líder, Internacional. Restam ainda 19 rodadas para o fim da competição, mas já é possível ter uma noção das equipes que vão brigar pelo título nacional.

Em apenas três edições o campeão do primeiro turno não levantou a taça no fim da temporada, na era dos pontos corridos (2003-2018). Grêmio (2008), Internacional (2009) e Atlético-MG (2012) foram os únicos clubes que lideravam até a metade do campeonato, mas não conseguiram se manter na ponta da tabela. Porém, todos eles terminaram na segunda colocação.

Oito pontos separam o líder do sexto colocado do Brasileiro. São Paulo e Internacional tem uma pequena vantagem, pois estão disputando apenas esse campeonato. Flamengo, Grêmio e Palmeiras estão focados em outras competições, mas as três equipes tem elencos fortes e competitivos, que podem brigar por mais de um torneio. O LANCE! conversou com jornalistas para tentar esclarecer como está essa disputa pela taça do Brasileirão. Confira abaixo as opiniões:

Paulo Vinicius Coelho - comentarista dos canais Fox Sports
"Acho que São Paulo e Internacional são as equipes mais fortes porque tem as mesmas características do Corinthians de 2017, ou seja, eles só disputam o Campeonato Brasileiro. É um pecado que o torneio mais importante do país seja primeira opção apenas das equipes que só disputam o Brasileirão. Portanto, o melhor time do Brasil não ganha o campeonato e isso já vem acontecendo nos últimos dois anos, quando a temporada foi estendida para todas competições. São Paulo e Inter sabem se defender muito bem e tem uma equipe bem compacta, que sabem apresentar um bom futebol. O clube gaúcho é muito bem montado e estruturado pelo Odair Hellmann e tem um pivô que faz a preparação para a chegada de outros atacantes nas diagonais. Já no Tricolor, o ponto forte é o trabalho tático do Joao Rojas e do Éverton para poder liberar de marcação o Nenê e o Diego Souza".

 André Kfouri - colunista do Diário LANCE!
"A pontuação temporária, na marca da metade do campeonato, não significa nada além de uma perspectiva. Como elemento para a avaliação dessa perspectiva, o fato de o Inter ser primeiro, segundo ou terceiro colocado é irrelevante. Há cinquenta e sete pontos em disputa até a última rodada e é infantil pretender determinar quem está melhor posicionado para conquistar o título. A distância do primeiro ao sexto lugar expõe esse devaneio. Era uma precipitação restringir a corrida pelo troféu a São Paulo e Flamengo, e não apenas porque os rivais de Porto Alegre se apresentaram. Por qual motivo uma competição que tem a imprevisibilidade como virtude se converteria em uma procissão de praticamente um turno inteiro, sem nenhum participante claramente superior a todos os outros no ponto de vista técnico? A distribuição de etiquetas a cada rodada concluída contradiz a essência do campeonato, especialmente porque se baseia, na maioria das vezes, na capacidade de saber ler. Ignora-se a temporada passada, em que o líder destacado na primeira metade poderia ter sido alcançado no segundo turno, período no qual as etiquetas se alternavam entre os “perseguidores”. A superficialidade contribui para a incompreensão e gera distorções perigosas como a necessidade de explicar resultados por desempenhos individuais".

Mário Marra - blogueiro do Diário LANCE!
"Ainda tem um turno inteiro pela frente, a diferença entre as equipes não é tão grande e o campeonato está aberto. É claro que o São Paulo leva vantagem por estar disputando uma competição só e fazendo bons jogos, mas acho o Grêmio um sério candidato, pois tem um elenco muito forte, uma boa sequência de trabalho do Renato Gaúcho, muitas qualidades individuais e os jogadores já estão entrosados. O ponto negativo do clube gaúcho é o elenco enxuto e pouco numeroso, mas o Renato conhece bem as peças que tem. A tendência é que o Brasileirão seja disputado até o final. O São Paulo tem a vantagem, porém não descarto o Grêmio".

Yago Rudá - setorista do São Paulo pelo Diário LANCE!
​"O São Paulo é uma equipe forte e que conta com quatro ótimos zagueiros no elenco, por isso não sofre tanto defensivamente. O ponto fundamental é o esquema tático. Os jogadores sabem muito bem o que fazer dentro de campo. Com Nenê centralizado, Rojas e Éverton pelas pontas, o time de Diego Aguirre se torna muito competitivo e essa é a principal chave para o São Paulo conquistar resultados positivos. Mas também há pontos negativos. O Tricolor tem dificuldades para propor o jogo quando preciso, justamente pelo esquema tático ser baseado em contra-ataques. E também falta pesas de reposição a altura, como o Nenê por exemplo, que em caso de algum imprevisto, nenhum jogador conseguirá desempenhar sua função e apresentar a mesma qualidade. Por fim, eu aponto o Éverton como o destaque desse elenco. Foi uma contratação que se ajustou perfeitamente no time e colabora tanto na defesa, como no ataque".

Gustavo Hofman - comentarista dos canais ESPN
"Não há nenhum super time no Campeonato Brasileiro. Eu vejo no bloco de cima, equipes muito equilibradas entre si. O que eu acho que vai fazer a diferença é o foco na competição e sendo assim, não consigo citar apenas um time. Coincidentemente, o São Paulo e Internacional são os grandes favoritos. Flamengo, Palmeiras, Grêmio e até mesmo o Cruzeiro, estão priorizando outros torneios. Como esses dois favoritos estão disputando apenas o campeonato nacional, isso pode fazer uma grande diferença já nesse início de segundo turno. Analisando esses dois times, acredito que o São Paulo é mais qualificado e tem um elenco superior ao do Inter, mas a equipe gaúcha vem jogando bem, principalmente nas últimas rodadas e pode crescer ainda mais neste turno. O equilíbrio é fundamental para esses times".