Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
São Paulo
escudo default
1
1
escudo default
Grêmio

Quase aliviado! São Paulo arranca empate com Grêmio no Morumbi

São Paulo leva baile no primeiro tempo, mas equilibra o jogo e fica perto de sair da zona de rebaixamento. Mais de 51 mil torcedores estiveram no estádio e aplaudiram a atuação.

(Foto: Maurício Rummens/LANCE!Press/Foto Arena)
Escrito por

O São Paulo sairia da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro nesta segunda-feira se vencesse o Grêmio. Empatou por 1 a 1, no Morumbi, mas foi aplaudido pelo ponto conquistado.

O time gaúcho mostrou o motivo de ser o vice-líder e deu um baile no primeiro tempo. O gol de Pedro Rocha, aos 19 minutos, abriu o placar e foi pouco diante do domínio da equipe. Mas a última imagem que fica para os mais de 51 mil presentes no estádio foi a significativa melhora da equipe de Dorival Júnior depois do intervalo, premiada com o gol de Lucas Fernandes, aos 18 minutos.

O Grêmio deu uma aula de futebol no primeiro tempo. Jogava com a defesa e o meio-campo bem próximos e trocava passes curtos, quase sem errar. Os três jogadores de frente ainda asfixiavam a saída de bola são-paulina.

Não adiantava Jucilei e Petros recuarem para fazer o time jogar e os laterais Bruno e Edimar só atrapalhavam. Quando a bola chegava a Cueva, o responsável pela armação, ele já estava pressionado demais.

Quando o São Paulo resolveu avançar na marra, deu campo para o Grêmio. Assim, aos 19 minutos, Pedro Rocha arrancou pela esquerda, passando por Arboleda e tendo tranquilidade na área para definir como venceria Renan Ribeiro.

Dorival Júnior mudou o jogo no intervalo. Surpreendendo muitos torcedores, organizou o meio-campo com Cícero no lugar de Jucilei. E ganhou criatividade ofensiva ao apostar em Lucas Fernandes na vaga de Jonatan Gomez.

O São Paulo passou a jogar no campo de ataque. Não escapou de sofrer perigos quando o Grêmio avançava, mas a marcação estava mais ajustada, com Petros comandando bem a cabeça de área, e o time gaúcho, finalmente, passou a ter um adversário em campo.

Contagiado pela torcida, o São Paulo se encheu de otimismo e, aos 18 minutos, Edimar teve frieza para entrar na área e encontrar Pratto. O goleiro Marcelo Grohe espalmou a bomba do argentino, mas Lucas Fernandes pegou o rebote.

O ponto somado foi o 16º do time do Morumbi, que está em antepenúltimo e tem chances de deixar a zona de rebaixamento se vencer o Botafogo, fora de casa, no sábado. Já o Grêmio perde força na caçada ao Corinthians e, com 32 pontos, fica a oito do líder.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 X 1 GRÊMIO
Local: Morumbi, São Paulo (SP)
Data-Hora: 24/7/2017 - 20h
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Pablo Almeida da Costa (MG)
Público/renda: 51.511 pagantes/R$ 1.367.039,00
Cartões amarelos: Rodrigo Caio (SAO), Maicon, Michel e Arthur (GRE)
Cartões vermelhos: -
Gols: Pedro Rocha (19'/1ºT) (0-1), Lucas Fernandes (18'/2ºT) (1-1)

SÃO PAULO: Renan Ribeiro; Bruno (Gilberto, aos 21'/2ºT), Arboleda, Rodrigo Caio e Edimar; Petros, Jucilei (Cícero, no intervalo) e Jonatan Gómez (Lucas Fernandes, no intervalo); Marcinho, Cueva e Pratto. Técnico: Dorival Junior.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Maicon, Arthur (Fernandinho, aos 20'/2ºT) e Ramiro; Pedro Rocha (Éverton, aos 33'/2ºT) e Luan. Técnico: Renato Gaúcho.