Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
São Paulo
escudo default
1
2
escudo default
Palmeiras

Com gols nos acréscimos, líder Palmeiras derrota o São Paulo de virada pelo Brasileirão

Verdão marcou duas vezes no apagar das luzes para manter saga sem derrotas diante de rival em pleno Morumbi, na noite desta segunda-feira (20)

Escrito por

Clássico é clássico e vice-versa. A máxima popular, repetida à exaustão por torcedores para simbolizar a imprevisibilidade desses confrontos, muitas vezes se comprova em campo . Como na noite desta segunda-feira (20), quando o São Paulo repleto de desfalques e criticado pela torcida ia conseguindo se impor no Morumbi ante o favorito Palmeiras. Mas o Verdão mostrou não ter longa invencibilidade no ano à toa e arrancou a vitória, de virada, por 2 a 1 nos instantes finais do jogo. A partida, válida pelo Campeonato Brasileiro,  teve os gols dos zagueiros Gustavo Gómez e Murilo em cobranças de escanteio de Gustavo Scarpa para o Verdão e Patrick para os mandantes. 


O resultado trágico encerra a sequência de 15 partidas sem derrota do Tricolor no Morumbi. O último revés em casa havia sido em março, para o mesmo Palmeiras. 

A vitória aumenta para 19 partidas a sequência sem perder do Palmeiras na temporada. De quebra, o time se isolado na liderança do Brasileirão, com 28 pontos. O São Paulo é só o décimo, com 18 pontos.

+ ATUAÇÕES DO SÃO PAULO: Setor ofensivo é 'nulo' na segunda etapa

+ ATUAÇÕES DO PALMEIRAS: Zagueiros decidem a partida 

INÍCIO FULMINANTE DO TRICOLOR

Para quem esperava um amplo domínio palmeirense, Rogério Ceni mostrou que o trabalho de preparação para o clássico pelo lado Tricolor foi intenso.

O Tricolor começou marcando em cima a saída de bola do rival, impedindo a articulação de suas jogadas e não só conseguiu dominar as ações na intermediária alviverde, como apareceu com mais perigo ao ataque.

Primeiro, aos 12', Rodrigo Nestor recebeu passe de Reinaldo e exigiu  boa defesa de Weverton em forte arremate. Depois, foi Patrick quem avançou pela esquerda e cruzou na medida para Igor Gomes cabecear por cima da meta palmeirense.

EIS O GOL DO SÃO PAULO

Com tanta presença de jogo e empurrado pela torcida, não demorou para o Tricolor abrir o placar.

Aos 16', após cobrança de escanteio na primeira trave de Nestor, Gabriel Menino desviou a bola em cima de Patrick. O Pantera Negra não vacilou e completou às redes de peito (!!!) para abrir o placar.

O lance até chegou a ser analisado pelo VAR por um suposto toque de mão de Patrick reclamado pelos palmeirenses. Mas Daronco validou o lance. Foi o terceiro gol do camisa 88 em 22 jogos pelo clube.

RESPOSTA DO VERDÃO VEM, MAS SEM INTENSIDADE

Até o mais fanático são-paulino sabe das qualidades do Palmeiras e do poder de seu elenco. Por isso, após a abertura do placar era esperada a pressão alviverde. Que demorou a aparecer.

Aos 25', Gómez se arriscou ao ataque e cruzou para Gabriel Veron, de cabeça, exigir boa defesa de Jandrei. No rebote, Piquerez furou.

Cinco minutos depois, foi a vez de Scarpa aparecer livre na entrada da área e finalizar de fora da área com o pé direito.

TABELA
> Confira jogos, classificação e simule resultados do Brasileirão-22
> Conheça o novo aplicativo de resultados do LANCE!

LÁ E CÁ, COM MUITO NERVOSISMO

Diante da resposta palmeirense, coube ao Tricolor se reorganizar dentro de campo. E, para alegria dos torcedores, a reta final do primeiro tempo se mostrou aberta, com muita oportunidade para os dois lados, mas também muito nervosismo com as faltas um pouco mais duras.

O próprio Scarpa deu esse tom aos 33, quando recebeu passe de Danilo e novamente arriscou o chute de longe, com perigo, mas para fora. Na sequência, foi a vez de Igor Gomes repetir o adversário e completar pela linha de fundo um cruzamento de Reinaldo.

Aos 35', os palmeirenses deram seus suspiros. Rony encontrou Gabriel Menino entrando livre pela esquerda, mas o camisa 25 teve a finalização desviada a tempo. NO minuto seguinte, foi Arboleda quem conseguiu bloquear mais um chute de Scarpa em que Jandrei já estava rendido no lance.

Enquanto cartões amarelos eram distribuídos e muita reclamação partia de parte dos jogadores, coube espaço para uma derradeira chance. Aos 46', Reinaldo avançou livre pela esquerda e cruzou na medida para Nestor finalizar para fora.

NA VOLTA DO INTERVALO, VERDÃO É MELHOR

O segundo tempo começou cadenciado, com as equipes se estudando e avaliando alternativas de jogo. Até que começaram as substituições.

Com isso, o Palmeiras sobressaiu, passou a criar mais oportunidades no ataque com a entrada de Mayke, mas quase sempre essas oportunidades eram desperdiçadas por Rafael Navarro e o ritmo da partida seguia cadenciado.

JOGADA DE PERIGO, ATÉ QUE ENFIM

Assim foi até os 27', quando Rodrigo Nestor cobrou falta com perigo da entrada da área e exigiu boa defesa de Weverton, enfim inaugurando as jogadas de perigo da etapa final.

A resposta palmeirense foi rápida. No minuto seguinte, Mayke arrancou pela direita e cruzou na medida para Breno Lopes chutar de primeira e acertar o travessão.

MARCAÇÃO TRICOLOR FALHA E VERDÃO CHEGA À VIRADA

Na reta final do clássico, o Palmeiras até tentou com Danilo recebendo passe dentro da área e chutando para a defesa de Jandrei, aos 38. 

Foi então que João Martins decidiu ir para o tudo ou nada no Verdão. E alcançou um resultado que se desenhava improvável. Em duas cobranças de escanteio de Gustavo Scarpa, já nos acréscimos, conseguiu a virada, com gols dos zagueiros Gustavo Gómez e Murilo, aos 46' e 50', respectivamente.  

PRÓXIMOS JOGOS

São Paulo e Palmeiras voltam a campo pelo Brasileirão no próximo domingo (26). O Tricolor encara o Juventude, no Morumbi, às 18h (de Brasília), enquanto o Verdão vai a Florianópolis (SC) encarar o Avaí, às 16h (de Brasília). Antes, contudo, ambos voltam a se enfrentar pelo duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, novamente na casa são-paulina, também às 20h (de Brasília), na quinta-feira.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 x 2 PALMEIRAS


Data e hora: 20/06/2022 (segunda-feira), às 20h (de Brasília)
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa) e Michael Stanislau (ambos do RS)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP)
Público: 31.055 pagantes
Renda: R$ 1.314.153,00

Cartões amarelos: Igor Vinícius, Gabriel Neves e Reinaldo (São Paulo); Danilo (Palmeiras)
Cartão vermelho:

GOLS: Patrick aos 16min do 1º T (1-0), Gustavo Gómez aos 46min do 2º T (1-1) e Murilo aos 50min do 2ºT (1-2)

SÃO PAULO
Jandrei; Diego Costa, Arboleda e Léo; Igor Vinícius (Rafinha 16/2), Rodrigo Nestor (Rigoni 37/2), Igor Gomes, Gabriel Neves (Pablo Maia 16/2) e Reinaldo (Miranda 42/2); Patrick e Calleri (Eder 37/2)
Técnico: Rogério Ceni

PALMEIRAS
Weverton; Luan (Mayke 17/2), Gómez e Murilo; Gabriel Menino, Danilo (Atuesta 39/2), Gustavo Scarpa e Piquerez (Wesley 39/2); Gabriel Veron (Breno Lopes 28/2), Dudu e Rony (Rafael Navarro 18/2)
Técnico: João Martins (interino)

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)