Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Athletico-PR
escudo default
3
0
escudo default
Botafogo

No ‘adeus’ de Felipão, Athletico-PR goleia o Botafogo e confirma vaga na Libertadores; Alvinegro está fora

Furacão tem amplo domínio, envolve o Glorioso, faz 3 a 0 com gols de Adryelson (contra), Vitor Roque e Erick neste domingo (13) e termina o Brasileirão em sexto lugar

Escrito por

O Athletico-PR ratificou sua classificação no G6 da Copa Libertadores. Na última partida da história de Luiz Felipe Scolari como treinador, o Furacão dominou o Botafogo no jogo com ares de decisão pela vaga e obteve uma vitória por 3 a 0, com gols de Adryelson (contra), Vitor Roque e Erick, em jogo válido pela 38ª rodada do Brasileirão. O Alvinegro, por sua vez, ficou fora do torneio sul-americano com o revés fora de casa.

+ ATUAÇÕES: Defensores do Botafogo falham e recebem as piores notas na derrota para o Athletico-PR

Em seu último jogo como treinador, Felipão fez Athletico terminar a competição com 58 pontos e conseguindo a classificação direta para a fase de grupos na competição continental. O multicampeão será diretor do clube a partir da próxima temporada.

Já o Glorioso, com 53 pontos, viu seu sonho de estar na Libertadores de 2023 escorrer entre os dedos. O Alvinegro irá disputar a Sul-Americana no próximo ano.

ATHLETICO EMPILHA CHANCES

Nos primeiros minutos, o Athletico-PR indicou qual seria sua estratégia na etapa inicial. Vitinho se livrou de Daniel Borges, fez um cruzamento que passou por Lucas Perri e obrigou Marçal a se desdobrar para evitar o pior. O Botafogo ameaçou dominar as ações e depositava as fichas nas arrancadas de Jeffinho e nas tentativas de Tiquinho Soares.

Contudo, a equipe de Luiz Felipe Scolari logo retomou a qualidade na troca de passes e cercou o Alvinegro. Alex Santana ameaçou em cabeçada. Já Terans deu calafrios à zaga adversária. O uruguaio cobrou falta rente à trave. Em seguida, se desvencilhou de Marçal e seu chute carimbou o travessão. Outra finalização sua raspou o travessão de Perri. Vitinho, com suas arrancadas e ao distribuir jogadas, e o ímpeto de Vitor Roque e de Erick, também ficaram próximos de abrir o placar para o Furacão.   

>>> Veja como ficou o Brasileiro de 2022!

Furacão deu adeus aos gramados como treinador neste domingo (Foto: Reinaldo Reginato / Lance!)

COM A SUTILEZA DE UM FURACÃO

O Botafogo voltou do intervalo tentando se encontrar. Mas os comandados de Luís Castro erravam passes bobos e não chegavam a ameaçar Bento.

Já o Athletico, de cabeça boa, encontrou o caminho das redes. Após cobrança de escanteio, Erick surgiu livre na área. Lucas Perri chegou a espalmar, mas a bola bateu em Adryelson e foi para a rede. Minutos depois, a torcida celebrou outra vez quando Vitor Roque tocou para o gol vazio. Contudo, a jogada foi anulada pelo VAR devido a impedimento de Vitinho no início da jogada.

Neste momento, os donos da casa dominavam o jogo. Perri se desdobrou para salvar conclusão de Vitinho. Só que a torcida do Furacão foi ao delírio pouco depois. Vitinho alçou para Terans. O uruguaio dividiu com a zaga botafoguense e, na sobra, Vitor Roque surgiu para estufar a rede.

ALVINEGRO LUTA, MAS ATHLETICO SE IMPÕE E FAZ O TERCEIRO

Em desvantagem, o Botafogo achou espaço para apostar em uma reação principalmente em investidas de Michel Nascimento. Em sua melhor oportunidade, Marçal cruzou e Adryelson bateu rasteiro, obrigando Bento a saltar para defender. 

Aos poucos, o Furacão voltou a atacar com perigo. Terans alçou e a bola chegou a Canobbio. O camisa 9 encheu o pé e obrigou Lucas Perri a se esticar. Na sobra, o goleiro alvinegro salvou novamente. O uruguaio teve nova chance parada pelo camisa 12.

Na reta final, o Athletico selou sua vitória. Um vacilo de Adryelson abriu caminho para Erick. O atacante entortou a zaga alvinegra e chutou no cantinho de Lucas Perri. Vitória maiúscula do Furacão e fim de sonho amargo dos botafoguenses. 

FICHA TÉCNICA

ATHLETICO-PR 3x0 BOTAFOGO

Data-Hora:
13 de novembro de 2022, às 16h
Estádio: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (VAR-Fifa/RN)

Cartões amarelos: Erick (CAP), Júnior Santos (BOT)

Gols: Adryelson (contra), 6/2T (1-0), Vitor Roque, 16/2T (2-0) e Erick, 46/2T (3-0)


ATHLETICO-PR (Técnico: Luiz Felipe Scolari)

Bento; Khellven, Matheus Felipe, Thiago Heleno e Abner Vinícius (Pedrinho, 23/2T); Erick, Fernandinho (Bryan García, 41/2T) e Alex Santana; Terans (Rômulo, 41/2T), Vitor Roque (Pablo, 33/2T) e Vitinho (Canobbio, 33/2T).


BOTAFOGO (Técnico: Luís Castro)

Lucas Perri; Daniel Borges (Luis Henrique, 23/2T), Adryelson, Cuesta e Marçal; Patrick de Paula (Matheus Nascimento, 13/2T), Tchê Tchê e Lucas Fernandes; Júnior Santos (Victor Sá, 13/2T), Tiquinho Soares e Jeffinho.

Botafogo não teve boa atuação e foi derrotado pelo Athletico (Foto: Reinaldo Reginato / Lance!)