Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Luta pelo acesso! Veja as chances dos clubes de chegarem à Série A

Fortaleza tem maior probabilidade de subir para a primeira divisão na próxima temporada. Goiás vem de uma arrancada, com bons jogos no segundo turno. Confira os outros times

A luta pelo acesso à elite do futebol nacional é acirrada (Foto: Divulgação/Fortaleza)
Escrito por

A luta para o tão sonhado acesso à elite do Campeonato Brasileiro continua para os clubes da segunda divisão. Os embates dentro de campo mostram a vontade das equipes para conquistarem o feito tão complicado. O LANCE! destrinchou a probabilidade dos times de garantir vaga na Série A para próxima temporada. 

FORTALEZA
A equipe cearense teve um primeiro turno de excelência. Além de cravar a primeira colocação da tabela, o Tricolor se manteve invicto por longo período da competição e ainda tem um dos artilheiros da disputa e do Brasil: Gustagol, com 10 gols marcados. Na temporada, são 26. Com o desempenho, a equipe tem 95% de chances para conseguir o acesso à elite do futebol. O Fortaleza se apresenta na primeira colocação, com 46 pontos. Em 24 rodadas, venceu 14, empatou quatro e perdeu somente seis. 

Marcelo Paz, o presidente do Fortaleza, comemorou o fato do retorno do Tricolor à competição. Ainda salientou que não esperava ver o clube na situação que está.

- Não esperávamos este desempenho, com 40 pontos em 20 rodadas e na liderança. Temos que ser sinceros. Agora, é manter esta condição para conseguir ser campeão, mas tem muita água para rolar ainda - disse ao LANCE!.

CSA
​A equipe de Alagoas é mais uma que mostrou bom futebol, o que não era esperado. Porém, assim como o Fortaleza, surpreendeu os mais céticos e até mesmo os confiantes. No momento, soma 40 pontos, com 11 triunfos, sete empates e seis derrotas. É uma equipe que faz gol, porém também sofre com os gols dos adversários, contudo, é cirúrgico para fechar o jogo. A equipe apresenta 59% para conquistar o tão sonhado acesso. 

GOIÁS
A equipe esmeraldina vem de uma arrancada muito boa no final do primeiro e início do segundo turno, o que levou o time à terceira posição do Campeonato Brasileiro. Além disso, o atacante Lucão está auxiliando a equipe ao marcar 10 vezes no momento. O grupo comandado pelo técnico Ney Franco tem 53% de chances para retornar à Série A, e o treinador destacou a evolução do Goiás nos últimos jogos. 

- A gente conversou muito e treinou bastante. Usei a palavra “referência”. Temos um campeonato de referências negativas e positivas. As negativas eu passei por elas superficialmente e fiz uma rápida cobrança. Mas depois falei das referências positivas e o que a gente já fez. Estávamos em 19º e não chegamos no G-4 por acaso. A equipe evoluiu em todos os sentidos e é isso que nós enfatizamos - disse o treinador. 

AVAÍ 
​Na cola do Goiás, o time catarinense se arma para subir na tabela. O Leão também teve uma série de arrancadas, mas pecou em alguns jogos que podia resolver, mas ficou no empate, como a partida contra o Brasil de Pelotas, que está na zona de rebaixamento. A equipe montada por Geninho tem 45% de chances de disputar o Campeonato Brasileiro da Série A no ano que vem. 

Avaí e Figueirense pela Série B do Brasileiro (Foto: Fernando Remor)

GUARANI 
​D olho no G4 para confirmar o acesso, o Bugre vem crescendo de produção na competição no últimos jogos. Mas a campanha poderia ter sido melhor pela quantidade de empates, já são sete, com pontuação de 37. A probabilidade de conseguir a conquista é de 35%. A sequência de jogos será complicada, porque a equipe enfrentará times com o mesmo objetivo.

FIGUEIRENSE E ATLÉTICO-GO
Mesmo que as equipes estejam com o mesmo número de pontos do Guarani, o clube catarinense e o goiano apresentam campanhas diferentes dentro e fora de casa, além dos adversários que irão enfrentar. Furacão e Dragão têm 30% de chances de conquistar um lugar na elite do futebol. Além disso, apresentam um rendimento muito parecido: dez vitórias, sete empates e sete derrotas. Somente o saldo de gols que difere, mas também muito pouco. 

VILA NOVA-GO E PONTE PRETA 
O Tigre também sonha com a elite do futebol, mas fez muitos jogos com irregularidades nesta Série B, com nove vitórias, nove empates e seis derrotas. As próximas partidas do Colorado são contra adversários diretos, como Fortaleza e Guarani, o que pode dificultar. As chances de acesso são de 22%. A Macaca também apresenta desníveis, com dificuldades para encontrar o caminho dos triunfos. E até anunciou, neste domingo, Marcelo Chamusca como novo treinado para o restante da temporada. O time tem 13% de chances de conquistar o acesso à Série A. 

CORITIBA E OESTE
Para fechar a primeira e abrir a segunda página da tabela de classificação, o Coxa e o Rubrão também apresentam campanhas parecidas e com o mesmo rendimento na competição. Eles também têm condições de subir, porém há dificuldades para concretizar o feito. As chances são de apenas 9%. 

Os demais times da competição apresentam menos de 1% de chance de se garantirem no seleto grupo. O Paysandu, que teve um início muito bom na disputa, acabou caindo de produção e entrou pela primeira vez na zona de rebaixamento. Assim como o Papão, o Criciúma apresenta dificuldades na temporada. O Londrina, na mesma situação, conseguiu embalar vitórias e pode assustar ao final, mas também apresenta adversários diretos, o que dificulta.

* Estagiário, sob a supervisão de Jonas Moura